Autor Tópico: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina  (Lida 38541 vezes)

Offline AMSA

• 1.0 SCe
  • *
Re: Ajuda problema com CLIO 1.2 16V de 2003 Gasolina
« Responder #15 em: 01 de Junho de 2014, 21:14 pm »
Olá a todos,

Já vi debaixo do pedal se havia vestígios de água e a conclusão que cheguei foi que não. Tentei dar uma vista de olhos na zona do motor e tudo mais mas não consegui concluir nada pois já estava um pouco escuro. Amanhã irei tentar de novo.

Como é que vejo se a água está a ir para a junta ou se há água na junta?

Ligando o carro à máquina será que haverá uma grande probabilidade de conseguir detectar o que poderá estar a causar o sintoma que descrevi?

Abç.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #16 em: 01 de Junho de 2014, 21:19 pm »
O liquido do radiador não é do lado do condutor. É do lado do pendura.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #17 em: 02 de Junho de 2014, 00:13 am »
Depende, dom, porque o meu radiador da sofagem quando estava roto, molhava o chão do lado do condutor ;) e a agua saia pelo sitio por onde entra o radiador.

O diagnostico electrónico, a única coisa que te diz é se os parâmetros que estão a ser lidos pelos sensores, estão correctos ou não, não te vai dizer se a agua está a perder-se por aqui ou por ali, diz-te por exemplo a temperatura da agua, e consoante esse valor vs a temperatura real da agua (medida com um termómetro), ficas a saber se o sensor está ou não a funcionar bem.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #18 em: 02 de Junho de 2014, 00:29 am »
Sério? Sempre li que era do lado do pendura. Mas o teu Clio é diferente dos outros :laugh:

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #19 em: 02 de Junho de 2014, 09:45 am »
Apesar dos valores de compressão pode existir uma passagem de água para dentro do cilindro.

Verifica se uma das velas não se encontra com uma cor alaranjada num dos polos.

Por outro lado essas bombas de agua se não ficarem bem encostadas não vedam em condições.

Verifica ainda o corpo da borboleta que deve estar completamente sujo alem de ser necessário adaptar / reajustar electronicamente.

Tb deves verificar o corpo do termostacto e verificar se não existe uma micro fuga pelo vedante.

Offline AMSA

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #20 em: 02 de Junho de 2014, 10:09 am »
Bom dia pessoal.

Já dei uma vista de olhos, com o carro a quente, na zona do pendura e não tem qualquer vestígio de água. Acontece que também dei uma vista de olhos na zona do motor (segui as tubagens) e não me pareceu haver água pelos locais onde estive a dar uma vista de olhos.

Com isto pergunto: se a perda de água for uma coisa ligeira, e tendo em conta que o motor está quente, a água não evaporará? Como é que conseguimos ver então esses vestígios de água?

Como é que posso ver se está a haver passagem de água para a junta?

E suma, no que diz respeito à perda de água temos:

- Água no lado do pendura (que já vi e não me pareceu haver ali vestígios de água);
- Junta do termóstato se estiver degradada;
-  Abraçadeira com folga devido à vibração do motor;
farfalho

quando a intervenção no termóstato que não usei logo silicone preto para juntas e abraçadeiras novas decentes, desde então o nível mantém-se tendo só descido uma vez devido à folga que as abraçadeiras ganharam, bastou apertar.

@rodinhas
"colectores e o o-ring da borboleta. Se os dos colectores não tem fuga, vê o da borboleta."

Isto que estás a dizer é relativamente à perda de água, correcto? Como é que posso ver se está a haver fuga nos colectores? Colector é diferente de junta correcto? Como posso ver também se há fuga na junta?

---

Relativamente ao sintoma que relatei, pouco nada posso então fazer. Resumindo, do que já foi aqui dito poderá ser:

- Borboleta Suja;
- Sensor de temperatura a dar valores errados;
- Captor pms;

@rodinhas
"Mexer na borboleta, tem que se lhe diga, pois é um componente muito sensível, se esta avariar prepara uns 500€ ou mais para por uma nova, alem disso, depois de limpa tem que ser feito um reset aos parâmetros da borboleta. Normalmente os sintomas, da borboleta avariada, é a dita luz da resistência sempre acesa e o carro entra em safe mode, trabalha, mas não desenvolve nada."

A luz da resistência no meu caso só acende antes de o carro ir abaixo, por exemplo, nessa situação de estar a chegar a um semafro. Quando isso acontece dou umas aceleradelas para o gajo não ir abaixo e ele lá recupera (as vezes não). Outra situação é quando vou numa descido e coloco o carro em ponto morto, o gajo as vezes não se aguenta e vai abaixo.

Conforme disse, mudei as bobines e as velas. Com isto, desde que mudei isto noto que o carro puxa ligeiramente mais.

@Xmarine
Os valores da compressão do motor está dentro do normal?

Há algo a acrescentar a lista que fiz?

O quê que vocês podem sugerir-me em termos da ordem de intervenção que deveria tomar?

@caçoilauto
Obrigado pela tua resposta.

Relativamente às velas, de facto o que o mecânico (a quem já levo o carro a alguns tempos) disse (e verifiquei porque estive lá) é que duas das velas estavam um pouco mais sujas que as outras duas (em torno ou no próprio pólo, na parte branca também, tipo cerâmica).

Relativamente à bomba de água posso tentar verificar com ele, pois foi ele quem montou.

O quê que queres dizer com verificar o corpo da borbuleta? Isso involve desmontar a parte de cima toda do motor, conforme mostra o video que colocaram aqui?

Alguém sabe se existe alguma foto/fotos aonde identifiquem cada um dos componentes que referiram aqui?

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #21 em: 02 de Junho de 2014, 10:13 am »
Lembrei-me agora também que já vi dois casos de perda de liquido de refrigeração pela tampa do vaso de expansão.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #22 em: 02 de Junho de 2014, 10:46 am »
Pois, não sei, mas a abertura do corpo da sofagem está virado para o lado esquerdo, não me lembro como é que é o corpo da sofagem por dentro, se há aberturas ou não para o lado direito. Não estarás a confundir com o corcovam entupido?

Quando falei nos vedantes e no o-ring da borboleta referia-me ao relantim instável, (entrada de ar que não está a ser controlada pela borboleta, e por essa razão o carro não consegue manter o relantim estável.

Era conveniente também fazeres um diagnóstico electrónico para saber qual é o erro registado, quando acende a luz da resistência, para mais facilmente encontrares o que está a causar esse erro,
« Última modificação: 02 de Junho de 2014, 10:53 am por rodinhas »

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #23 em: 02 de Junho de 2014, 10:48 am »
Não estavas a falar do radiador? O radiador fica no lado do pendura e se ganhar fuga é por lá que costuma sair o liquido.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #24 em: 02 de Junho de 2014, 11:00 am »
Radiador da sofagem do lado do pendura no clio 2? só se for de um carro inglês  :laugh: :laugh:

Vê lá bem a foto, se junto ao suporte metálico que está no meio do sitio do tablier se não vês lá o radiador da sofagem ;)

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #25 em: 02 de Junho de 2014, 11:11 am »
Por acaso não vejo lá nada. Mas isso é porque tenho o monitor muito escuro :laugh:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #26 em: 02 de Junho de 2014, 12:29 pm »
dá-lhe mais luz!!!

Offline AMSA

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #27 em: 05 de Junho de 2014, 09:04 am »
Olá pessoal,

Esqueci-me de referir um pormenor que não sei se tem alguma influência na detecção do problema com mais rigor:

Quando ligo o ar condicionado (que por sinal é automático, painel digital) o carro deixa de ter aquele sintoma que referi, embora haja uma pequena instabilidade na manutenção das rpm ao relantim (continua ligeiramente instável).

Não sei se isto ajudará em algo, mas com este detalhe o quê que me podem dizer?

Abçs

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #28 em: 05 de Junho de 2014, 09:25 am »
O carro tem de compensar a rotação devido ao compressor de AC. Verifica o que já te dissemos

Offline AMSA

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #29 em: 05 de Junho de 2014, 09:34 am »
Okay, obrigado mais uma vez.