Autor Tópico: Caixa de Velocidades refª JC5 187 - Megane break 1.9 DTI  (Lida 26583 vezes)

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Caixa de Velocidades refª JC5 187 - Megane break 1.9 DTI
« Responder #15 em: 02 de Abril de 2013, 23:08 pm »
jc5 é o modelo da caixa, arranjando outra jc5 é quase 100% certo que dá
os 3 numeros seguintes, é o indice da caixa, que consultando os gear ratios vais perceber se é mais curta ou mais longa

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #16 em: 02 de Abril de 2013, 23:35 pm »
É como o artur disse, em principio é compatível com o teu carro.
A tabela, era para perceberes a diferença entre a as varias caixas (índices), quanto à JC5 084 e a JC5 187 não aparecem nesta lista, ou não pertencem à lista possível para o modelo que escolhi, ou são caixas que são utilizadas noutros modelos que não o megane, ou então os valores dos índices estão errados.

Offline pauser

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barcelos
« Responder #17 em: 03 de Abril de 2013, 15:02 pm »
Por onde andei a "fossar" aqui na net, já li em alguns sitios essa caixa (JC5084) em varios megane´s, só que são COUPÉ, e a minha é uma carrinha Break I Fase II, 1.9 DTI de 2000. O meu receio é que haja diferenças notórias a nível de andamento (velocidade real VS velocidade do conta kilometros). Tenho este dilema, se conseguisse saber se ao menos não se notá-se a diferença, metia já esta que foi para a única que encontrei, se é que já não foi. :police:

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #18 em: 03 de Abril de 2013, 19:39 pm »
A caixa é indeferente porque a velocidade que mostra no quadrante  é fornecida pelo abs... ou seja vai buscar informacao à roda

Edit: pensava que era megane 2.. li na diagonal. Mas penso que é o mesmo sistema
« Última modificação: 03 de Abril de 2013, 19:46 pm por Pedrob »
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #19 em: 04 de Abril de 2013, 02:31 am »
Por isso é que não aparece na lista que indiquei, pois aquela lista  pertence à lista dos meganes classic/break.
Quanto à questão da velocidade real/velocidade marcada, não sei dizer.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #20 em: 04 de Abril de 2013, 14:16 pm »
A caixa é indeferente porque a velocidade que mostra no quadrante  é fornecida pelo abs... ou seja vai buscar informacao à roda

Edit: pensava que era megane 2.. li na diagonal. Mas penso que é o mesmo sistema

Como?? e se desligares as fichas de leitura do Abs da frente?? deixa de marcar velocidade?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #21 em: 04 de Abril de 2013, 14:29 pm »
O que realmente importa é que a velocidade que marca no quadrante seja sempre superior à real para que não haja problemas de excesso de velocidade sem o saberes.
Existe um sensor de velocidade nas caixas de velocidade, agora como é que é feito o calculo é que não faço a mínima ideia, o que sei é que há uma relação entre o tamanho do pneu, para que esses calculos depois batam certo.
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, 20:31 pm por rodinhas »

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #22 em: 04 de Abril de 2013, 19:07 pm »
Cacoilauto. Eu nao estou a dizer que vai buscar ao sensor da roda..mas sim a central de processamento do abs que por sua vez faz os seus calculos com base na informação medida à roda.
Correcto ou estou errado?

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #23 em: 04 de Abril de 2013, 23:28 pm »
Por norma existe sempre um sensor ou um cabo como tal no megane K9K ou no Clio k9k e outros não há exepções

pois bem :

Existe um sensor de rotação na caixa de velocidades, este sensor efectua o calculo pelo qual o veículo está a rolar, certo é que ao longo dos tempos e mediante várias equaçoes os cálculos de rotação da caixa de velocidades em comparação com a rotação/velocidade real pela qual o veículo está a rolar tendem a apresentar margens de erro cada vez menores.

A informação do sensor é processada e transmitida para a unidade e esta redistribuí para outros periféricos.

Quanto à questão do ABS ( é um sistema secundário e não primário) é um sistema dependente em duas variáveis:

- rotação medida na roda por sensores bimétricos roda
- velocidade calculada pelo sensor de rotação /caixa vel.

Desta feita o ABS apenas recalcula os dados dispostos por estas 2 vertentes e monitoriza da seguinte forma:

*rotação de cada roda e compara- a  com a velocidade do carro "

O enquadramento  é sempre este.

Quanto á questão colocada pelo  user Pauser:

A questão que te deixa receoso é legitima e verdadeira pois indices de caixa diferentes podem ou melhor na certa terão raport's diferentes situação que alterará podendo ou não ser significativa a relação velocidade real vs velocidade indicada(quadrante)

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #24 em: 05 de Abril de 2013, 08:22 am »
Ok entao fiz confusao, tamos aqui é para aprender :)

Uma coisa que nao concordo é a informacao de que mudar a caixa muda o que é apresentado no quadrante. Pode ficar com os raports mais longos ou curtos .. mas a velocidade tem de medir sempre a correcta visto tal como disseste o sistema do abs poder comparar dados com a velocidade real.. caso contrario o sistema abs pensava sempre que as rodas estavam a derrapar

Offline pauser

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barcelos
« Responder #25 em: 11 de Abril de 2013, 11:42 am »
ACTUALIZANDO E FECHANDO
então aqui vai: a caixa está montada, carro a rolar, até ver sem diferenças significativas. Em circuitos curtos (cidade), a montada (JC5 084), não parece ser diferente da anterior, por isso...
Ainda não foi testada em velocidade longa (acima dos 140kms) para  realmente verificar se a velocidade de ponta ficou diferente, o que posso dizer é que a solução a nível de substituição serviu, uma vez que ninguém me indicava esta refª como compatível para a Megane Break I Fase 2 1.9 DTI. Penso (não tenho a certeza absoluta) que esta caixa estava num megane coupé de 1998.
É verdade, a velocidade que marca no conta km´s bate certo com a velocidade medida num GPS (em cheio)!
Da minha parte está encerrado este assunto (espero eu), quero agradecer a todos que de uma forma ou outra me deram dicas importantes. obrigado.

Posso informar que a Renault vende os carretos em separado, mas o preço pode não compensar se se conseguir encontrar uma cx. usada (esta foi muito difícil de encontrar, a JC5 107 nem sequer foi possivel). O preço do carreto da 5ª velocidade anad á volta dos 180€.
Fica aqui informação que poderá ser útil a outro(s).
 :amen:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #26 em: 11 de Abril de 2013, 12:52 pm »
Como te tínhamos dito, era compatível em termos de montagem, mas em termos de velocidade não sabíamos.
Normalmente o que acontece é a velocidade que marca no quadrante ser ligeiramente superior ao do GPS, na casa dos 5 a 10 km/h, por isso essa caixa dá um andamento diferente da original, por isso tens que ter em atenção aos limites de velocidade, pois deixas de ter aquela "margem de manobra"  que tinhas antes.

Ainda bem que ficaste com o problema resolvido, e obrigado por partilhares o desfecho desse problema.
As caixas dão sempre para reparar , pois há peças novas, o pior é que o custo da reparação por vezes é muito superior ao de uma caixa reconstruida ou usada.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #27 em: 11 de Abril de 2013, 12:56 pm »
Não necessariamente rodinhas. O meu só começa a ter erro para o GPS a velocidades mais altas como 90km/h por exemplo.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #28 em: 11 de Abril de 2013, 13:19 pm »
O meu, mantém mais ou menos uma diferença de 5% em relação ao gps, quer em velocidades baixas, quer altas.
O ideal seria comparar  a velocidade marcada no conta km do pauser com um carro igual de origem, para ver se a diferença era significativa ou não.

É preciso também ter em atenção o seguinte
(...)
Existe um sensor de rotação na caixa de velocidades, este sensor efectua o calculo pelo qual o veículo está a rolar, certo é que ao longo dos tempos e mediante várias equaçoes os cálculos de rotação da caixa de velocidades em comparação com a rotação/velocidade real pela qual o veículo está a rolar tendem a apresentar margens de erro cada vez menores.
(...)
A questão que te deixa receoso é legitima e verdadeira pois indices de caixa diferentes podem ou melhor na certa terão raport's diferentes situação que alterará podendo ou não ser significativa a relação velocidade real vs velocidade indicada(quadrante)

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #29 em: 11 de Abril de 2013, 19:26 pm »
Rodinhas então estás a dizer que mudando a caixa muda a velocidade que é apresentada no quadrante? Cá para mim muda é a rotação a que se faz cada velocidade , certo?