Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
16 de Abril de 2026, 17:18 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Electrónica / Electricidade
»
Luz piloto do airbag não liga (Renault Clio II de 99)
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Luz piloto do airbag não liga (Renault Clio II de 99) (Lida 10603 vezes)
HASLima
1.0 SCe
Localidade: Braga
«
em:
19 de Dezembro de 2013, 01:23 am »
Ora bem, tinha de fazer a Inspecção ao carro e lá vou eu quase na data limite. Sabia que não ia passar mas a data limite estava ali e como não tinha bem a certeza de ter a direcção desalinhada fui ver o que é que aparecia...
Erros detectados:
Um máximo
Uma luz de marcha-atrás
Escova traseira em mau estado
(estas três eu já estava a contar)
fuga de óleo nas juntas secundárias (resolve-se na boa)
Luz do AirBag não liga
... (E é aqui que está o meu
problema
)
Então é o seguinte:
Já li inumeros foruns que falam sobre o problema da luz não apagar, mas o meu problema é que no meu Clio quando rodamos a chave a luz piloto do Airbag não chega a ligar e na inspecção deram conta disso...
Ora eu li vários motivos para a luz não apagar, mas não sei se também poderá fazer com que não ligue:
FusÃveis (testei e está tudo bem. Acabei por aprender que sem fusÃvel o carro liga mas vai abaixo logo de seguida)
Ligações por baixo dos bancos da frente (aparenta estar tudo bem)
Uma tira no interior do volante estar em mau estado (pois não posso testar não é?)
Algum sensor estar avariado (também não pude testar)
A centralina do AirBag ter-se estragado (não sei como testar)
Entretanto fui à Auto Jamor de Alfragide e disseram-me que poderiam ligar o carro à máquina e ver o que se passa, mas também me disseram que estes assuntos só se detectam na Renault. Como não poderia deixar de ser o € é um problema...SÉRIO...
Há alguém que tenha tido o mesmo problema??? Ou alguém que pura e simplesmente me saiba dizer o que será?
De facto neste momento a minha prioridade é passar na Re-inspecção (até dia 31/12/2013), o que quer dizer que não preciso necessariamente de ter o airbag a funcionar...
Cumps
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Luz piloto do airbag não liga (Renault Clio II de 99)
«
Responder #1 em:
19 de Dezembro de 2013, 08:34 am »
Faz o seguinte, carrega no botão de reset de quilometros (se o quadrante não tiver computador de bordo, se tiver, carrega no botão de selecção do computador de bordo) e roda a chaves para a 3 posição do canhão. O quadrante vai entrar em modo de diagnóstico, e vão acender uma serie de testemunhos do quadrante . Se o do airbag não acender é porque a luz do quadrante está estragada, como é um led, das duas uma, ou substituis o led ou substituis o quadrante.
Registado
HASLima
1.0 SCe
«
Responder #2 em:
19 de Dezembro de 2013, 14:40 pm »
Obrigado pela tentativa de ajuda...
Eu fiz isso, mas os ponteiros do conta-quilometros, conta-rotações e quantidade de combustivel entraram de facto num modo estranho. O problema é que as luzes não ligaram nem desligaram. Mas o problema também não é o painel estar todo ele estragado porque as luzes "normais" ligam...
Ah, liguei para a Renault a perguntar se há alguma forma de saber se a luz está ou não fundida... Responderam-me que tenho de levar lá o carro e que nunca ouviu falar deste teste... Se nem a Renault sabe sobre os seus carros...
Ainda assim muito obrigado...
Registado
Dom
2.0 TCe
Utilizador: Z1gZa
Got to love corners
Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
«
Responder #3 em:
19 de Dezembro de 2013, 14:57 pm »
Tipo isto?
Clio 2 test zegarów
Registado
HASLima
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
19 de Dezembro de 2013, 14:59 pm »
Exacto! Só que como não tinha as luzes ligadas o painel não estava retro-iluminado.
Registado
Dom
2.0 TCe
Utilizador: Z1gZa
Got to love corners
Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
«
Responder #5 em:
19 de Dezembro de 2013, 15:03 pm »
Se calhar não acende mesmo a luz de airbag no teste. É possÃvel que a luz tenha fundido. Os casos da fita de airbag e ficha de baixo dos bancos, é mais para quando a luz está sempre acesa.
Registado
HASLima
1.0 SCe
«
Responder #6 em:
19 de Dezembro de 2013, 15:05 pm »
Pois, nem a do airbag nem qualquer outra, porque por exemplo, luzes piloto que sei estarem funcionais como as luzes indicadoras dos máximos também não acenderam no teste...
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #7 em:
20 de Dezembro de 2013, 01:07 am »
Nesse teste, como mostra no video, só aparecem as luzes de aviso, por exemplo a luz do service, stop, airbag, abs, cruise control, etc. Os testemunhos das luzes, mÃnimos, médios, máximos, luzes de nevoeiro e piscas não acendem.
Tirando estas que não acendem com o teste, todas as outras que não se acenderem das duas uma, ou o quadrante, apesar de ter o sÃmbolo na mascara não tem os leds na placa (exemplo: cruise control), ou então tem o led danificado.
A única forma de veres se o led está danificado, é testa-lo com um multimetro, e para isso tens que retirar o quadrante e abri-lo. O melhor é mesmo levares isso a um sitio que te saibam fazer esse teste.
Se o led não acendeu com o teste do quadrante 99,999% de certeza que está danificado, e só resolves a situação se trocares de quadrante ou de led.
Aconselho-te também a falares com o nosso parceiro do fórum, que de certo te pode dar uma ajuda neste assunto. Vê aqui -
http://www.renaultpt.com/index.php?board=69.0
Registado
HASLima
1.0 SCe
«
Responder #8 em:
05 de Janeiro de 2014, 05:49 am »
Boas. O problema já está resolvido... Trouxe o carro para a minha terra onde um electricista que o Led tinha sido tirado pelo anterior dono.
Como colocar um novo led provavelmente levaria a que este ficasse sempre ligado até uma nova aventura para descobrir o porquê de isso acontecer, levou o mecânico o carro à inspecção e tudo ficou bem :-)
Obrigado a todos os que me responderam.
Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
Registado
luisnogueira
Moderadores
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Parede
Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
«
Responder #9 em:
05 de Janeiro de 2014, 08:43 am »
Portanto foste à inspeção já sabendo que te faltava um máximo, a luz de marcha atrás e a escova em mau estado!? E porque não substituir isto antes de lá teres ido?
Mas gostei da solução final... o mecânico levou à inspeção e tá tudo resolvido, parece-me bem. Ou seja o tudo resolvido foi a inspeção e não os problemas, certo?
Se calhar o anterior dono retirou o led porque tinha algum problema com algum airbag que originava a luz sempre acesa e em vez de resolver, resolveu apagar a luz. Foi mais uma solução inteligente.
Gostei destas soluções...
Registado
angelocampia
1.5 DCi
Localidade: Viseu
Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
«
Responder #10 em:
05 de Janeiro de 2014, 09:06 am »
luisnogueira, não te stress pois se algo correr mal os ocupantes da viatura é que sofrem as consecuencias
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #11 em:
05 de Janeiro de 2014, 09:46 am »
TÃpica solução à português, em vez de arranjar, atamanca-se
Agora tens um ano até a próxima inspecção, é tempo mais que suficiente para ver o que se passa com a luz do airbag, repor o led e verificar o que possa causar a luz do airbag estar sempre acesa.
É que uma avaria no sistema, em caso de acidente pode provocar a não abertura de um airbag, e como já disseram antes, quem vai dentro do carro é que depois sofre as consequências.
Registado
mantixl
1.0 SCe
Localidade: Sintra
Garagem : Clio mk2 ph1 1.2
«
Responder #12 em:
05 de Janeiro de 2014, 09:55 am »
Tendo em conta o ano do carro, a pirotécnica do airbag já deve estar inactiva, se bem que isso nunca se sabe. O recomendado não é trocar os airbags todos ao fim de 10 anos?
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #13 em:
05 de Janeiro de 2014, 11:57 am »
Sim, mas pelo preço deles compras um carro novo
Registado
carlosjcm
3.8 V6 TwinTurbo
Localidade: viseu
Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
«
Responder #14 em:
05 de Janeiro de 2014, 12:09 pm »
PossÃveis causas, uch estragada, lâmpada fundida, mau contacto na ficha que liga ao quadrante ou quadrante estragado.
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Electrónica / Electricidade
»