Autor Tópico: Taxa de compressao elevada, que significará?  (Lida 13962 vezes)

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
Taxa de compressao elevada, que significará?
« em: 10 de Maio de 2013, 15:36 pm »
Boas.

Hoje fui á Servidiesel (Bosch Carservice) paguei 75,00 euros e fiz o teste de compressao á minha Laguna 2.0dci.

A taxa de compressao que manda de fabrica é 16:1

O meu motor deu 22 bars em todos os cilindros.

Eu fui fazer o teste pensando que estaria baixa e qual nao é o meu espanto quando dá esses valores.

Eu pergunto, será bom estar assim tao alta? Ou será que estou a ver mal a coisa?...

« Última modificação: 10 de Maio de 2013, 16:09 pm por rodinhas »
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
Re: Taxa de compressao elevada, que significará?
« Responder #1 em: 10 de Maio de 2013, 15:54 pm »
Eu não percebo muito disto, mas afinal qual é o valor de devia dar em "bars" é que de fabrica dizes "16:1" é 16 bars?

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #2 em: 10 de Maio de 2013, 16:11 pm »
Sim 16 bares é o valor que a Renault diz que tem.
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #3 em: 10 de Maio de 2013, 16:13 pm »
Atenção Álvaro, a taxa de compressão não é o mesmo que a pressão máxima... O facto de o teste ter dado de pressão 22  bar, não significa que a taxa de compressão seja 22:1...
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #4 em: 10 de Maio de 2013, 16:32 pm »
Bem, meu caro nelsonjrgomes, disso eu nao percebo nada. Pensava que este teste faria a comparaçao com a taxa de compressao(compression ratio) que a Renault diz que o motor tem quando é construido, que é 16:1.

Se alguem puder explicar este teste e compara-lo com os parametros da Renault, era o que eu gostava que se fizesse.

Ou seja, á luz destes resultados, o motor estará  com saude ou nao?...

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #5 em: 10 de Maio de 2013, 16:36 pm »
Eu também nada sei do assunto, e a informação da wikipédia tem que se lhe diga, mas se leres inglês, vê isto:

http://en.wikipedia.org/wiki/Compression_ratio#Compression_ratio_versus_overall_pressure_ratio

(Desculpem moderação pelo link, mas não é um link comercial, portanto julgo não haver necessidade de ser multado pelo post  :police: )

De qualquer modo, e pelo que li, não é linear a conversão entre taxa de compressão e pressão. Pelo fim do artigo, existe uma pequena explicação de uma forma aproximada de conversão entre taxa de compressão e pressão (em psi), e de seguida convertendo para bar, e pelas minhas contas, o valor que obtiveste estaria dentro dos valores considerados normais.
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
« Responder #6 em: 10 de Maio de 2013, 16:48 pm »
Eu acho impossível num motor ganhar mais compressão com o tempo em comparação a quando vem de fábrica, acho que é sempre o oposto, tende sempre a perder compressão nem que seja de uma forma quase insignificante...

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #7 em: 10 de Maio de 2013, 18:59 pm »
Bem, depois de fazer umas pesquisas, percebi que os valores que eu tenho de 22 Bars, referem-se á pressao de compressao, e nao á taxa de compressao, que por desconhecimento, coloquei no titulo do tópico.

Agora gostava de saber quais sao os valores de compressao que são considerados normais no Laguna 2.0dci 150 cv.

O teste deu 22 bars, mas como sei se está dentro dos parametros?
Se nao souber, nao vale de nada ter feito o teste de compressao.

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #8 em: 10 de Maio de 2013, 20:32 pm »
Pelo que percebo, mais do que o valor absoluto da pressão, o importante é que os valores sejam muito semelhantes nos vários cilindros. Isso acontece no teu caso.

No entanto, espera que os colegas que tiveram problemas no bloco do motor e que relatavam "baixa compressão" no bloco se pronunciem, com os respetivos testes de compressão - poderás, assim, ter uma ideia.

Já agora, quem tem autodata ou dialogsys, não vem nada acerca dos valores expectáveis?

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #9 em: 10 de Maio de 2013, 21:34 pm »
pergunta parva da minha parte; a Servidisel fez o teste e não comentou? limitou-se a testar e toma lá e pronto?

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #10 em: 10 de Maio de 2013, 23:09 pm »
Pelo que percebo, mais do que o valor absoluto da pressão, o importante é que os valores sejam muito semelhantes nos vários cilindros. Isso acontece no teu caso.

No entanto, espera que os colegas que tiveram problemas no bloco do motor e que relatavam "baixa compressão" no bloco se pronunciem, com os respetivos testes de compressão - poderás, assim, ter uma ideia.

Já agora, quem tem autodata ou dialogsys, não vem nada acerca dos valores expectáveis?

Pois, na Servidiesel disseram-me que achavam que os valores estavam bons.
Mas... pelo que percebi eles nao conhecem muito bem este motor.

Houve até quem dissesse que nao sabia que existia este motor antes do LagunaIII.

Fiquei com uma cetrta duvida acerca do conhecimento deles.

Daí eu estar aqui a perguntar.

Cumprimentos

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #11 em: 10 de Maio de 2013, 23:18 pm »
usando a pesquisa temos mais respostas;http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9109.0

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #12 em: 11 de Maio de 2013, 01:44 am »
se está igual nos 4 cilindros, não está bom, está optimo. Os valores de referencia serão abaixo dos 16 bars

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #13 em: 11 de Maio de 2013, 09:05 am »
Ora aí está a resposta que eu procurava, Artur

Se os valores e referencia sao abaixo de 16, entao tenho motor para mais 200 mil. E  eu que andava á procura de uma desculpa para trocar de carro...lol

Abraço

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #14 em: 11 de Maio de 2013, 23:16 pm »
Eu não queria um motor com uma taxa de compressão dessas, senão qualquer dia os pistons cravam-se no capôt :laugh: