Autor Tópico: Luz "SERVICE" e "Airbag" ligados  (Lida 225127 vezes)

Offline TTMaster

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Cruz de Pau / Amora
Re: Luz "SERVICE" e "Airbag" ligados
« Responder #165 em: 18 de Outubro de 2013, 08:05 am »
Boas.

À uns tempos a minha Megane começou a dar sinal no painel de "verificar Airbag", mas nada que me preocupasse, pois momentos depois apagava.

Uns dias depois começou a aparecer as ditas luzes de aviso acesas, até que as mesmas passaram a ficar fixas. Falei com um colega, que me ligou o carro à máquina e detectou que o erro era do "contador rotativo", e que a fita dentro do volante estaria partida.  :angry:

Após isso deu me indicação que a peça apenas haveria na Renault e cujo custo seria de 179 Eur + IVA.

A minha pergunta passa por saber se a quem já aconteceu (sim, eu verifiquei no Forum alguns a falar nesta situação), se a peça é efectivamente tão cara, se só existe na Renault, ou se existe um modo mais "prático e barato" de resolver o problema.

Obrigado.

Renault Mégane Break 1.5 DCI Dynamique Luxe - Dez.2006  Renault Clio 1.2 16V Billabong - Fev.2003

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #166 em: 18 de Outubro de 2013, 08:14 am »
Se for como o Clio, sim, é assim tão cara. Existe cá fora em sucatas por exemplo mas pode-te acontecer o mesmo ou terem sido mal desmontadas.
E de certeza que o problema está na fita?

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #167 em: 18 de Outubro de 2013, 09:12 am »
Isso é caro sim mas se não estou enganado vem com a manete dos piscas e a outra tudo junto.

Offline TTMaster

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #168 em: 18 de Outubro de 2013, 18:43 pm »
Se for como o Clio, sim, é assim tão cara. Existe cá fora em sucatas por exemplo mas pode-te acontecer o mesmo ou terem sido mal desmontadas.
E de certeza que o problema está na fita?

SIm, pelo menos foi a indicação que a Clip deu.

Isso é caro sim mas se não estou enganado vem com a manete dos piscas e a outra tudo junto.

Sim, isso tudo, mas efectivamente só faz falta uma pequena parte... :cry:

Renault Mégane Break 1.5 DCI Dynamique Luxe - Dez.2006  Renault Clio 1.2 16V Billabong - Fev.2003

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #169 em: 19 de Outubro de 2013, 12:28 pm »
Convém verificar se é da fita do airbag ou do airbag em si, no meu caso, dava erro "airbag condutor circuito aberto" (foi o que me disseram na renault) e que o mais provável era ser a fita do airbag.
Em casa, retirei o rotativo do airbag e  estive com o multimetro a  verificar a fita do airbag e não tinha problemas de continuidade, coloquei o airbag de outro carro e a luz apagou-se. Apesar de normalmente ser a fita a ter problemas, também pode ser o airbag em si  a dar o erro.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #170 em: 19 de Outubro de 2013, 13:11 pm »
Ele diz que a máquina detectou o rotativo ;)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #171 em: 19 de Outubro de 2013, 14:35 pm »
Sim, carlos, comigo foi o mesmo ;) , dá erro de circuito aberto, tanto pode ser do rotativo como do airbag.

Offline TTMaster

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #172 em: 19 de Outubro de 2013, 18:22 pm »
Convém verificar se é da fita do airbag ou do airbag em si, no meu caso, dava erro "airbag condutor circuito aberto" (foi o que me disseram na renault) e que o mais provável era ser a fita do airbag.
Em casa, retirei o rotativo do airbag e  estive com o multimetro a  verificar a fita do airbag e não tinha problemas de continuidade, coloquei o airbag de outro carro e a luz apagou-se. Apesar de normalmente ser a fita a ter problemas, também pode ser o airbag em si  a dar o erro.

E se for do Airbag, o custo será inferior?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #173 em: 19 de Outubro de 2013, 18:36 pm »
Se for do airbag.... é o custo do airbag... que também não é nada barato. No meu caso optei por comprar um em 2ª mão.
A questão que eu levantei, de se verificar primeiro a fita do airbag, que é para não se estar a gastar uma pipa de massa e depois afinal não era dali ;)
Visto que são peças pouco baratas, por prudência, antes de se gastar dinheiro, verificar se a peça está ou não estragada.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #174 em: 19 de Outubro de 2013, 19:07 pm »
O airbag deve andar mais caro!!!

Offline HugoT

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Maia
  • Megane 1.6 16V
  • Garagem : Sim
« Responder #175 em: 16 de Janeiro de 2014, 15:57 pm »
Ora bem... depois de ler este tópico todo ainda tenho aqui uma duvida e gostava da vossa opinião.

O meu megane 2 (3 portas) esta semana acendeu e apagou passados uns segundos a luz de serviço + airbag.
Hoje de manha resolvi ir a renault e fazer o diagnostico.
Depois de ligar a clip dava erro na fita do airbag no volante do condutor e também nas fichas debaixo dos bancos (penso que são as dos pré tensores).
O orçamento da Renault era substituir a fita do rotativo (segundo eles deve estar partida) + reparação das fichas.
Ora eu não fiquei convencido pela seguinte razão.

Se a fita do rotativo estive-se partida, a luz do airbag estaria sempre acesa, correcto? (ou não?)
DB Megas 2 1.6L   (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #176 em: 16 de Janeiro de 2014, 17:08 pm »
Sim estaria sempre acesa.

Offline HugoT

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Maia
  • Megane 1.6 16V
  • Garagem : Sim
« Responder #177 em: 16 de Janeiro de 2014, 17:24 pm »
pois no meu caso.... acende e apaga.... passa mais tempo apagada do que acesa... por isso custa-me a acreditar que a fita esteja partida...

vou tentar limpar as fichas debaixo dos bancos ou meter as abraçadeiras e ver o que acontece...

DB Megas 2 1.6L   (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #178 em: 16 de Janeiro de 2014, 17:45 pm »
Primeiro eu iria pelas fichas, ainda para mais sendo de 3 portas, há sempre mais mexida nos bancos o que pode levar a esticões nas fichas. Tenta desliga-las e voltar a ligar, abanar os cabos, etc a ver se notas a luz a apagar e acender.
O rotativo tambem pode eventualmente ser, pois nas primeiras vezes pode nao estar partida por completo, mas estar a partir e ir encostando de vez em quando. Mas eu esgotava primeiro a outro hipotese.

Offline dci

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Estarreja
« Responder #179 em: 29 de Janeiro de 2014, 00:35 am »
Ora boas, não sei se este é o locl mais indicado mas aqu vai, ha uns tempos acendeu-me a luz SERVICE no quadrante da minha SCENIC II  e diz DEFICIÊNCIA AIRBAG. As vezes apaga-se mas passa maior parte do tempo ligada.
Ja fui a um mecânico e sem abrir o volante e com reconhecimento de um barulho no mesmo, diz que é a ligação ao airbag que está partida, ou seja os fios.
Diz que uma consola nova são 300 e que não vale a pena na sucata.

O que acham? Já vos aconteceu?