Autor Tópico: Desalinhamento da direcção  (Lida 19489 vezes)

Offline maxpt

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
Desalinhamento da direcção
« em: 24 de Março de 2010, 18:44 pm »
Pois é pessoal..

Apareceu um problema um bocado raro no meu clio, daí decidir vir partilhar com vocês..

Ao fim de 3 anos e meio lá tive que mudar os pneus. Fui a uma casa da especialidade mandei trocar os pneus e alinhar a direcção e quando estou a sair da oficina sinto o carro a fugir para a direita!!! :huh: Estranho, até porque eu tinha visto o processo de alinhamento e tudo.. Voltei a oficina e estava tudo em condiçoes.. Eles decidiram entao trocar os penus da esquerda para a direita e vice versa para o caso de ser defeito dos pneus. Fez-se isso fui dar uma volta e continuava a fugir para a direita..  :undecided:

Lá estive a falar com o mecânico e ele disse-me que poderia ser problemas mecânicos..   :sad:

Outro pormenor interessante é que a direção tinha um desalinhamento na ordem dos 4 º (acho que era esta o valor) e ele disse que era um desalinhamento excessivo e fora do normal. A verdade é que o carro assim não fugia..

Posto isto vou ter que ir a Renault e ver o que se passa..

Agora por curiosidade..
Já aconteceu a alguém esta situação?? Cá em casa é a primeira vez..  :rolleyes:

Offline Mendes

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
Re: Desalinhamento da direcção
« Responder #1 em: 24 de Março de 2010, 18:47 pm »
Que carro é?

Offline maxpt

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 24 de Março de 2010, 19:09 pm »

Offline salazar

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: MG
« Responder #3 em: 24 de Março de 2010, 19:19 pm »
Ficaste com folha de alinhamento? Posta aí.

O carro foge mesmo ou é o volante que tem de estar torto para o carro ir a direito?

Offline maxpt

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 24 de Março de 2010, 19:24 pm »
Ficaste com folha de alinhamento? Posta aí.

O carro foge mesmo ou é o volante que tem de estar torto para o carro ir a direito?

Por acaso não fiquei com a folha..
mas no computador mostrava as rodas e eu vi elas a ficarem mesmo no centro... :S
o carro foge mesmo.. o volante esta centrado e ele vai para a direita.. 

Offline Joao

• 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Portimão
« Responder #5 em: 24 de Março de 2010, 20:29 pm »
Ja levou ou deu algum porradão valete ?

Offline octávio

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Utilizador: oct79
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
« Responder #6 em: 24 de Março de 2010, 20:37 pm »
pois como diz o joão sera que não levou uma porrada grande? e não ficou esticado  como deve de ser?  :undecided:

Offline maxpt

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 25 de Março de 2010, 14:17 pm »
Ya eu desconfio disso.. ele uma vez deu uma pancada do lado esquerdo que até empenou o disco..

mas ele foi a renault e veio em condições.. Aliás isso já foi a 15 mil km mais ou menos..

O que eu desconfio, é na própria renault, terem desalinhado as rodas de preposito de modo a ficar "alinhado".. Pois como me disseram, o carro tinha um desalinhamento fora do normal..

Estou a ver que vai ser um tombo engraçado para arranjar aquilo.. :s

Offline energyprivilege

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
« Responder #8 em: 25 de Março de 2010, 20:27 pm »
acho que essa direcção é de sistema electrico.. certo? acho, atençao acho que isso para ir ao sitio tem que ser alinhada na renault ...

cumps
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline tulicreme

• Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Garagem : Renault Clio III dCi70
« Responder #9 em: 25 de Março de 2010, 23:10 pm »
Se levou uma pancada de tal maneira forte que empenou o disco, cheira-me a roda recuada... era muito interessante ver a folha de alinhamento.

Eu já vi não sei onde que o alinhamento propriamente dito (mexer nas roscas de afinação) pode ser feito em qualquer casa de pneus com essa maquinaria. Agora, para se determinar um ponto zero no volante só mesmo na Renault com o Dialogys.

Offline oldmaxx

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #10 em: 26 de Março de 2010, 19:08 pm »
acho que essa direcção é de sistema electrico.. certo? acho, atençao acho que isso para ir ao sitio tem que ser alinhada na renault ...

cumps

ora aí está o que eu já andava a desconfiar...
Como alguns sabem, o meu carro já levou uma porrada bem grandinha, e nunca consegui atinar com o alinha de direcção dele, é desde o volante torto, a fujir para a direita tambem. Já desconfiava que pela direcção ser electrica, ela se auto-ajsutava, ou seja, clip ligada...

Confirma-se as minhas suspeitas... Agora só falta saber quanto é que a renault se cobra para alinhar a direcção

Offline maxpt

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 27 de Março de 2010, 12:13 pm »
hum.. Vou ter que ir a Renault perguntar..

Vou aproveitar o facto de ir lá trocar o para-choques (o meu carro esta amaldiçoado) para perguntar isto da direcção..

Se for de fácil arranjo mando arranjar se ficar caro anda assim, que não é muito sgnificativo..

Offline energyprivilege

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
« Responder #12 em: 27 de Março de 2010, 14:53 pm »
Pode ser necessário definir o ponto zero da direcção, isso só mesmo na Renault ligado a maquina!

cumps
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Xmarine

• Visitante
« Responder #13 em: 27 de Março de 2010, 14:59 pm »
Olhem que a parte electrica da direcção não tem a ver com o alinhamento. Porque a parte electrica está ligada a parte mecânica apenas para assistir e não actuar na coluna de direcção.

E a caixa de direcção não tem parte electrica. Nem os pendurais nem os braços se movem independentemente um do outro sem ser na porca que lá está para ajustar o alinhamento.

O que provavelmente está a acontecer é mesmo um empeno no chassis ou no charion. Ou mesmo o charion ou caixa de direcção mal apertados.

MRC

• Visitante
« Responder #14 em: 27 de Março de 2010, 18:17 pm »
Isso do motor da assistência eléctrica só tem a ver com o facto de para andar em frente o volante tenha que estar ligeiramente torto (devido ao ponto zero do mesmo estar um pouco descentrado, a máquina [CLIP] tenta recodificar o dito ponto, mas passados uns tempos, volta ao mesmo) e não com o facto de largar o volante e o carro começar a andar/fugir para a direito/esquerdo, sendo que o volante acompanha a trajectória das rodas.

Uma coisa é desalinhamentos outra é volantes tortos. Se a pancada foi assim tão grande ao ponto de empenar discos, não diria chassi empenado, mas o charion.