Boas,
Herdei recentemente um Clio II mk2 de 2002 DCi 65cv. Fez agora 200k km.
Desde a ultima mudança de oleo, à menos de 10k km atrás, que consome óleo. O óleo que penso que foi posto (não estava nas minhas mãos nessa altura) foi o Selenia 10w40.
O que é certo é que já tive de fazer um atesto de 1 litro de óleo e agora numa reparação na Renault, atestaram com ELF competition St 10w40 e o nível do óleo já desceu. Não está babado nem faz fumo, no entanto andei a ponderar em mudar o tipo de óleo para testar. Subir a viscosidade não me parece que reduza o consumo, descer também não sei se é bom para o turbo. Andei a ver uns aditivos para os óleos mas não encontro muita informação sobre isso.
Ouvi falar que os dci dão uns problemas nas capas das bielas e que a Renault faz uma manutenção preventiva aos 160k km. Uma vez que lá estive, acho que podia ter sido avisado dessa manutenção ou necessidade digamos assim. Esta manutenção não resolve o consumo de óleo mas poderia ajudar a diagnosticar a fuga já que se está a mecher.
Esta troca dos bronzes é oficial? Ou é algo que se difundiu pelas oficinas?
Outra coisa, é que o mecânico detectou uma vela avariada mas que nem com oleo ela saiu. Sabem de algum truque para as tirar? E já agora, eles limpam a válvula EGR?
E já agora, para deixar o meu testemunho, vou relatar o que "atirou" com o carro para o reboque e para a Renault.
Á cerca de 3 anos, o carro tinha 164k km, e ouviu-se um barulho no motor estranho e vimos que o tensor da correia de distribuição não estava em condições. Paramos o carro para evitar avarias, mas coincidiu com um inverno em que nevou bastante, tendo imobilizado vários camiões na Europa incluíndo na nossa fronteira pelo que o kit demorou a vir. No dia em que se meteu a trabalhar para ir para a oficina, a correia partiu...

O mecânico (fora da Renault), teve de tirar a cabeça inclusivé, pois a correia partida, enfiou-se nos carreteis e 3 válvulas foram à vida.
A reparação ficou em 800€, mas pelo menos eu, sempre achei o barulho do motor diferente. Mas não era eu que andava com ele, apenas ocasionalmente.
O carro nas mãos dos meus pais, teve uma avaria no alternador à cerca de ano e meio. Foi trocado por um usado.
Mais tarde, a avaria voltou, ou seja, a bateria drenou completamente e o mecânico já queria trocar novamente, mas eu pedi-lhe para abrir o alternador antes disso para ver as escovas e ele descobriu um fio partido que foi rapidamente resolvido.
Agora, com 198k km, foi-se abaixo e não pegou mais. Acendeu a luz de avaria e foi para a mesma oficina de sempre. Tudo indicava uma avaria eléctrica, tipo o sensor de imobilizador do motor ou coisa do genero. O mecânico disse que o carro lá pegou logo mas mesmo assim, limpou os sensores e ligou à maquina e não encontrou nada.
Uma semana depois, aconteceu o mesmo e voltou lá. Mais uma vez, lá pegou logo e andou assim mais uma semana.
Uns dias depois, avariou-me numa rotunda. Passei-me e perdi o amor ao dinheiro e mandei-o para a Renault.
Mesmo aí o mecânico viu-se à rasca para encontrar a avaria, chamaram-me lá várias vezes para autorizar a desmontar mais qualquer coisa de acordo com as desconfianças deles.
Começaram por ligar à maquina e fizeram uma coisa que não sabia que faziam que foi actualizar o mapa da centralina. Depois testaram os injectores e não encontraram nada.
Por fim, o mecânico disse-me desconfiar que não estava a ponto... Ao abrir a tampa da correia viu junto veio do carretel restos de uma correia enrolados.. Não tinha a ver com a avaria anterior mas sim com o posicionamento do alternador que fazia a correia do alternador raspar na polie, desfazendo esta aos poucos.
Resultado, kit de distribuição novo (na Renault é um roubo) + bomba de água + mais o carretel que um até tinha o dente partido, mais a mão de obra, atesto de óleo etc 900€ já com o desconto de 100€ na correia que estava em promoção.
Não achei um mau serviço, pois eu nunca levava à marca por achar a hora de mão de obra carissima, mas até gostei uma vez que calcularam tudo ao minuto! Tipo, 10 minutos para reprogramação da centralina, 20 minutos para etc.. (agora não tenho aqui a factura para descrever).
Sinto o carro a puxar bem melhor, com outro barulho, a pegar bem etc. Só gasta mesmo é oleo a mais.
Moral da história, apesar do mecânico que sempre me fez as manutenções ser meu amigo, revisões só mesmo na Marca ou em oficinas tipo Bosch Car Serviçe. Só nestas podemos reclamar a sério de serviços mal feitos uma vez que são certificadas.
Cumprimentos,