Autor Tópico: Consumo de oleo D7F  (Lida 32182 vezes)

Offline tiag070

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : clio 1.2 58cv generation 2004
Consumo de oleo D7F
« em: 18 de Maio de 2014, 00:09 am »
Olá comunidade,

Tenho um clio 1.2 8v de 2004 com cerca de 102000 km. Mudei o óleo aos 90000 km, à um pouco mais de 1 ano atrás, para um com o nome que está aqui indicado no papel, n0710 5w30.

Como o carro tem aquele check inicial ao óleo andei sempre descansado, até que esta semana numa subida acendeu a luz do óleo no painel de instrumentos. Quando voltei a arrancar o check continua a indicar ok, mas decidi confirmar o nível do óleo.

Para meu espanto, o óleo do carro está neste momento abaixo do nível mínimo para ai um centímetro, por pouco metia a vareta e nem sequer a molhava. Grandes sensores de nível de óleo...  :rolleyes:

Agora estou a pensar comprar uma bilha de oleo 5w30 e dar um cheirinho de óleo para fazer uma viagem um pouco mais descansado e fazer a mudança de óleo o mais rapidamente possível, pois este óleo também está quase em final de vida.

Deixo as questões aos utilizadores que saibam algo sobre o assunto;

• É normal um carro com este nível de quilómetros consumir assim óleo?
  • Pelo nível de óleo actual na varela, abaixo no nível mínimo, quanto óleo terá sido consumido?
  • Posso comprar um óleo 5w30 sem uma marca especifica para desenrascar neste momento até à mudança de óleo?
  • Por que raio o sensor inicial não funcionou? Aquele ok é para inglês ver?

Obrigado desde já a quem puder ajudar.

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Lisbon
Re: Consumo de oleo D7F
« Responder #1 em: 18 de Maio de 2014, 00:20 am »
5W30 não será óleo demasiado fino para esse motor?
Fazes quantos km's entre revisões? É que pelo que percebi fazes mais de 10.000

Porque não experimentas usar 10W40 em vez do 5W30? Talvez ajudasse a reduzir os consumos de óleo...

Mas alguém mais entendido na matéria já cá passa  :smiley:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline tiag070

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 18 de Maio de 2014, 00:25 am »
Como ando pouco, menos de 10000 km por ano, evito essas revisões periódicas de por intervalo de tempo. Tenho em atenção os km máximos que o óleo deve fazer, 15 mil como indicado na oficina.

Quando ao óleo ser muito fino, não lhe sei dizer, foi decisão do mecânico, não percebo nada do assunto.

Obrigado desde já pela ajuda.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #3 em: 18 de Maio de 2014, 00:33 am »
As revisões devem ser feitas, pelos km ou pelo tempo, o que ocorrer primeiro.
Quanto ao sensor , queres que ele funcione bem ao fim de 10 anos??? Neste caso especifico, deve-se dar sempre o beneficio da duvida, mesmo o sensor sendo novo, e verificar sempre na vareta periodicamente.
O consumo de óleo , pode ser um consumo natural ou não, depende de vários factores, como o tipo de condução, qualidade do óleo, etc
Se andares sempre a dar gás, é natural que o óleo gaste-se mais depressa, ou no caso de haver fugas, pela tampa das válvulas, ou retentores por exemplo.

O carro faz fumo? Sentes cheiro a óleo queimado?

Offline tiag070

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 18 de Maio de 2014, 01:08 am »
A última vez que reparei no fumo foi na inspecção à cerca de 2 meses, e parecia branco. Fora isso como vou a conduzir não consigo avaliar. Cheiro a óleo queimado, nunca o senti.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 18 de Maio de 2014, 07:20 am »
Num carro a gasolina quando se vê o fumo quando não é logo pela manhanzinha  enquanto o carro ainda está frio e o a temperatura ambiente baixa, é porque algo não anda bem ;) provavelmente anda a queimar óleo por algum lado ou água.
O carro tem tido consumo do liquido de refrigeração?

Quando levaste o carro À inspecção, já tinhas o carro bem quente? Não te disseram nada relativamente aos gases?
« Última modificação: 18 de Maio de 2014, 07:24 am por rodinhas »

Offline aacc

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
« Responder #6 em: 18 de Maio de 2014, 09:11 am »
Viva
Quanto a esses famosos indicadores de nível de óleo,
o que eu tenho a dizer é que no meu laguna, também é uma valente
treta, pois quando tenho apenas uma ou duas bolas pagadas,
no indicador, já o nível está perto do mínimo e é claro sempre a dizer "Oile OK"
Quere-me parecer que  para o " OK" desaparecer, tenho que andar já nas borras
e o motor perto do gripanço.
Um abraço.

Offline tiag070

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 18 de Maio de 2014, 09:19 am »
Num carro a gasolina quando se vê o fumo quando não é logo pela manhanzinha  enquanto o carro ainda está frio e o a temperatura ambiente baixa, é porque algo não anda bem ;) provavelmente anda a queimar óleo por algum lado ou água.
O carro tem tido consumo do liquido de refrigeração?

Quando levaste o carro À inspecção, já tinhas o carro bem quente? Não te disseram nada relativamente aos gases?

O líquido de refrigeração é o mesmo desde que comprei o carro, aproximadamente 3 anos, e o nível continua próximo do máximo.

Quando fui à inspecção pela última vez foi pela manhã, só tendo feito cerca de 10 km até ao centro de inspecções; isto
à cerca de 2 meses. Recordo-me que não fiz aquelas acelerações típicas de quem leva o carro a inspecção, foi uma viagem normal, quase sempre a descer. O técnico disse na altura que a viatura estava impecável e passou sem qualquer problema.

Recordo que a última viagem que fiz o carro parecia ter um pequeno ruído diferente do habitual, provavelmente devido a falta de óleo. Acho que tenho uma condução descontraída, tirando em subidas, que dada a falta de força costumo por vezes levar o carro às 3500, 4000 rotações.

Dado este incidente estou a pensar dirigir-me à renault, explicar o sucedido e pedir uma revisão completa à viatura, na Litocar em Coimbra. (Estou mesmo a ver que na renault vou pagar a mão de obra a preço de ouro  :sad: )

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #8 em: 18 de Maio de 2014, 11:57 am »
Que crime colocar 5w30 nesse motor. Não mudes de mecânico, não

Offline tiag070

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 18 de Maio de 2014, 12:12 pm »
O mecânico indicou que dado não saber qual o óleo anterior este seria o mais indicado como óleo de transição. Qual o problema inerente ao uso de um 5w30 neste motor?
« Última modificação: 18 de Maio de 2014, 13:40 pm por rodinhas »

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #10 em: 18 de Maio de 2014, 12:15 pm »
Não faças quote de uma mensagem imediatamente anterior à tua. Usa o botão "Responder" ou o quadro de "Resposta rápida".
Quanto ao óleo, não é o recomendado pela marca. Chega? Não importava se não soubesse que óleo levou anteriormente. Esse motor devia ter levado 10w40 e pronto. O 5W30 está na moda devido aos carros com FAP e os mecânicos aproveitam para enganar as pessoas já que é mais caro.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #11 em: 18 de Maio de 2014, 13:47 pm »
Se fosse 5w40, ainda vá que não vá, pois é o óleo recomendado para motores a gasolina mas aplicado quando as temperaturas ambientais são baixas ;)

Nesse caso verifica se há fugas de óleo pelos sítios que já referi. Esse fumo que viste na inspecção podia ser o normal que faz quando o carro ainda não está suficientemente quente.

Offline tiag070

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 18 de Maio de 2014, 15:48 pm »
Meti agora 1 litro de óleo 5w30 para fazer 90km. Com este óleo ainda não atingiu o mínimo na vareta. :lipsrsealed:

Durante a semana lá irá o carro para a renault.

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #13 em: 18 de Maio de 2014, 15:59 pm »
evita abusar das rotações nessa viagem, ou vai comprar mais um litro...
fala com a mecânico que usou esse óleo, porque se daí resultou algum dano para o motor ele deveria assumir as consequências da sua incompetência

Offline tiag070

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 18 de Maio de 2014, 18:24 pm »
Acabei por parar numas bombas e comprar mais um litro, só havia 5w40, lá teve de ser.