Autor Tópico: diferenças entre motor aspirado e turbo  (Lida 8944 vezes)

Offline KingKong1998

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guimaraes
  • Mensagens: 61
  • Garagem : Clio
diferenças entre motor aspirado e turbo
« em: 07 de Junho de 2013, 18:53 pm »
alguem sabe se existem diferenças internas entre um motor turbo ou aspirado?

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: diferenças entre motor aspirado e turbo
« Responder #1 em: 07 de Junho de 2013, 19:05 pm »
Um motor turbo tem sempre alguns reforços estruturais, de forma a poder suportar sem grandes problemas o aumento da pressão na admissão. O bloco até pode ser o mesmo para ambos, o resto é que pode apresentar várias diferenças.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline KingKong1998

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guimaraes
  • Mensagens: 61
  • Garagem : Clio
Re: diferenças entre motor aspirado e turbo
« Responder #2 em: 07 de Junho de 2013, 19:06 pm »
so muda a cabeça e seus componentes entao?

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5690
Re: diferenças entre motor aspirado e turbo
« Responder #3 em: 07 de Junho de 2013, 19:07 pm »
Nomeadante a taxa de compressão dum motor turbinado é sempre inferior ao aspirado
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: diferenças entre motor aspirado e turbo
« Responder #4 em: 07 de Junho de 2013, 19:09 pm »
Tanto pode mudar pouca coisa, como tudo.
Bloco é uma coisa e não podes pensar que o resto é só a cabeça. Dentro do bloco tens os cilindros (que têm segmentos), bielas, cambota, volante do motor, etc.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline KingKong1998

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guimaraes
  • Mensagens: 61
  • Garagem : Clio
Re: diferenças entre motor aspirado e turbo
« Responder #5 em: 07 de Junho de 2013, 19:12 pm »
Nomeadante a taxa de compressão dum motor turbinado é sempre inferior ao aspirado

ou seja curso de pistoes maior?

Offline KingKong1998

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guimaraes
  • Mensagens: 61
  • Garagem : Clio
Re: diferenças entre motor aspirado e turbo
« Responder #6 em: 07 de Junho de 2013, 19:14 pm »
Tanto pode mudar pouca coisa, como tudo.
Bloco é uma coisa e não podes pensar que o resto é só a cabeça. Dentro do bloco tens os cilindros (que têm segmentos), bielas, cambota, volante do motor, etc.

exato, eh que falaram me em turbinar motores, nao eh so chegar meter um coletor um turbo e ja ta

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: diferenças entre motor aspirado e turbo
« Responder #7 em: 07 de Junho de 2013, 19:20 pm »
Tens que ir mais ao concreto, ou seja, qual o motor que gostarias de saber a diferença da versão atmosférica para a turbo. Normalmente bloco, camisas (quando são amovíveis), cambota, bielas e válvulas de admissão são/podem ser iguais entre ambos, arvore de cames também costuma mudar, apesar da compatibilidade em geral entre versões, o resto muda necessáriamente muito devido às diferentes taxas de compressão.

O curso ou diametro dos pistões/cilindros apenas está relacionado com a capacidade do motor, ou seja, com a cilindrada.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline KingKong1998

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guimaraes
  • Mensagens: 61
  • Garagem : Clio
Re: diferenças entre motor aspirado e turbo
« Responder #8 em: 07 de Junho de 2013, 19:23 pm »
Nao era bem essa finalidade, mas por exemplo um motor 1.4 e6j
« Última modificação: 07 de Junho de 2013, 19:51 pm por rodinhas »

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: diferenças entre motor aspirado e turbo
« Responder #9 em: 07 de Junho de 2013, 19:26 pm »
A Renault não projectou versão turbo no bloco Energy... A existir, serão kits aftermarket de cabeça, pistões e tudo mais para os turbinar.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline KingKong1998

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guimaraes
  • Mensagens: 61
  • Garagem : Clio
Re: diferenças entre motor aspirado e turbo
« Responder #10 em: 07 de Junho de 2013, 19:27 pm »
tudo bem mas se quisesse turbinar o que tinha de fazer?

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: diferenças entre motor aspirado e turbo
« Responder #11 em: 07 de Junho de 2013, 19:43 pm »
É complicado. Tinhas que diminuir a taxa de compressão diminuindo a altura dos pistões (teriam que ser reforçados e não apenas desbastados), trabalhar a cabeça, junta de cabeça mais resistente, valvulas de escape mais resistentes, molas das mesmas igualmente um pouco mais fortes, fazer colectores para adaptação do turbo e outro carburador (de preferencia um simples tipo o Solex 32 DIS do 5 GT turbo/9/11 Turbo com duas torres de injecção), outro modulo de ignição para turbinado, velas especificas para motor turbinado, com a medida das originais desse bloco, e mais outros pormenores... Ah e a caixa teria que ser a de um turbinado também, tipo as JB3 dos GT turbo, que a original do E6J não aguentaria muito com o aumento elevado do binário...
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: diferenças entre motor aspirado e turbo
« Responder #12 em: 07 de Junho de 2013, 19:56 pm »
Resumindo.... sai mais barato arranjar logo um motor com turbo de origem do que estar a modificar um motor inteiro.

Há quem coloque só o turbo e pronto, só para dizer que tem turbo, mas depois não tem motor..... É tudo uma questão de €€€ e vontade de fazer as coisas como deve de ser ou de qualquer maneira ;)

Offline KingKong1998

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guimaraes
  • Mensagens: 61
  • Garagem : Clio
Re: diferenças entre motor aspirado e turbo
« Responder #13 em: 07 de Junho de 2013, 23:36 pm »
e existe algum motor turbo com a mesma mecanica?

Offline energyprivilege

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 3175
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
Re: diferenças entre motor aspirado e turbo
« Responder #14 em: 08 de Junho de 2013, 12:55 pm »
a colocar aí e que me me lembre tens os 1.7 t que sairam nos volvos, eram assim que me lembre os que tinham turbo de origem...
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -