Autor Tópico: como serão luzes diurnas no novo clio  (Lida 16872 vezes)

Xmarine

• Visitante
Re: como serão luzes diurnas no novo clio
« Responder #15 em: 07 de Junho de 2010, 20:50 pm »
No clio 2 fase 2 já existiam luzes diurnas. mas nenhum saiu com isso em PT.Mas tenho cá em casa a instalação electrica para o fazer  :grin:

MRC

• Visitante
« Responder #16 em: 07 de Junho de 2010, 20:56 pm »
Pois, no norte da Europa já existem carros equipados com isso há bastantes anos.

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #17 em: 07 de Junho de 2010, 20:57 pm »
Pois, no norte da Europa já existem carros equipados com isso há bastantes anos.

Sim e tu na ECU da Renault podes activar a opção de luzes diurnas. Mas se a activares o que faz e fazer com que os medios e minimos fiquem sempre ligados, com as presença atras tambem. Eu fiz esse teste um sabado com o Artur, logo ele pode confirmar. A unica coisa que consegui alterar foi o volume do sensor de estacionamento... Mais nada...

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #18 em: 08 de Junho de 2010, 09:17 am »
Eu quando faço viagens levo sempre os faróis ligados.
Já apanhei alguns sustos por não trazer as luzes ligadas, principalmente quando ando nas nacionais. :undecided:
Ontem vi uma espace (salvo erro) que tinha umas luzes mais fracas ligadas no espelho dos máximos e as traseiras estavam apagadas.
É possível que adoptem o mesmo mecanismo para o clio.
Contudo estas hipoteses levam-me a pensar que se as luzes diurnas forem de halogenio vão aquecer toda a optica e fazer com que fiquem baças mais depressa. Para evitar isso acho que as barrinhas pequenas de leds como os mercedes trazem agora eram uma boa opção, mas olhando para o para-choques do meu carro não vejo grandes hipoteses de montar essas barras de leds. :rolleyes:
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline DanielNogueira78

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Porto
  • Clio - Grandes para quê?
  • Garagem : Clio Baccara mk1 ph2 1.4
« Responder #19 em: 08 de Junho de 2010, 13:11 pm »
ECU == Electronic Central Unit?
Vocêzes e mais as siglas.. ;p

Eu acho bem que se meta leds, se forem bem metidos fica catita.. E não é por "eu ver bem de dia" ou não, até porque isso é como já foi dito, para sermos vistos e não para vermos...

O caso do Sol de frente é um clássico, é a diferença de ver na outra faixa uma sombra ou um borrão preto, ou então um borrao com umas luzes na frente.. Eu tenho a sorte de nos últimos dois anos andar sempre a favor do Sol, faço Este-Oeste de manhã e o oposto à tarde.. Mas ainda assim penso nos sócios que vem de frente e conforme as condições de luz e época do ano, ligo as minhas.. Não sem o meu sócio das boleias "car-cheiring" ;p me dizer logo algo como "oh, pra quê as luzes, aqui nem se pode ultrapassar!"....

Nos países nórdicos já há muito tempo que é obrigatório circular de médios, mas lá pra cima também há países que pra tirar a carta tens de passar provas de condução em Gelo, Neve, etc.. E aqui é o que se vê, eu acho que a Farinha Amparo já não se vende mas de certeza que ainda há cartas a sair em pacotes desses.... ;)

BTW: (By The Way ;p ) aqui há anos a ANECRA teve uma campanha de "circule com luzes acesas", e mais recentemente também houve as célebres estradas de Tolerância Zero, onde se era obrigado a trazer-las ligadas, sob ameaça de multa e tudo!... Só que acho que já se esqueceram todos disso..

DN
Clio Baccara 1.4 (Out'95) a

Offline DanielNogueira78

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #20 em: 08 de Junho de 2010, 13:33 pm »
Citação de: Black Phoenix
Nas meganes e clios novos as direccionais andam sempre ligadas durante o dia. O coolwater no encontro de Las Vendas disse se o facto nao faria aquecer muito os farois. Bem se a Renault usa essa hipotese e porque nao. . . . . . E se tiver que usar as luzes normais durante o dia, e mais uma opção que comprei para o carro desnecessaria (nomeadamente o sensor de luz).

o sensor de luzes há-de servir na mesma pra ligar médios.. Estas luzes de LED's hão-de ser pra andar sempre ligadas desde que a chave esteja no Contacto, ou então o carro a trabalhar..

Quanto à nova moda das direcionais.. pra mim eficaz eficaz é como nos Ibiza, o nevoeiro é que acende, porque esta ali rasteirinho e ilumina bem a curva, nomeadamente o traço lateral de uma qualquer estrada escura...

Já Essas lâmpadinhas como as que o Cool tem, não hão-de estar assim tantoooo tempo aceso pra esquentar.. Só se a malta andar sempre sempre às voltas numa qualquer rotunda.. ;p

mas se for pra passarem a andar sempre ligadas.......
....

DN

Xmarine

• Visitante
« Responder #21 em: 08 de Junho de 2010, 13:46 pm »
Pois só que tanto as luzes diurnas como os farois direccionais são ilegais em Portugal porque não existe ainda legislação. Os Ibizas e os mercedes que acendem o farol de nevoeiro podem levar duas multas: Uma por andar com farois de nevoeiro acesos e outra por só acender um farol e o outro estar apagado. Sim...é a lei que temos por cá.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #22 em: 08 de Junho de 2010, 13:46 pm »
Pois só que tanto as luzes diurnas como os farois direccionais são ilegais em Portugal porque não existe ainda legislação. Os Ibizas e os mercedes que acendem o farol de nevoeiro podem levar duas multas: Uma por andar com farois de nevoeiro acesos e outra por só acender um farol e o outro estar apagado. Sim...é a lei que temos por cá.

Conclusão: "Portugal no seu melhor"
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline DanielNogueira78

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #23 em: 08 de Junho de 2010, 14:28 pm »
Hmmm.. Eu já tive uma tipa que uma vez me contou que teve de ir mostrar o manual do carro ao GNR para o convencer que aquilo era função do carro.. E supostamente a coisa terá ficado por ali.. Mas tendo em conta que ela uma vez também se assustou toda porque aqui-del-rei que a temperatura estava a 40o....

Nos Ibizas novos Parece-me fácil de mostrar isso, mesmo parado ele faz isso, basta virar o volante e a luz acende.. Pessoalmente acho mal, porque se páras com o volante virado aquilo fica prali a luz acesa..

DN

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #24 em: 08 de Junho de 2010, 14:50 pm »
Exactamente, aliás muitos carros já acedem os faróis de nevoeiro da frente quando viras o volante..

Agora essa da Policia embirrar, e a rapariga ter que mostrar o manual do carro... por amor de deus...
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #25 em: 08 de Junho de 2010, 14:59 pm »
Exactamente, aliás muitos carros já acedem os faróis de nevoeiro da frente quando viras o volante..

Agora essa da Policia embirrar, e a rapariga ter que mostrar o manual do carro... por amor de deus...

Podes acreditar que é verdade... Farois de nevoeiro ligados quando não está nevoeiro dá multa.

Os direccionais da Renault desligam passado um tempo por segurança certamente... Por acaso ja nem me lembro de ter dito isso LOL sou mesmo bom para guardar segredos! Para mim acho que se desse para activar unicamente os minimos era o ideal, nao gostava muito de ter de adoptar uma barra de led's para o para choques nem para a optica, mas considero a atitude de ter as luzes ligadas mesmo benéfica em todos os sentidos  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #26 em: 08 de Junho de 2010, 15:32 pm »
Alias bastava que de dia fossem so os medios acessos e a noite ligassem as luzes de presença atras. Ou os direccionais como nas novas Megane... De dia estavam sempre ligadas. A noite so ligavam abaixo dos 70KM/h e quando em curva (como e normal)

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #27 em: 08 de Junho de 2010, 16:03 pm »
Segundo as directizes europeias as luzes diurnas têm que baixar de intensidade sempre que os médios forem ligados.
Já reparei que os audis sempre que os piscas acendem ou os médios os leds baixam de intensidade.
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #28 em: 08 de Junho de 2010, 16:07 pm »
Segundo as directizes europeias as luzes diurnas têm que baixar de intensidade sempre que os médios forem ligados.
Já reparei que os audis sempre que os piscas acendem ou os médios os leds baixam de intensidade.
Ou baixar ou apagar, dado que as luzes diurnas de nada servem apos ter sido ligado os farois...

Offline rpfc

• Co-Fundador
  • Louis Renault
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Estarreja
  • Renault Mudos 1.2 75cv
  • Garagem : Renault Modus 1.2 75cv 06.2005 (aka MUDOS)
« Responder #29 em: 08 de Junho de 2010, 16:25 pm »
Espero bem que não venha a ser obrigatório andar com luzes ligadas de dia.

E porque não?

Porque ainda vejo bem de dia.

mas pensas mal.

as luzes nao e' para veres (tambem... ) mas e' para seres visto!

epah.. eu para mim, 24/7.. luzes ligadas...

nao custa nada... e um carro com farois ligados.. num espelho.. ou num retrovisor... ve-se muito mais depressa...evitando "chatices" :)

cumps!!

edit: ja' vi que responderam.. de igual forma.. antes :)
« Última modificação: 08 de Junho de 2010, 16:27 pm por rpfc »