Autor Tópico: Troca motor 1.5 dci 65cv (2001)  (Lida 8551 vezes)

Offline Gandin

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém
  • Garagem : Renault Clio 1.5 Dci
Troca motor 1.5 dci 65cv (2001)
« em: 19 de Novembro de 2013, 00:02 am »
Boas

Poupando-vos a chatice de toda a história e os comentários mais afectivos ao meu Clio Van 1.5 dci 65cv de 11/2001, com o qual percorri 218.000 sem qualquer stress. Digo apenas que foi o melhor carro que tive até hoje até ao dia que começou o primeiro problema de injecção... a partir daí foram só dores de cabeça.
Neste momento vejo-me forçado a trocar de motor, assim como procurar aqui no fórum quem me possa ajudar ou dar umas dicas, pois a palavra do mecanico, e das suas teorias... nem sempre é a melhor amiga da minha carteira.

Excluindo logo a hipótese de reparação (mais de 1200 euros sem contar com bomba e injectores), tenho duas hipoteses:

1- Troca por motor igual (K9K 700, K9K 704) Aqui vi o topico Indices de motor renault do Artur. Se bem que não sei as diferenças da referencia 700 para 704....

2 - Ou então... já que tenho de trocar... porque não trocar pelo modelo de 80 ou 85 cv ?
Neste caso poderei manter a mesma caixa de velocidades e centralina, ou terei que alterar também alguma coisa nomeadamente na centralina ? Uma vez que a minha é de menor potencia...?

.....3 - Numa terceira opção a roçar o insano... alguem me sabe dizer que é possivel montar o motor do clio III dci 105 cv no meu carro. Os apoios de motor são muito diferentes ? Já alguém fez esta troca ?

Por ultimo pergunto... se alguem conhece aqui na zona centro, um bom sitio para ir buscar um motor em condições.

Um abraço e muito obrigado !!  :grin:

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
Re: Troca motor 1.5 dci 65cv (2001)
« Responder #1 em: 19 de Novembro de 2013, 00:10 am »
Se o teu é de 65cv, e queres meter um de 80cv mantendo a caixa de velocidades, não achas que vais ficar com uma caixa demasiado curta para o motor de 80cv. Acho eu bah. Os entendidos que se pronunciem.
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline Gandin

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 19 de Novembro de 2013, 00:19 am »
Obrigado Silvestre pela tua resposta. Do pouco que sei... ou acho que sei... a diferença do meu motor para o de 80 cv passa pela pressão do turbo. O de 65 faz 1bar de pico de pressão de turbo, e 0.8bar constantes. O de 80 faz 1.2 de pico e 1bar constantes. O de 65 não tem intercooler. E as caixas de velocidades também são diferentes. Penso que num qualquer carreto da 5 !  lol
A verdade e para o caso... é que se as vezes quando ia em auto-estrada já achava a caixa curta... então com a troca de motor mais sentiria ainda. Mas se o preço do motor for semelhante... porque não optar pelo modelo mais potente ?   :grin:

Xmarine

• Visitante
« Responder #3 em: 19 de Novembro de 2013, 00:26 am »
Se o teu é de 65cv, e queres meter um de 80cv mantendo a caixa de velocidades, não achas que vais ficar com uma caixa demasiado curta para o motor de 80cv. Acho eu bah. Os entendidos que se pronunciem.

Então e achas que se trocares apenas o motor sem trocar a centralina ficas logo com 80cv?

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
« Responder #4 em: 19 de Novembro de 2013, 00:29 am »
Sim, eu sei, eu só me referi a questão da caixa, que foi uma questão que ele deixou. Eu não me referi à centralina. Bem se sabe que se deve alterar.
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline Gandin

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 19 de Novembro de 2013, 00:33 am »
Pois... Isso são mais duvidas que eu tenho... lol

Estou ciente que terei que mudar também a centralina... ou então... talvez reprograma-la.... não sei.

Depois existe também a questão da chave do carro... não está codificada com o motor ou a centralina também ?  :huh:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #6 em: 19 de Novembro de 2013, 08:16 am »
Sim, o descodificador da chaves está ligado directamente à centralina do motor, ao trocares de centralina tens que usar o descodificador e a chaves do carro de origem da centralina.
Mas há quem retire a informação da chaves da centralina através de uma reprogramação.