Autor Tópico: Mudança de Oleo Megane II Fase I 1.9 Dci  (Lida 21700 vezes)

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Mudança de Oleo Megane II Fase I 1.9 Dci
« em: 11 de Março de 2010, 13:07 pm »
Boas!
Como desde que tenho o meu bolinhas já fiz cerca de 10 000km, esta na hora de pensar a mudança de óleo e filtro, até porque não sei que óleo meteram no stand onde o comprei e muito menos sei se trocaram o filtro,Como nestas coisas não vale a pena arriscar e andar com óleos manhosos venho aqui perguntar se alguém sabe o custo dessa intervenção na Renault, ou então se alguém sabe como se muda o óleo neste motor.A minha duvida é mesmo onde fica o filtro e se é de difícil acesso.Já agora se souberem o custo do óleo e do filtro e onde o posso comprar na zona de LX, Loures agradecia.
Obrigado!

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: Mudança de Oleo Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #1 em: 11 de Março de 2010, 14:52 pm »
Olá,

Sendo o motor o 1.9 dci, o filtro está localizado à frente do motor. Na minha Laguna com esse mesmo motor o espaço é qb para aceder ao filtro, mas as chaves de filtros standard não são muito práticas. Eu comprei uma chave daquelas que se vêm usar na Renault, que se adaptam numa chave de torquete e que encaixam na superior do filtro (com umas ranhuras que coincidem com as existentes no filtro). Assim o filtro sai nas calmas, sem ser necessário muito esforço.

O óleo já deves saber - um óleo 100% sintético, 5w40 ou 0w40, de preferência de uma marca conhecida. Há uns dias acho que vi uma promoção de óleo BP no Jumbo, mas é de confirmar.

O filtro de óleo custa na Reault cerca de 15€, e vi na Norauto em Alfragide um de marca Norauto por 10€, mais ou menos uns cêntimos.

Para mudares o óleo ou te aventuras tu, ou em princípio qualquer mecânico faz isso. Lembro-me que, por exemplo, no Continente do Colombo, comprando lá um dos óleos premium (tipo BP ou Shell), podes passar no Centro Auto no estacionamento e fazem a muda gratuitamente.

Se vais a uma Renault, só o preço que pagas por litro do óleo Elf Evolution SXR 5w40 que por lá usam deixa-te de cabelos em pé...
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
« Responder #2 em: 11 de Março de 2010, 21:14 pm »
Pois.... o meu medo é mesmo a mudança do filtro, tu dizes que ele esta a frente do motor mas o acesso é por baixo ou por cima?

Obrigado!

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #3 em: 11 de Março de 2010, 22:46 pm »
Como te disse anteriormente, o meu é um Laguna. De qualquer forma, e sendo o mesmo motor, o filtro deve estar no mesmo local. Abre o capot do carro, e a partir de cima (o acesso faz-se facilmente por cima) espreita por baixo da tampa de plástico do motor - tens o radiador e intercooler no pára-choques frontal, depois estão uma série de tubos que levam ar de e para o IC, e depois tens o bloco do motor propriamente dito. O filtro está por aí, vê-se bem (azul escuro, se for original).

Como te digo, comprei a dita chave para tirar o filtro e foi barata, cerca de 10€ no ebay (acho que foi um pouco menos, mas agora naõ sei precisar quanto). Se pretenderes manter o carro por algum tempo, e fazer tu a manutenção, será um bom investimento. O mais que te posso fazer, e sendo tu da zona de Lisboa, e morando eu nos Olivais Sul também em Lx, é emprestar-te a dita para fazeres a mudança...

Já agora, quanto ao óleo, vi há bocado na tv que no jumbo o óleo bp visco 7000 turbodiesel 0w40 está com 60% de desconto imediato, e fica por apenas 22,90 os 4 litros (excelente preço por um excelente óleo, já experimentei na minha Laguna e pareceu-me que foi aquele com o qual o motor consumiu menos combustível)

Por fim, aproveita e muda também o filtro de ar, que um filtro limpinho faz milagres pelo carro!

Um abraço,
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
« Responder #4 em: 11 de Março de 2010, 22:58 pm »
Boa dica, acho que vou averiguar isso no Jumbo.
Eu moro em Sacavém, somos quase vizinhos, eu depois de ter o óleo e o filtro falo contigo.
Tu fazes isso a tua Laguna?

Abraço!

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #5 em: 11 de Março de 2010, 23:06 pm »
Sim, já fiz uma mudança eu sozinho. C@guei o chão todo à porta da casa da minha sogra com pintas de óleo, mas mudei o óleo! Não tinha um recipiente suficientemente grande para recolher todo o óleo usado, então enquanto mudava de um recipiente para o outro houve algum que foi parar ao chão...

Se procurares uma chave dessas, elas têm que ter um diâmetro de 76 mm, e 12 ranhuras (tenho quase a certeza das 12, mas isso é confirmar num filtro de óleo que compres - se precisares depois posso confirmar).

Já agora, e para complementar a informação, irás precisar de uma chave quadrada para desapertar o bujão do cárter - vendem-se baratuchas nos hipers, por cerca de 4€.

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
« Responder #6 em: 11 de Março de 2010, 23:43 pm »
Ok!
Obrigado pelas informações.
A chave quadrada tenho uma que comprei quando tinha o clio, deve dar, depois a do filtro mesmo se ma emprestares ficava-te mesmo muito agradecido.
Mas, como disse, antes vou reunir o material todo e depois falo contigo.

Abraço e obrigado pela ajuda!

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
« Responder #7 em: 12 de Março de 2010, 13:26 pm »
Bom, o óleo já cá mora... foi por um triz... já quase não encontrava. No sitio onde comprei, havia lá pessoal a levar aos 6 bidons de 4l.
Vou tratar do filtro e depois logo se vê quando tenho oportunidade de fazer a mudança.

Abraço!

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #8 em: 12 de Março de 2010, 17:04 pm »
É verdade, o óleo estava a um preço mesmo muito bom. Eu só não fui lá, pois a próxima revisão da minha Laguna, aos 120.000 km, vai ser feita na Renault, e não vale a pena comprar já o óleo para a muda seguinte aos 130.000, pois até lá outras promoções virão!

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #9 em: 12 de Março de 2010, 17:29 pm »
Já agora, andei a vasculhar no ebay e aqui está a "ferramenta" mais barata para tirar o filtro de óleo - fica a £7,24 libras, já com portes, que ao câmbio actual dá mais ou menos 8,30€. Se planeias manter o carro durante algum tempo, parece-me um bom investimento.

http://cgi.ebay.co.uk/Laser-Oil-Filter-Socker-76mm-12-Flutes-3-8-SD-4235_W0QQitemZ390067177198QQcmdZViewItemQQptZUK_Hand_Tools_Equipment?hash=item5ad1d0c6ee

(foi a mais barata que encontrei, e foi preciso vasculhar um bocado até encontrar a referência - 4235. Chega a haver outras iguais a pedirem mais do dobro!!!)
« Última modificação: 12 de Março de 2010, 17:35 pm por nelsonjrgomes »

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
« Responder #10 em: 13 de Março de 2010, 11:21 am »
Obrigado!
Mas... e desculpa a ignorância até porque ainda nem olhei para o filtro no carro, como é que aquilo funciona?

Abraço!

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #11 em: 13 de Março de 2010, 11:33 am »
A chave?

Se vires na foto, tem uma abertura quadrada. Aí prendes uma chave de torquete, tamanho 3/8. Depois, é só colocares a chave sobre o filtro, que as ranhuras que a chave tem (12, está confirmado) coincidem com os sulcos existentes no filtro de óleo. Depois, é só desapertar com a chave de roquete normalmente, como de desapertasses uma porca (depois de já ter sido desafrouxado sai bem à mão).

Não dá trabalho nenhum!

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
« Responder #12 em: 13 de Março de 2010, 12:20 pm »
Ok!

Obrigado.
Eu até tenho uma chave dessas quadradas que era de tirar o bujon do oleo do meu clio, resta saber se é a mesma medida.

Temos que combinar um cafézinho e trocar umas ideias.

Obrigado pela ajuda.
Abraço!

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
« Responder #13 em: 13 de Março de 2010, 12:28 pm »
Bom, entretanto já comprei o acessorio para retirar o filtro.
Já agora aconselhas o filtro da concorrência ou achas que há diferença siginificativa entre esse e o de origem?

Abraço!

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #14 em: 13 de Março de 2010, 12:46 pm »
Eu, desde que a minha Laguna levou o motor novo, tem levado apenas filtros originais Renault. No entanto, acredito que os filtros da Norauto tenham qualidade - tenho quase a certeza que já filtros Norauto fabricados pela Purflux, que é a mesma fabricante que fornece os originais à Renault.

De qualquer forma, e se já compraste a chave no ebay, porque não passares aqui

http://cgi.ebay.co.uk/Renault-Clio-megane-Scenic-laguna-espace-oil-filter_W0QQitemZ250291120911QQcmdZViewItemQQptZUK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM?hash=item3a46836b0f

e comprares o filtro original Renault, por sensivelmente o mesmo preço do da concorrência - com a vantagem de poupares a viagem até à loja?

De qualquer forma, e antes de comprares, convém enviar um mail com o n.º de chassis, para eles confirmarem se de facto o filtro é o adequado
« Última modificação: 13 de Março de 2010, 12:51 pm por nelsonjrgomes »