Autor Tópico: Clio III Avariou..  (Lida 21041 vezes)

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: Clio III Avariou..
« Responder #15 em: 01 de Outubro de 2012, 13:52 pm »
Vais desulpar mas trocar?? trocaste cabos das velas de uns cilindros para os outros? Então se tens 2 avariados ao trocar continuas com 2 avariados... Se puderes troca com outro clio para ver se faz diferênça tanto no teu como no outro. Quando o azul cá de casa começou a falhar troquei um por um do outro carro.. Era o cabo 3 que estava avariado.. E olha que isso não notas a olho nu só mesmo testando

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #16 em: 01 de Outubro de 2012, 13:58 pm »
Então mas os cilindros do lado esquerdo tão bons, os outros 2 estão a falhar, eu troquei os cabos de uns para os outros e os mesmos cilindros continuaram a falhar..

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #17 em: 01 de Outubro de 2012, 16:20 pm »
Não me leves a mal, mas como sabes que era os mesmos que estavam a falhar??? Eu quando sei que tenho um carro a falhar sei que tenho cilindro a falhar agora qual deles não é assim tão simples da saber...

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #18 em: 01 de Outubro de 2012, 16:24 pm »
O mecânico que verificou penso que tenha desligado os cabos das velas e o motor não alterou em nada (continuou a falhar com a mesma intensidade), assim que tirou os outros 2 notou-se logo e apagava-se. De qualquer forma na oficina penso que se vai verificar tudo..

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #19 em: 01 de Outubro de 2012, 20:05 pm »
Se retirou os 2 cabos como dizes, até se tivessem todos os 4 cilindros a funcionar bem, ele desligava-se.
É assim, o motor trabalha com 4 ou 3 cilindros, com 2 desliga-se.
Ora se o motor está a falhar, retira-se um cabo, começando pelo cilindro 1, se o motor se desliga, esse cilindro está a funcionar bem, e por ai fora até ao 4 cilindro. Aquele cilindro em que desligarem o cabo, e o motor mantiver-se a funcionar na mesma, é o cilindro que não está a funcionar.
Ao retirar 2 cabos ao mesmo tempo o motor fica só com 2 cilindros a funcionar, e ai vai sempre abaixo, quer esteja a trabalhar a 3 ou a 4 cilindros.
Das duas uma, ou não te explicaste como deve de ser, que é o mais natural, porque ninguém nasce ensinado e até possivelmente estiveste a ver o mecânico mas ficaste sem perceber o que é que ele andou para lá a fazer  , ou então o mecânico........ ai! ai! :laugh:

Ao trocar as posições dos cabos nas velas  e deixar na mesma posição na bobine, o motor não vai funcionar correctamente porque a ordem dos disparos da bobine, não vai coincidir com a posição correcta do  motor.
Se trocaram os cabos quer nas velas, quer na bobine, para manter a mesma sequência que tinha antes de fazerem esse teste, e se o mesmo cilindro continua "morto" isso quer dizer varias coisas:
Ou a bobine foi à vida, ou a vela, ou o injector e por fim algum problema nos elementos mecânicos do motor correspondente a esse cilindro.
Experimentaram outra vela para ver se não foi a vela que foi à vida?
« Última modificação: 01 de Outubro de 2012, 20:08 pm por sls »

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #20 em: 01 de Outubro de 2012, 22:38 pm »
Bem sls tens mais conhecimentos que eu... Mas era isso mesmo que quero dizer... Acredito que o mecânico deve ter feito de outra forma pois assim como disseste não funciona.

Mas outra coisa sls a olha nu consegues ver qual está a falhar??? Conheço a técnica de puxar fora o cachimbo mas existe outra forma?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #21 em: 01 de Outubro de 2012, 23:29 pm »
Existe, acho que com a clip tens essa informação sem teres que mexer nos cabos, caso não tenhas a clip à mão, tens mesmo que ir sujar as mãos :laugh:

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #22 em: 02 de Outubro de 2012, 00:14 am »
Sim expliquei-me mal :) Ele trocou o cabo na vela e tb na bobine, agora exactamente a ordem em que o fez eu não vi bem pq estava dentro do carro.. obrigado pelas dicas

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #23 em: 02 de Outubro de 2012, 01:11 am »
Atenção às abreviaturas, evitem usalas ....

Nesse caso deve ser da bobine, ou da vela. Experimentaram outra vela ou não? Assim vão ficar na duvida, se é da vela ou da bobine.....

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #24 em: 03 de Outubro de 2012, 23:53 pm »
Bom, falei agora ao telefone com o mecânico e disse que já viu o problema, uma coisa estranha, basicamente ele estava a afinar as válvulas e viu que uma das 16 válvulas tinha uma mola partida.. não sei explicar muito bem mas foi o que percebi. Vai tentar ver se aquilo se vende em separado e montar tudo, se funcionar óptimo caso contrário a válvula pode ter provocado algum dano para dentro do motor e aí já tem de se desmontar muita coisa...

Nem faço ideia o preço disto mas é bom que seja só a tal válvula/mola!

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #25 em: 04 de Outubro de 2012, 07:55 am »
Se lixou algum cilindro é que é pior. Ele não te referiu que válvula era pois não? Se de admissão se de escape, só por curiosidade :P

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #26 em: 04 de Outubro de 2012, 08:57 am »
Não referiu mas hoje posso perguntar quando falar com ele. Pois, ele também disse que não dá para saber se a válvula bateu no cilindro ou não ou se está alguma coisa lá para dentro..  grande porcaria! Como é que tal coisa acontece.. supostamente aquilo é para não partir!

Falou qualquer coisa sobre a cabeça do motor que certamente não seria necessário mas que em caso de.. seria para cima de 1300€ !!Mas isto pq eu perguntei quanto é que podia ser o arranjo, mas esperemos que seja só a mola.

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #27 em: 04 de Outubro de 2012, 09:56 am »
Há ai qualquer coisa que me está a escapar.... Uma mola de válvula partida, deixa a válvula cair directo em cima do cilindro, depois disso basta dares à chave que já, pelo menos, empenaste a válvula... E depois, ainda gostava de saber como é que pensam voltar a meter no sitio sem tirar a cabeça fora... Além de ser fé a mais esperar que não tenha causado mais estragos não estou mesmo a ver como é que pensam colocar uma mola de válvula sem tirar a cabeça...

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #28 em: 04 de Outubro de 2012, 10:20 am »
Olha eu também não sei muitos detalhes neste momento, mas diz-me uma coisa, válvula empenada, desmontar a cabeça para arranjar e voltar a montar tudo o mais caro será a mão de obra certo? a válvula não deve ser nenhuma fortuna..

e não tendo fé, que mais pode ter estragado?

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #29 em: 04 de Outubro de 2012, 10:39 am »
Epah, pode ter marcado o piston, a camisa, a cabeça, a sede da válvula... Assim à partida é do que me lembro...

Nesse caso também não sei se será boa ideia mudar só uma válvula (com distribuição partida é pra mudar tudo mesmo que pareça bom, mas neste caso não sei...)

Quanto a custos, sendo só uma valvula, o mais caro deve mesmo ser a mão de obra, mas com cabeça fora dependendo dos Km's do carro (alem de estar já com 4 anos) pensava em distribuição também, que vai ter de sair fora e algumas já não devem voltar a ser montadas depois de desmontadas (não sei se é o caso dessa) mas de qualquer forma seria mão de obra duma futura mudança que era poupada, já que vai estar tudo fora era montar já novo...
« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, 10:41 am por brooklyn_bounce »