Autor Tópico: Passar corrente ao motor do vidro para fechar vidro  (Lida 7517 vezes)

Offline splash

• 1.0 SCe
  • *
Passar corrente ao motor do vidro para fechar vidro
« em: 13 de Fevereiro de 2014, 18:52 pm »
Como posso passar corrente directamente ao motor do vidro para o fechar?

Tenho o vidro do lado do condutor ligeiramente aberto, porque o meu modulo do motor (os temic que avariam com regularidade) ora tanto funciona como já não funciona...

Carro é megane II de 2006

Xmarine

• Visitante
Re: Passar corrente ao motor do vidro para fechar vidro
« Responder #1 em: 13 de Fevereiro de 2014, 22:24 pm »
tens de desmontar a quartela de porta, retirar o módulo temic e tentar dar com os dois fios ligados a uma bateria directamente nos termais do motor.

Offline splash

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 13 de Fevereiro de 2014, 23:10 pm »
Sim eu sei isso, a minha dúvida era mais se posso ligar directamente da bateria a motor do elevador do vidro (no local onde o módulo encaixa no motor) sem ter cuidado com cargas e isso  :azn:

Xmarine

• Visitante
« Responder #3 em: 13 de Fevereiro de 2014, 23:30 pm »
sim, directamente, sem problemas.

Tem cuidado é porque os contactos estão muito próximos Normalmente dá direito a fogo de artificio :laugh:

Offline splash

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 13 de Fevereiro de 2014, 23:43 pm »
vou tentar arranjar uns daqueles encaixes com borrada de volta para cada fio..

agora uma dúvida se eu ligar lá os fios porque o vidro vai subir e não descer? ou de acordo com a polaridade das ligações ele sobe ou desce (se ligo de uma forma sobre e se troco as ligações desce)?

obrigado pela ajuda
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2014, 23:56 pm por rodinhas »

Xmarine

• Visitante
« Responder #5 em: 13 de Fevereiro de 2014, 23:50 pm »
exactamente

Offline splash

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 16 de Fevereiro de 2014, 17:59 pm »
Bem que guerra para desmontar aquilo tudo mas lá consegui desmontar e fechar o vidro.

No inicio só descia e se trocasse a ordem dos fios na bateria não mexia, mas como descia muito devagar vi que talvez estivesse a passar pouca corrente. então mudei de fios e usei uns daqueles que são usados nas montagens eléctricas em casa (azuis) e fechou.  :smiley:

O problema daquilo foi fácil de identificar, tanto o motor como os cabos naquela zona estavam cheios de agua (mesmo a carrinha tendo estado a semana toda na garagem ainda não tinha seco). O problemas é que aquilo fica encostado a uma barra de alumínio/ferro e deve escorrer por lá agua e o material que esta devolva da cablagem (penso que seja para não fazer barulho, pois são uma espécie de esponja) absorve a agua toda.

Agora procuro o seguinte (espero que me consigam ajudar):
- como impermeabilizar toda a cablagem / que material usar? De preferência que também não fizesse barulho ao "bater".
- como impermeabilizar o motor e o novo modulo? Penso que já vi alguém aí por um fórum usar um daqueles sacos pretos do lixo, mas...

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #7 em: 16 de Fevereiro de 2014, 18:21 pm »
No Ebay consegues comprar o modulo Temic já impermeabilizado, o problema é só no modulo que deixa entrar humidade.

Offline splash

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 16 de Fevereiro de 2014, 18:36 pm »
Eu estava a pensar em levar este a alguma casa de electrónica para refazerem as soldas e tentar repara-lo.

Mas o objevito também passava por impermeabilizar tudo, assim fico mais descansado para o futuro.. Estando a pensar fazer o mesmo nas outras portas.

Porque como disse acima, o carro esteve uma semana na garagem sem sair de lá e mesmo assim aquilo no módulo, motor e fios que ligam ao módulo estavam "ensopados" em água..

P.s - Já agora água sabe por onde a água entrara? Escorre pelo vidro?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #9 em: 17 de Fevereiro de 2014, 11:02 am »
A agua entra entre a borracha e o vidro, e é natural isso acontecer, por alguma razão as portas trazem escoadores.
No mercado há uns sprays próprios para isolar circuitos eléctricos, que criam uma camada protectora.

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #10 em: 17 de Fevereiro de 2014, 14:23 pm »
Eu numa semana foram dois modulos a vida.... o da porta do condutor e o da de traz do lado direito.....

Offline splash

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 18 de Fevereiro de 2014, 10:30 am »
A agua entra entre a borracha e o vidro, e é natural isso acontecer, por alguma razão as portas trazem escoadores.
No mercado há uns sprays próprios para isolar circuitos eléctricos, que criam uma camada protectora.

sim já vi disso, mas não confio muito.. prefiro uma coisa mais física..

estou a pensar em colocar fita isoladora em toda a cablagem, principalidade junto as ligações e no motor colocar algo como o que esta aqui na última foto:

agora como ainda tenho a porta desmontada, e hoje teve de ficar a chuva vi que aquilo escorre umas pingas por aqueles "ferros" que dão suporta a subida/descida do vidro. Apesar do que choveu de noite, só lá tinha meia dúzia de pingas. O problema é que o tal ferro tem uns encaixes para "fora" (para encaixar no forro da porta) e um deles fica por cima do motor, os seja, as pingas escorrem para esse encaixe e caem todas em cima do motor dos vidros...

portanto toda a gente deve sofrer do mesmo, daí o problema ser tão comum, e parece-me um defeito da renault, visto que aquilo "esta feito para pingar" em cima do motor....

Eu numa semana foram dois modulos a vida.... o da porta do condutor e o da de traz do lado direito.....

A mim não foi numa semana, mas tenho exactamente o mesmo problema, mas pelo menos o de trás ficou fechado.. Mas como já disse acima, estou seriamente a pensar em abrir todas as portas e impermeabilizar tudo...
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2014, 12:30 pm por rodinhas »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #12 em: 18 de Fevereiro de 2014, 12:31 pm »
Sim, mas esse spray de que falo, deixa uma camada tipo verniz quando seca deixando o circuito completamente isolado.

Offline youresocool

• Megane II Luxe Priv. 1.5 dCi
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
« Responder #13 em: 11 de Março de 2014, 00:09 am »
Podes também usar silicone junto às fichas.