Autor Tópico: Problema climatização  (Lida 42472 vezes)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Problema climatização
« Responder #15 em: 26 de Abril de 2013, 08:19 am »
Eu é que fiquei sem perceber nada looool que eu saiba o sensor de temperatura exterior, não tem nada a ver com o A.C., pelo menos, no Laguna II, em outros modelos só vendo os respectivos esquemas.
Ficam os esquemas para se retirar todas as duvidas

Legenda: 240 - corresponde ao espelho eléctrico direito, não há identificação expecifica para o sensor da temperatura exterior que está no espelho, o 653 é o visor e o 261 o radio

Legenda: o 419 é o modulo do A.C. e não existe qualquer ligação, quer ao espelho, visor ou rádio, por isso não há nenhum tipo de transmissão de dados com este sensor. A tarefa de calcular temperaturas exteriores e coisas do género deve estar a cargo do sensor de insolação que é o 1111 se não estou em erro.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #16 em: 26 de Abril de 2013, 10:15 am »
JorgeTiago ora bem primeiro ponto tens o sensor de temperatura exterior estragado tudo indica que é isso, dado os valores que indica.
Quanto ao não refrescar podes ter o AC descarregado ou algum problema no modulo do AC.

youresocool

O sensor de temperatura exterior nada influência com o AC. Existe um sensor de temperatura interior para o AC (exemplo caso do clio III fica a seguir ao espelho retrovisor) e é esse que conta, por isso não sei qual a vossa insistência no sensor exterior, no caso do user está estragado por marcar valores errados nada mais. Indo por essa lógica, se o carro marcar 30ºC exterior ligas o AC no automático e o AC ia estar sempre a trabalhar no máximo porque a temperatura de fora era de 30ªc e no entanto não é isso que acontece, ao fim de uns minutos a ventilação diminui e quase que fica no mínimo senão ficar mesmo, porque no interior atingiu a temperatura que escolheste (isto falando em AC automático claro) e no exterior a temperatura continua a 30ºC.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #17 em: 26 de Abril de 2013, 11:08 am »
Suponho que seja Ac Automatico, e se assim for o AC so funciona mediante a temperatura exterior e interior, porque se tu puseres o ac a 15 graus mas na rua estiver o negativos é obvio que o carro nunca vai ligar o compressor do AC nunca, vai até ligar o quente se for preciso por causa do exterior estar tão frio. Os sensores que há no interior são para manter a temperatura equilibrada em todo o habitáculo para que não haja uma temperatura aos pés e outra na cabeça.
Depois ainda há o sensor de luminisidade que serve para o casa de estar muito sol ele ligar o AC para o habitáculo não chegar a aquecer muito.

errado, o ac trabalha com os sensores interiores, o exterior serve apenas para consulta de informação e auxilo de melhor regulação por parte do utilizador , da temperatura interior. Experimenta colocar o carro num ambiente exterior de temperatua negativa, dá lhe com o calor de um secador no cabelo e vais ver se o compressor liga ou não . Se não ligar, substitui o sensor interior

Offline JorgeTiago

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Rio Maior
  • Garagem : sim
« Responder #18 em: 26 de Abril de 2013, 16:04 pm »
Bem que eu gostava de saber o ano para confirmar se existe alguma ligação entre esses sensores e o A.C. :assobio:
Boas. Para já agradeço o empenho da rapaziada.
O carro é de janeiro de 2004

Offline JorgeTiago

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Rio Maior
  • Garagem : sim
« Responder #19 em: 26 de Abril de 2013, 16:21 pm »
Não estou a perceber nada!
Em qual dos espelhos se encontra esse sensor de temperatura exterior?
Quanto ao não influenciar o funcionamento do AC, Não me parece. Pois vejam :
Ele tanto marca -50º com depois marca 20º e o comportamento é completamente diferente.
Atenção que estou a falar de 50 negativos para 20 positivos.
Não há-de ser nada vou substitui-lo e depois logo se verá!

Obrigado a todos .
depois dou noticias do comportamento da maquina.
JTiago

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #20 em: 26 de Abril de 2013, 16:36 pm »
Normalmente é do lado do passageiro. Até se consegue vê-lo por baixo.
Meteram aqui esquemas que mostram não haver ligação entre o AC e o sensor de temperatura exterior. Como esperas que eles comuniquem entre si? Wireless? Provavelmente é coincidência ou impressão tua. Verifica primeiro o estado do sensor interior.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #21 em: 26 de Abril de 2013, 16:38 pm »
bluetooth

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #22 em: 26 de Abril de 2013, 16:41 pm »
LOL Esqueci-me desse e dos Infravermelhos xD

Offline youresocool

• Megane II Luxe Priv. 1.5 dCi
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
« Responder #23 em: 26 de Abril de 2013, 16:43 pm »
Vamos por partes.

INFORMAÇÕES DO MANUAL TÉCNICO DO RENAULT MEGANE II

MR364MEGANE6, páginas 96/97

62B REGULATED AIR CONDITIONING

- PASSENGER COMPARTMENT TEMPERATURE SENSOR
- EXTERIOR TEMPERATURE SENSOR
- INSOLATION SENSOR
- HUMIDITY SENSOR

MR366MEGANE6, página 69

System operation 62B-6

The main signals used by the climate control computer are:
– + 12 V side lights feed,
– 0 V rheostat controlled,
– exterior temperature,
– engine coolant temperature,
– engine operating status,
– engine speed,
– electrical power consumed,
– request to set the blown air temperature. (...)

– If the exterior temperature sensor is faulty, the climate control computer is switched on 5 seconds after the
ignition is switched on (this allows a fault to be identified as fault finding cannot be performed on the exterior
temperature sensor by the UCH).

Mais um exemplo, na página 110

Fault finding chart  (...)

Carry out a conformity check on the temperature sensors (interior, exterior and coolant temperatures).

ESQUEMA ELÉCTRICO DO AUTODATA

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #24 em: 26 de Abril de 2013, 16:47 pm »
já que vamos por partes, toma lá a parte que não deves ter lido...
testa e depois informa

errado, o ac trabalha com os sensores interiores, o exterior serve apenas para consulta de informação e auxilo de melhor regulação por parte do utilizador , da temperatura interior. Experimenta colocar o carro num ambiente exterior de temperatua negativa, dá lhe com o calor de um secador no cabelo e vais ver se o compressor liga ou não . Se não ligar, substitui o sensor interior

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #25 em: 27 de Abril de 2013, 02:11 am »
youresocool, até podes ter razão, mas no visu, que é o programa da renault que contem todos os esquemas eléctricos dos veículos, e neste caso, estás enganado porque:

Boa tarde,
Tenho um problema na minha laguna que passo a explicar.
No indicador de temperatura do ar exterior que fica visivel no interior do carro aparece-me a indicação de -35º, e outras coisas parecidas . O ar condicionado deixou de funcionar correctamente suponho que derivado a esse problema, não refresca o que é problematico. Suponho que será o sensor de temperatura exterior .
Onde se encontra o mesmo e como substitui-lo?
Se alguem me poder ajudar agradeço bastante.
Desde já muito grato.
JTiago

E estas a referir-te aos Méganes, e o sistema dos Méganes, pode ser completamente diferente do Laguna. Neste caso em concreto, o esquema eléctrico do sistema de A.C. automático do Laguna nem sequer tem sensor de temperatura interior, pelo menos não tem nenhuma representação no mesmo. O mais certo, até é estar integrado num outro componente qualquer, como por exemplo, no próprio modulo do A.C. ou qualquer outro equipamento. Tal e qual como acontece no espelho eléctrico, que alem do sensor de temperatura exterior, tem os motores de regulação do espelho, e no entanto vem representado como um só.
Neste caso em concreto, no Laguna  não há qualquer interligação entre o sensor de temperatura exterior com o A.C. , mas isto não quer dizer que seja igual no Mégane, como mostraste, pelos vistos não é.

Acho que agora ficou desfeita a confusão gerada ;)

Offline youresocool

• Megane II Luxe Priv. 1.5 dCi
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
« Responder #26 em: 27 de Abril de 2013, 04:41 am »
rodinhas, eu sei que o tópico é do Laguna. No entanto vários utilizadores referiram que o AC Auto não utiliza o valor da temperatura exterior, e isso está errado.

Mais, alguns respondem em tom de gozo, e após eu mostrar aqui dados do manual técnico do Megane II e do Autodata ainda continuam a dizer o mesmo.

Quanto aos dados do programa que referiste, acho que te estás a contradizer. Se não constam informações sobre os sensores de temperatura (interior e exterior), porque dizes que o interior pode estar integrado no módulo e o exterior não existe?

Se o esquema levanta dúvidas, e tem componentes em falta, não podes afirmar que "não há qualquer interligação entre o sensor de temperatura exterior com o A.C".

Volto a frisar, já mostrei que o Megane II utiliza o sensor de temperatura exterior, e o utilizador que abriu o tópico também indica que o comportamento do AC é diferente consoante a temperatura.

Quanto ao não influenciar o funcionamento do AC, Não me parece. Pois vejam :
Ele tanto marca -50º com depois marca 20º e o comportamento é completamente diferente.

Este tópico está uma confusão sem necessidade, a resposta que interessa está logo no segundo post.

Por via das dúvidas, deixo aqui dois tópicos dos colegas ingleses:

My laguna 2 has just started displaying the outside air temperature as being warmer than it is. i.e. it says it's 19deg outside when the actual temperature is 5deg. The result being that the Climate Control turns on AC when I need it to heat the car.

Yes the Climate Control always takes account of the outside temperature - this will be why it didn't blast the AC, it thought it was only a normal 14 degrees outside.

Yes, there is a sensor behind the rear view mirror, but outside temperature is the primary factor in dictating the behaviour of the climate control.

Creio que agora está tudo esclarecido.
« Última modificação: 27 de Abril de 2013, 08:05 am por rodinhas »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #27 em: 27 de Abril de 2013, 08:18 am »
youresocool, lê lá bem aquilo que escrevi ;)

Quem conhece o programa sabe muito bem que existem componentes que são um só ;) por exemplo o espelho que alem dos motores do espelho tem o sensor de temperatura exterior.
Os esquemas mostram os fios que existem na cablagem do carro, se entre o esquema do A.C. e o sensor, visor ou rádio, não houver nenhuma ligação, não existe fio, por isso nestes carros ainda não existem ligações sem fios entre os componentes.
Outro exemplo, o modulo do A.C. tem vários botões, para aumentar a temperatura, para baixar, aumentar a rotação da ventoinha, etc, e no entanto é representado como um só componente, o mesmo acontece com o sensor de temperatura exterior e interior, se tiver integrado num outro componente , cuja ficha seja a mesma, pode vir só representado com um só componente. Não quer dizer que ele não exista, mas que não está representado individualmente não está.

Se estávamos a falar do Laguna, e vir falar do Megane, e as suas características particulares, acaba por gerar confusão, pois acredito que poucos devem ter dado conta que se estava a falar de carros diferentes ;)

Offline abeirokid

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Garagem : Renault Laguna Break 1.9dCi
« Responder #28 em: 30 de Abril de 2013, 19:08 pm »
Eu não quero por lenha na fogueira, mas tenho impressão que já li qualquer coisa disso no manual da Laguna, que se a temperatura exterior for baixa o AC não liga ou assim qualquer coisa.
E realmente neste inverno, com temperatura de 0° tentei ligar em Automático e não ligou.

Atenção, mais uma vez digo que não sei se será da temperatura exterior ou porquê.
Mas agora também fiquei curioso!

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #29 em: 30 de Abril de 2013, 19:51 pm »
Falaste bem a temperatura exterior influencia mas o sensor de temperatura não. Exemplo num dia de calor 35ºC cá fora dentro do carro estarão mais logo o ac liga logo ;)