Autor Tópico: Consumo de oleo Laguna 2  (Lida 18358 vezes)

Offline Pedro Silva

• 1.0 SCe
  • *
Consumo de oleo Laguna 2
« em: 02 de Julho de 2014, 15:43 pm »
Boas, tenho uma laguna fase 2. Há algum tempo tenho notado que quando faço viagens grandes( mais de 150Km seguidos) começa a notar-se umas gotas de óleo no chão. No dia á dia não acontece (poucos Km diários). No indicador de óleo nesse mesmo andamento dia a dia não sofre alterações, assim que faço uma viagem grande, o indicador baixa e bastante. Fui ao mecânico que me disse que a nível de carter e de motor não há fugas. Há um tubo perto do turbo que esse está sempre babado creio ser daí. É normal? Se não o que poderá ser?
Abraço

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Consumo de oleo Laguna 2
« Responder #1 em: 02 de Julho de 2014, 15:44 pm »
O turbo deve estar a fazer passagem de óleo

Offline Pedro Silva

• 1.0 SCe
  • *
Consumo de oleo Laguna 2
« Responder #2 em: 03 de Julho de 2014, 19:23 pm »
Boas, obrigado pela resposta. Isso é grave? implica ter que reparar o turbo?
Obrigado

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
Consumo de oleo Laguna 2
« Responder #3 em: 03 de Julho de 2014, 21:19 pm »
Reparar ou turbo novo. Mas antes de mais, convém acertar o sintoma para não andar a trocar peças ao calhas.

Offline cesarcunha

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Penafiel
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi, Peugeot Partner 1.6HDi
Re: Consumo de oleo Laguna 2
« Responder #4 em: 09 de Julho de 2014, 12:21 pm »
Vai a uma casa de turbos ou mesmo à Renault para te limparem o turbo. Isso já aconteceu no meu Laguna, tive sorte em não ter partido.

Offline Pedro Silva

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 25 de Julho de 2014, 12:59 pm »
Obrigado pelas respostas. Já agora e não querendo abusar, há uns dias comecei a ouvir zumbido, parecido como uma ventoinha a trabalhar entre as 2000 e as 2500 rotações e só a quente. a frio não faz esse zumbido. O meu mecânico disse que poderia ser um tubo estar com uma pequena fissura e ouvir-se o turbo em funcionamento. Será?

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #6 em: 25 de Julho de 2014, 13:22 pm »
O meu também anda com um barulho semelhante. Penso ser o tubo da EGR com fuga mas só vendo. No teu caso, o facto de teres consumo de óleo, pode mesmo significar avaria no turbo.

Offline Pedro Silva

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 22 de Setembro de 2014, 08:35 am »
Boas,
Mais novidades, este fim de semana notei que ao por a laguna a trabalhar saia uma bufarada de fumo mas que depois desse primeiro escape voltava ao normal. Normal é que não foi quando no fim de uma viagem de 2,5h e chegando ao destino, o CB me indicou nível de óleo do motor no mínimo. No domingo coloquei novo óleo. Mais 2,5h de viagem de regresso e quando chego a casa e desligo o carro e ao voltar a ligar novamente a indicação de óleo no mínimo. De ambas as vezes o chão cheio de óleo. Não perdeu potencia. só fiquei um pouco alarmado quando puxei por ele numa subida e começou a sair uma fumarada negra pelo escape, coisa que nunca tinha acontecido. Verifico que o óleo sai por cima do motor da parte de trás junto ao coletor da admissão. Será alguma junta queimada?
Agradeço resposta, apesar de o ter que ir por no mecânico gostaria de ter opiniões.
Abraços

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #8 em: 22 de Setembro de 2014, 12:58 pm »
Não será o turbo com uma grande fuga de oleo?

Offline Pedro Silva

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 30 de Setembro de 2014, 09:34 am »
Boas,
Novidades, o sopro que ouvia era um tubo rachado, foi substituído. Em relação ao óleo, andei 1h com a laguna, não foi em serras, mas puxei por ela e no fim não verifiquei óleo no chão. Passadas umas horas verifiquei que havia uma pinga no chão, levei-a ao mecânico e foi verificado que o tubo do respiro de óleo que está ligado ao tubo que vai do filtro do ar ao turbo em quente dilata e deixa passar óleo. foi colocada uma abraçadeira. No entanto o indicador de óleo no CB não teve alteração. O mecânico disse que é normal que ainda vá cair um pouco de óleo que está ainda a escorrer. Vou dando noticias.

Offline Pedro Silva

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 01 de Outubro de 2014, 12:51 pm »
Boas,
Novidades e não são boas. Ao fim de 2 dias voltou a haver óleo no chão. Depois de uma verificação notei que ao por a abraçadeira no respiro do óleo que está no tubo entre o filtro de ar e o turbo, deixou de verter por aí no entanto agora sai pela junção do tubo ao turbo. Começo acreditar que sempre será o turbo a dar passagem de óleo. E quando ligo o carro a 1ª vez sai uma fumarada, penso ser devido a haver óleo na admissão de ar. Alguém sabe onde poderei mandar verificar o turbo e se o tiver que reparar quais os custos + -, aqui em gaia? Agradeço respostas

Offline sapereira

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Canidelo
  • Garagem : Renault Laguna 2 fase 2 1.9dci
« Responder #11 em: 02 de Outubro de 2014, 23:13 pm »
publicidade nao autorizada nao é permitida
mas tens que ir com o turbo já desmontado senão nada feito, dependendo do problema eles tem kits de reparação, no caso do meu como era o veio com folga ficou por 325 euros

Offline Pedro Silva

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 23 de Outubro de 2014, 08:10 am »
Boas, novidades,
depois do fado de que era isto e depois era aquilo, que não podia ser o turbo, mas afinal que poderia ser, mudei de mecânico. Foi detetado que o óleo sai pelo coletor de escape. 2º ele o turbo está a fazer passagem de óleo e com a pressão começa a sair pela junta do coletor. Solução reparar turbo. O que acham? não queria me meter noutra.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #13 em: 23 de Outubro de 2014, 09:04 am »
O meu também anda com um barulho semelhante. Penso ser o tubo da EGR com fuga mas só vendo. No teu caso, o facto de teres consumo de óleo, pode mesmo significar avaria no turbo.

Offline Pedro Silva

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 23 de Outubro de 2014, 11:18 am »
Caro Dom, eu li a sua citação de algum tempo, mas o que me fazia duvidar é que sempre falavam em "consumir óleo" e no meu caso o óleo caia para o chão e não consumia. Como não sou um expert em mecânica pensava que turbo a passar óleo este tinha que ir pela tubagem para a admissão ou para o escape e nunca podia escorrer pelo motor. Abraço