Autor Tópico: Duvida relativamente ao Turbo/EGR  (Lida 18860 vezes)

Offline Nogueira

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Duvida relativamente ao Turbo/EGR
« em: 23 de Junho de 2014, 14:29 pm »
Boas,

Eu tenho uma clio II dci comercial de 2005 e no ano passado mandei retificar o turbo e desligar a EGR, porque o turbo assobiava e largava muito fumo preto quando pisava no pedal do acelerador e a EGR estava completamente entupida com carvão......
Desde de esse dia que foi buscar o carro a oficia fiquei com a impressão que o carro anda menos nas subidas (subidas com muita inclinação e longas)..
Por exemplo: antes chegava ao topo da subida as 2500 rotações e agora só chego as 2300 rotações, isto com o acerador pois mais do meio!!
Na altura quando o foi buscar o carro a oficina o mecânico disse-me que o turbo estava agora a fazer pressão de 1.1 bar .....
Ah outra coisa antes passava nessa subida sempre ao fim do dia, agora passo sempre depois de almoço, terá haver com o ar de entrada no turbo ser mais quente ou frio!!!!!!

Offline aacc

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Re: Duvida rativamente ao Turbo/EGR
« Responder #1 em: 23 de Junho de 2014, 14:44 pm »
terá a ver com a quantidade que se come ( e bebe ) ao almoço???

Offline Rui

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Re: Duvida rativamente ao Turbo/EGR
« Responder #2 em: 23 de Junho de 2014, 22:19 pm »
Eu tenho uma clio II dci comercial de 2005 e no ano passado mandei retificar o turbo e desligar a EGR, porque o turbo assobiava e largava muito fumo preto quando pisava no pedal do acelerador e a EGR estava completamente entupida com carvão......

Explica-me lá uma coisa, o turbo assobiava muito e o motor largava muito fumo preto e isso resolve-se com o desligar da EGR e rectificar o turbo?
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Offline Nogueira

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Re: Duvida rativamente ao Turbo/EGR
« Responder #3 em: 23 de Junho de 2014, 22:51 pm »
 :huh:
sim, porque tinha uma folga na hélice (ou ventoinha como queiram chamar) fazendo só 0,8 bar de máximo e o motor para recompensar enjeitava gasóleo em vez de ar, mas isso não interessa por já esta resolvido.
Quando ao EGR para não andar sempre a limpar, mandei anular ( junta ceda e etc)
O que eu queria saber era se com a EGR como tenho agora interfere no andamento?
« Última modificação: 24 de Junho de 2014, 13:55 pm por rodinhas »

Offline Rui

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Re: Duvida rativamente ao Turbo/EGR
« Responder #4 em: 23 de Junho de 2014, 22:56 pm »
Acho que devias tentar saber mais sobre o funcionamento da EGR antes de anular a treta da válvula.
O Xmarine há algumas semanas publicou num tópico sobre EGR, o porquê desta válvula existir e porque não se deve eliminar.
Digo-te já que eu sou contra todas essas táticas de eliminação de componentes que ajudam a diminuir a poluição, EGR incluida.
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Offline Nogueira

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Re: Duvida rativamente ao Turbo/EGR
« Responder #5 em: 23 de Junho de 2014, 23:11 pm »
Para dizer a verdade nem sei como o fumo passava na EGR, porque aquilo estava entupido de tal maneira .........
O carro anda bem, ate acho que no arranque anda mais do que antes ( mas apenas no arranque) .....
Antes fazia muitos, mas muitos quilómetros em AE e longos, atualmente raramente vou a AE, também não sei se terá há ver com isso!!!!!
Se soubesse que tinha há ver com a EGR, mandava ligar novamente??????
 
« Última modificação: 24 de Junho de 2014, 13:57 pm por rodinhas »

Offline Silvestre

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Re: Duvida rativamente ao Turbo/EGR
« Responder #6 em: 23 de Junho de 2014, 23:58 pm »
Auto-estrada é mau para a EGR? Essa é nova pra mim.
Salvo erro, a EGR serve para reaproveitar os gases, de escape acho eu, especialmente em baixos regimes. Portanto, o mais prejudicial para o sistema é o pára-arranca. Se estiver errado corrijam-me.  :smiley:
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Offline Nogueira

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Re: Duvida rativamente ao Turbo/EGR
« Responder #7 em: 24 de Junho de 2014, 00:53 am »
Obrigado pelas respostas, mas continua na dúvida!

Offline Dom

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Re: Duvida rativamente ao Turbo/EGR
« Responder #8 em: 24 de Junho de 2014, 08:48 am »
Usar um óleo C3 ou mais alto, também ajuda a não acumular tanta porcaria. Uma limpeza de vez em quando e anda no ponto.
Quanto à suposta perda de rendimento, mete um turbo novo. Já vi tantos casos como o teu que já deixei de acreditar nas casas de reparação de turbos.

Offline Nogueira

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Re: Duvida rativamente ao Turbo/EGR
« Responder #9 em: 24 de Junho de 2014, 11:23 am »
Na altura gastei 500€ para retificação do turbo mais mao de obra, e novo custava 900€ com a mao de obra.
Nem sei o que fazer?

Offline Rui

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Re: Duvida rativamente ao Turbo/EGR
« Responder #10 em: 24 de Junho de 2014, 11:53 am »
Ora vamos lá citar o camarada Xmarine:

Responsável pelo controle do fluxo dos gases produzidos pela combustão da mistura dentro dos cilindros do motor, a válvula EGR ajuda a controlar e reduzir a emissão de poluentes.

Como sabemos, os motores veiculares mais modernos incorporam dispositivos destinados a diminuir os poluentes lançados na atmosfera, sendo este um dos principais motivos da utilização do gerenciamento eletrônico nos veículos atuais, nacionais e importados.
Basicamente, os três mais importantes poluentes produzidos por um motor de combustão interna são, em ordem de importância, o Monóxido de Carbono (CO), os Hidrocarbonetos (HC), e os Óxidos de Nitrogênio (NOx).
Falando especificamente sobre os Óxidos de Nitrogênio, eles são formados quando a temperatura da câmara de combustão atinge níveis mais elevados, seja pelo empobrecimento gradual da mistura, devido ao aquececimento do motor, seja por condições de trabalho mais críticas; e neste caso, devem ser controlados para se manterem dentro dos limites de emissões definidos por lei.
A fim de reduzir a formação destes óxidos, os gases de escapamento são desviados até o sistema de admissão, através de uma tubulação existente no coletor de escapamento do veículo, para que possam ser aspirados e ocupar um espaço dentro da câmara de combustão usualmente destinado à mistura ar/combustível.
Como sabemos, os gases de escape são formados por uma mistura já queimada e, portanto, não são mais combustíveis. Todavia, se ocuparem um espaço dentro da câmara, irão limitar a queima da mistura ar/combustível, diminuindo, conseqüentemente sua temperatura. Ao reduzir a temperatura, automaticamente será reduzido o nível de formação dos Óxidos de Nitrogênio produzidos pelo motor.
É óbvio que a admissão destes gases na câmara, ocupando o lugar destinado a mistura ar/combustível, reduzirá a potência disponível gerada pelo motor e, portanto, este processo deve ser controlado criteriosamente, com a finalidade de não prejudicar o desempenho do veículo em determinados regimes de funcionamento.

Função e funcionamento - É aí que entra em cena a válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation ou Válvula de Recirculação dos Gases de Escape), que controla o fluxo e o momento em que estes gases devem ser admitidos na câmara de combustão.
A válvula EGR abre pela ação do vácuo do coletor de admissão, por um lado, e pela ação da pressão dos gases de escape, pelo outro, permitindo que os gases de escapamento fluam para o interior do coletor de admissão.
Os gases de escapamento seguem com a mistura ar/combustível para a câmara de combustão. Se houver um excesso de gases de escapamento admitidos, não ocorrerá combustão, ou haverá falha de combustão. Por isso, apenas uma quantidade controlada de gás passa pela válvula, que deverá estar totalmente fechada na marcha lenta.
No regime de marcha lenta não deverá haver admissão de gases de escape no coletor de admissão, pois não há geração de NOx nestas condições, sem mencionar o fato de que na marcha lenta, pela baixa quantidade de combustões nos cilindros, haverá irregularidade em seu funcionamento, oscilações e até mesmo apagamento do motor em casos extremos.
A válvula EGR possui uma câmara com um diafragma, que abre a sede da válvula pela ação de pressão positiva proveniente do escape e/ou vácuo originado do coletor de admissão, interligando os dois coletores (veja Figura 1). Por isso, geralmente sua localização está próxima aos coletores ou a alguma tubulação que os interliga.
Nos sistemas mais avançados de gerenciamento eletrônico, as funções desta válvula são controladas pelo Módulo de Controle Eletrônico (UCE), que se utiliza de atuadores para determinar o momento e o tempo em que ela deve operar, sendo sua real atuação monitorada por um potenciômetro presente na própria válvula. Este, por sinal, será parte do tema abordado na segunda parte desta matéria.
A válvula EGR abre atendendo à uma das seguintes condições:
• Motor Aquecido;
• Rotação do motor superior à da marcha lenta (veja Figura 2);
• Condições diversas de aceleração e desaceleração do veículo.
A quantidade dos gases de escape admitidos na câmara e o tempo que a válvula permanece aberta dependerá das variações no vácuo e na pressão dos gases de escapamento, de acordo com o regime de funcionamento do motor.

Identificação da Válvula EGR - Existe uma seqüência padrão nos códigos de identificação da válvula EGR, com informações importantes para o aplicador:
• As válvulas EGR de pressão positiva terão um “P” gravado na lateral superior de sua carcaça, seguindo o número da peça (veja Figura 3);
• As válvulas EGR de pressão negativa terão um “N” estampado na lateral superior da válvula em seguida à sua numeração;
• As válvulas EGR de passagem, ou seja, que trabalham tanto com pressão negativa quanto com pressão positiva, não possuem nenhuma identificação de seu regime de trabalho após seu número de peça.
A substituição da EGR deverá ser feita observando-se estas indicações de aplicação, uma vez que fisicamente todas elas são parecidas ou mesmo idênticas. Não existe um teste eficiente para checar a eficiência das válvulas EGR, uma vez que só se poderá comprovar se seu diafragma está perfeito através da aplicação de vácuo. Porém, seu correto funcionamento, como aprendemos, depende também da atuação da pressão positiva dos gases de escapamento, o que nem sempre se pode confirmar.
Quando forem observadas falhas no funcionamento do motor em altas rotações, marcha lenta irregular ou mesmo apagamento do motor após desacelerações, bem como altos níveis de emissão de CO, a culpada pode ser a válvula EGR e deverá ser substituída por outra de mesma especificação. Porém, atente que mesmo motores idênticos mas aplicados em veículos diferentes, podem utilizar EGRs diferentes, embora fisicamente idênticas.
O técnico deverá estar atento quanto à aplicação específica do tipo de componente correto, pois falhas de funcionamento ocorrerão se a EGR inadequada for aplicada. Vale a pena lembrar também que, como as EGRs trabalham utilizando o vácuo do coletor, um exame criterioso das tubulações deverá ser feito, prevenindo, dessa forma, vazamentos indesejáveis e oscilações da marcha lenta.
No próximo artigo, daremos continuaçào a este assunto, com a descrição do funcionamento das Válvulas EGR atuadas eletronicamente e como o sistema de gerenciamento eletronico do motor interage com elas, bem como dispositivos que auxiliam neste trabalho.


in http://www.oficinabrasil.com.br/



Já vi que não sabem....

A diminuição da poluição é apenas 50% da utilidade da EGR. outros 50% da sua utilidade é para reduzir a temperatura de combustão do motor!! E a primeira parte é uma consequência da segunda.

"Ah e tal, mas como é que meter gases quentes na admissão diminui a temperatura?"

Pois... o NOx é produzido em maior quantidade quanto mais quente for a combustão. Se se introduzir gás de escape inerte nos cilindros, ocupa espaço que seria ocupado pela mistura ar/combustível, tornando a mistura ligeiramente pobre, a pressão diminui e a temperatura da combustão diminui.

"Ah e tal mas se eu a tirar não faz mal nenhum"

Faz.... às andorinhas e aos colectores de escape. Sabem que o motor dci105 já de origem empena e racha colectores de escape mas ainda chegam a durar uns anos. Se tirarem a EGR e andarem sempre a fundo, o colector não aguenta 3 dias?

"Ah e tal, mas isso tira potência ao motor"

Verdade, por isso é que a válvula só abre passagem em determinadas situações, de pouca carga no motor.

"Ah e tal, mas o reprogramador disse para retirar"

Acredito, mas sei de reprogramadores que sabem como usar e bem a EGR numa reprogramação. A esses eu dou mais valor!
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Offline alvaro carvalho

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Re: Duvida rativamente ao Turbo/EGR
« Responder #11 em: 24 de Junho de 2014, 12:06 pm »
Gostei da citaçao.

Aprendi umas coisas...

Cumptos
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Offline Nogueira

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Re: Duvida rativamente ao Turbo/EGR
« Responder #12 em: 24 de Junho de 2014, 15:32 pm »
Também desconfio da falta da EGR!
Ou entao falta de uma viagem bem longa, porque também acho que esteja um pouco preso!
Antigamento andava quase sempre com gasoleo do G.Force e muita AE!
Os motores mais antigos nao tinham EGR e faziam centenas de quilometros e andavam super bem!

Offline Silvestre

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Re: Duvida rativamente ao Turbo/EGR
« Responder #13 em: 24 de Junho de 2014, 16:01 pm »
Não tinham egr, por isso poluíam bastante o meio ambiente.
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Offline Nogueira

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Re: Duvida rativamente ao Turbo/EGR
« Responder #14 em: 24 de Junho de 2014, 18:40 pm »
Bem, pelo que entendi não será da EGR esta desligada, porque se só funciona em baixa, não poderá ser?