Pessoal,
Finalmente ao fim de desmontar tudo e de quase 6 anos, descobri o "rato".
O material tem sempre razão, o problema estava em umas poucas décimas de milÃmetro, eu explico...
O sensor do pedal de travão deve ter sido projectado para ao mÃnimo toque o Cruise-Control desligue, acontece que ao fim de 10 anos e 200.000km, tanto o embolo do sensor como a tinta do pedal de travão foram desgastando, uma coisa quase imperceptÃvel, ai uns 0.05mm no total, parece que estou a gozar mas não estou.
Com o carro desligado o pedal de travão recua um pouco, logo quando testamos o sensor de travão com um multÃmetro, ele funciona normalmente, mas assim que o carro esta em funcionamento e a andar, o pedal desce ligeiramente e devido a tal deixa de fazer o contacto que devia, e o sistema acha que estou a carregar no pedal, apesar de as luzes de stop não acenderem, pois foi dimensionado para estas acenderem só depois de carregar o pedal mais a fundo.
A solução foi a mais rudimentar de todas, colei um pouco de borracha no embolo do sensor e "voila".
O pedal continua com a sensibilidade, assim que toco no pedal de travão ele desliga. lol....
Folgas e mais folgas, carros velhos é o que é....
Não me admira que nenhum outro técnico tenha descobrido o problema, pois a situação do carro em movimento não é a mesma parado, foram precisas muitas horas até chegas a isto.
Parece que os franceses fazem os carros para avariarem periodicamente, é incrÃvel.
Aqui estão as fotos.