Autor Tópico: DCi 65 cv - consumo de oleo e outra questões  (Lida 10329 vezes)

Offline HTeixeira

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: castelo Branco
  • Garagem : Renault Clio II mk2 DCI 65cv
DCi 65 cv - consumo de oleo e outra questões
« em: 06 de Outubro de 2013, 02:13 am »
Boas,

Herdei recentemente um Clio II mk2 de 2002 DCi 65cv. Fez agora 200k km.

Desde a ultima mudança de oleo, à menos de 10k km atrás, que consome óleo. O óleo que penso que foi posto (não estava nas minhas mãos nessa altura) foi o Selenia 10w40.

O que é certo é que já tive de fazer um atesto de 1 litro de óleo e agora numa reparação na Renault, atestaram com ELF competition St 10w40 e o nível do óleo já desceu. Não está babado nem faz fumo, no entanto andei a ponderar em mudar o tipo de óleo para testar. Subir a viscosidade não me parece que reduza o consumo, descer também não sei se é bom para o turbo. Andei a ver uns aditivos para os óleos mas não encontro muita informação sobre isso.

Ouvi falar que os dci dão uns problemas nas capas das bielas e que a Renault faz uma manutenção preventiva aos 160k km. Uma vez que lá estive, acho que podia ter sido avisado dessa manutenção ou necessidade digamos assim. Esta manutenção não resolve o consumo de óleo mas poderia ajudar a diagnosticar a fuga já que se está a mecher.

Esta troca dos bronzes é oficial? Ou é algo que se difundiu pelas oficinas?

Outra coisa, é que o mecânico detectou uma vela avariada mas que nem com oleo ela saiu. Sabem de algum truque para as tirar? E já agora, eles limpam a válvula EGR?

E já agora, para deixar o meu testemunho, vou relatar o que "atirou" com o carro para o reboque e para a Renault.

Á cerca de 3 anos, o carro tinha 164k km, e ouviu-se um barulho no motor estranho e vimos que o tensor da correia de distribuição não estava em condições. Paramos o carro para evitar avarias, mas coincidiu com um inverno em que nevou bastante, tendo imobilizado vários camiões na Europa incluíndo na nossa fronteira pelo que o kit demorou a vir. No dia em que se meteu a trabalhar para ir para a oficina, a correia partiu...  :sad:

O mecânico (fora da Renault), teve de tirar a cabeça inclusivé, pois a correia partida, enfiou-se nos carreteis e 3 válvulas foram à vida.

A reparação ficou em 800€, mas pelo menos eu, sempre achei o barulho do motor diferente. Mas não era eu que andava com ele, apenas ocasionalmente.

O carro nas mãos dos meus pais, teve uma avaria no alternador à cerca de ano e meio. Foi trocado por um usado.
Mais tarde, a avaria voltou, ou seja, a bateria drenou completamente e o mecânico já queria trocar novamente, mas eu pedi-lhe para abrir o alternador antes disso para ver as escovas e ele descobriu um fio partido que foi rapidamente resolvido.

Agora, com 198k km, foi-se abaixo e não pegou mais. Acendeu a luz de avaria e foi para a mesma oficina de sempre. Tudo indicava uma avaria eléctrica, tipo o sensor de imobilizador do motor ou coisa do genero. O mecânico disse que o carro lá pegou logo mas mesmo assim, limpou os sensores e ligou à maquina e não encontrou nada.
Uma semana depois, aconteceu o mesmo e voltou lá. Mais uma vez, lá pegou logo e andou assim mais uma semana.
Uns dias depois, avariou-me numa rotunda. Passei-me e perdi o amor ao dinheiro e mandei-o para a Renault.

Mesmo aí o mecânico viu-se à rasca para encontrar a avaria, chamaram-me lá várias vezes para autorizar a desmontar mais qualquer coisa de acordo com as desconfianças deles.

Começaram por ligar à maquina e fizeram uma coisa que não sabia que faziam que foi actualizar o mapa da centralina. Depois testaram os injectores e não encontraram nada.

Por fim, o mecânico disse-me desconfiar que não estava a ponto... Ao abrir a tampa da correia viu junto veio do carretel restos de uma correia enrolados.. Não tinha a ver com a avaria anterior mas sim com o posicionamento do alternador que fazia a correia do alternador raspar na polie, desfazendo esta aos poucos.

Resultado, kit de distribuição novo (na Renault é um roubo) + bomba de água + mais o carretel que um até tinha o dente partido, mais a mão de obra, atesto de óleo etc 900€ já com o desconto de 100€ na correia que estava em promoção.

Não achei um mau serviço, pois eu nunca levava à marca por achar a hora de mão de obra carissima, mas até gostei uma vez que calcularam tudo ao minuto! Tipo, 10 minutos para reprogramação da centralina, 20 minutos para etc.. (agora não tenho aqui a factura para descrever).

Sinto o carro a puxar bem melhor, com outro barulho, a pegar bem etc. Só gasta mesmo é oleo a mais.

Moral da história, apesar do mecânico que sempre me fez as manutenções ser meu amigo, revisões só mesmo na Marca ou em oficinas tipo Bosch Car Serviçe. Só nestas podemos reclamar a sério de serviços mal feitos uma vez que são certificadas.

Cumprimentos,

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: DCi 65 cv - consumo de oleo e outra questões
« Responder #1 em: 06 de Outubro de 2013, 11:35 am »
Bem... fizeste bem em ter ido À renault, e puseram-te esse motor como deve de ser. Quanto ao óleo, para desaparecer assim tão rapidamente não há muitas hipóteses....

Costumas andar com o motor em acelerações altas?

Normalmente os sítios por onde se pode perder óleo mais frequentemente, é pela junta da cabeça, segmentos ou turbo.
Às de ver se notas babadelas à volta do turbo, ou junto à junta da cabeça, à parte de trás do motor.

Offline HTeixeira

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: castelo Branco
  • Garagem : Renault Clio II mk2 DCI 65cv
« Responder #2 em: 06 de Outubro de 2013, 18:13 pm »
Boas,

Já estive a ver e não encontro nada babado. A junta da cabeça supostamente é recente e deveria estar em condições. Tenho que desmontar os tubos à procura de vestigios de óleo, se não deve ser mesmo segmentos. Eles na renault até o retentor da cambota meteram por isso só pode ser algo mais grave.

Mas agora está fora de questão ir outra vez para a oficina. Este arranjo já foi bem caro, e ir outra vez desmontar componentes do motor quase paga outro carro igual. Tenho pena do carro pois está em optimas condições.

Apesar dos 200k km, a embraiagem de origem e os amortecedores ainda estão impec, exteriormente e interiormente também está optimo.

Vou tentar descobrir qual o consumo de oleo do carro. A mim pareceme que já faz 1l/1000km. Não abuso das rotações, tem é feito muita cidade.

Cumps

Offline farripas

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 20 de Dezembro de 2013, 18:15 pm »
Boa noite.
Tenho um clio 1.5dci de 2006. Tem cerca 132000km. Fiz a revisão aos 130000km. Comprei o carro recentemente, e tive de fazer um acrescente de óleo(5w40 elf). Quando fiz a revisão coloquei castrol magnatec 10w40. Penso que nõ existe qualquer prolema com este óleo. Pelo menos quando o comprei todas as opiniões iam nesse sentido. A questõ é que passado 2000km uma "bolinha" que indica o nível de óleo já se apagou(confirmei na vareta e realmente houve um decréscimo de óleo). Não vejo fugas de óleo alguma. Não vejo fumo branco. Queria saber de onde pode ser este consumo(não penso que seja normal). Pelo que li, pode ser turbo, bielas...algum chek-up que possa fazer para despistar?
é caso par ficar preocupado ou manter-me vigilante, porque pode estar  consumir sem ser grave?

Obrigado

Offline Manolo

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Clio III 1.5 DCi; Xsara Picasso 1.6 HDI
« Responder #4 em: 24 de Maio de 2015, 22:44 pm »
Boas pessoal, apesar de já se ter passado bastante tempo sobre a criação deste tópico, acho que é ainda oportuno postar a minha experiência, que em tudo tem a ver com as aqui relatadas.
Adquiri num stand da Renault, em Fevereiro deste ano um Clio III 1.5 DCi , 68CV de 2006 com 153000 Kms, já fiz cerca de 6000 Kms e à dias reparei que o nível do óleo (10w-40) estava baixo, como o carro está na garantia fui à Renault e falei sobre o assunto, acrescentaram quase 1 litro de óleo (ELF Competition ST 10W-40) ao que me responderam que era perfeitamente normal e que até vem no livro de instruções do carro a dizer que pode acontecer um gasto de óleo de cerca de 1 litro a cada 5000 Kms, como o meu gastou 800 mililitros em 6000 Kms, acho que está tudo normal.  :wink:

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #5 em: 25 de Maio de 2015, 20:12 pm »
1L a cada 5000kms?????!!!!!! Ainda me queixava eu que no meu C2 de 10000 em 10000kms tinha de acrescentar 0.5/0.75L de óleo  :shocked:

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #6 em: 26 de Maio de 2015, 23:49 pm »
Qual é o espanto de 1l/5000km? O grupo VAG nos manuais até refere como normal consumos de 1l/1000km! LOL
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #7 em: 27 de Maio de 2015, 18:47 pm »
O meu de 2000km em 2000km leva cerca de 1 litro  :laugh: :laugh:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #8 em: 27 de Maio de 2015, 19:33 pm »
Porra?!... Isso para mim pode ser tudo, menos normal, mas acredito :P

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #9 em: 27 de Maio de 2015, 19:54 pm »
O meu em pouco mais de 12.500 km levou 4,5 litros...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #10 em: 27 de Maio de 2015, 21:07 pm »
looooooll
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #11 em: 27 de Maio de 2015, 21:11 pm »
O meu em cerca de 20 mil km gasta 3 litros por isso não está mau  :laugh: e sei que algum desse oleo se anda a perder pelos retentores, por isso.... que se fo*

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #12 em: 27 de Maio de 2015, 22:55 pm »
O meu de 10 em 10 mil mais coisa menos coisa leva 5 litros :laugh: , da última vez foi 5W30 da Elf :tongue: