Autor Tópico: Limpeza circuito injecçao  (Lida 16797 vezes)

Offline Bruno moff

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Megane breakdci 105 2008
Limpeza circuito injecçao
« em: 20 de Setembro de 2014, 16:40 pm »
Viva.Alguem aqui do forum ja fez ao seu renault a chamada limpeza do circuito fechado da injecçao?Sera que melhora efectivamente o motor em termos de consumos e performances?Existem efeitos "secundarios" por realizar esta operaçao?

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Limpeza circuito injecçao
« Responder #1 em: 20 de Setembro de 2014, 19:17 pm »
Já aqui foi comentado por alguém com experiencia no assunto que onde sentiu diferença foi quando mandou fazer uma limpeza por ultra-sons aos injetores.

Qual é o teu objetivo para realizares essa operação?

Xmarine

• Visitante
« Responder #2 em: 20 de Setembro de 2014, 19:25 pm »
Essa limpeza não é mais do que fazer o motor queimar um líquido da de limpeza (que é basicamente 90% de gasóleo) em vez do gasóleo no depósito.

Já trabalhei numa oficina que fazia isso a muitos carros. Resultados práticos nunca vi. Acho que é mais um efeito placebo que custa 40€ (pelo menos onde eu trabalhei. na renault não sei). Ou pelo menos era isso que eu percebia de falar com os clientes que o faziam.

Limpeza por ultra sons, sim, faz-se e compensa. Mas aí é necessário desmontar peças, ao invés do outro método.

Offline Bruno moff

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Megane breakdci 105 2008
« Responder #3 em: 20 de Setembro de 2014, 23:47 pm »
Estava uma promoçao duma conhecida cadeia de oficinas e diy e reparei que falavam em 35e para fazer este serviço.Uma vez,tinha eu um saxo a diesel com 250kk cai na esparrela e mandei limpar os injectores nao porque fizessem fumo mas devido a quilometragem do carro.2 semanas depois começa a perder gasoleo da bomba injectora,coincidencia ou nao aconteceu.E tambem ja li que aqueles injectores dos megas sao tipo as miss venezuelanas,muito sensiveis,e resolvi questionar aqui no forum se alguem ja tinha feito aquele serviço.Ja vi que mais vale tar quieto.

Xmarine

• Visitante
« Responder #4 em: 20 de Setembro de 2014, 23:58 pm »
Pois... lá está. O maior inconveniente de uma limpeza de injecção é precisamente o cliente.
A limpeza é absolutamente inofensiva para qualquer sistema do carro até porque se resume a uma queima de gasóleo com um aditivo de limpeza. 

Uma vez,tinha eu um saxo a diesel com 250kk cai na esparrela e mandei limpar os injectores nao porque fizessem fumo mas devido a quilometragem do carro.2 semanas depois começa a perder gasoleo da bomba injectora,coincidencia ou nao aconteceu.

Basicamente é a mesma coisa que dizeres... "Tenho uma unha do pé encravada e doi-me a cabeça por causa disso"
LOL

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
« Responder #5 em: 21 de Setembro de 2014, 10:33 am »
Fiz isso na norauto. Sinceramente não notei nada de especial, excepto ter ficado na reserva após o processo e com um terrível cheiro a gasóleo dentro do carro.

No meu caso, o produto de limpeza era colocado junto com o gasóleo e era administrado directamente na régua de injeção (não passava pela bomba), e o tubo de retorno foi "desviado" para não entrar os restos do produto e detritos novamente no deposito.
Na altura perguntei o por quê de não passar pela bomba e a resposta foi (pelo menos foi essa a conclusão que tirei) que  este processo de limpeza poderia danifica-la.

Xmarine

• Visitante
« Responder #6 em: 21 de Setembro de 2014, 12:36 pm »
Se não passar pela bomba o carro não pega!  Loolol

A maquina da norauto mete o líquido a 5 bar no máximo.  Um carro diesel common rail precisa de 400bar só para pegar....  então como é que isso foi feito??? Lololol

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • ...
« Responder #7 em: 21 de Setembro de 2014, 14:07 pm »
Não entendi a tua duvida?
O motor funcionava praticamente normal, com excepção de que existia uma maquina doseadora entre a bomba e os injectores.
Amigo, sinceramente não te sei explicar melhor.

Xmarine

• Visitante
« Responder #8 em: 21 de Setembro de 2014, 14:58 pm »
Como trabalhei numa oficina onde se fazia esse serviço habitualmente e fiz centenas de limpezas eu entendi 2 coisas do teu discurso.

1: Não fazes a menor ideia do que fizeram.
2: Quem fez, não fazia a minima ideia do que estava a fazer ou a dizer...

A máquina de limpeza de injecção da norauto assim como todas as usadas noutras oficinas é ligada em substituição do depósito do carro sempre após o filtro de combustível. Ou seja, o líquido tem de passar por todo o sistema de injecção do carro.

São anulados os tubos de entrada e retorno do carro e ligados um ao outro para o caso do carro em questão ter bomba eléctrica no depósito (caso dos PSA, VAG, etc)

A máquina tem um tubo de saída de gasóleo e um tubo de retorno que devem ser ligados nos tubos de entrada e retorno respectivamente, sempre após o filtro.

A máquina tem um funcionamento muito simples que basicamente tem um motor que bombeia o líquido de limpeza e um regulador de pressão do líquido com manómetro.

A pressão é regulada conforme o carro. normalmente os sistemas Delphi usam 1 bar a 1.5bar, no motor 1.7cdti da opel por exemplo, a máquina tinha de estar até desligada!

No meu caso, o produto de limpeza era colocado junto com o gasóleo e era administrado directamente na régua de injeção (não passava pela bomba),

Como disse atrás, e volto a reforçar, o que dizes é completamente impossível. A régua de injecção tem de ter 400bar para o carro pegar porque os injectores só funcionam se o gasóleo estiver em pressão. Se anulares a bomba de AP e meteres gasóleo a 1bar ou a 10bar que seja, o carro não pega nem com molho de tomate.

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #9 em: 21 de Setembro de 2014, 15:32 pm »
devia-se fazer isto:
É assim que se limpa bicos injetores. By HIGH TORQUE.

para obter estes resultados:

Fuel Injector Cleaning - Before and After

o que tu fizeste foi +- isto mas em vez daquela garrafa era uma máquina:

How to do A Professional Fuel Injector Cleaning On the Vehicle

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • ...
« Responder #10 em: 21 de Setembro de 2014, 17:17 pm »
Sim MaNeL, mais ou menos isso.

Xmarine, sei de que falas, o pedro campos fez exactamente dessa forma.

Seja como for, e repetindo-me novamente, o gasóleo utilizado foi o do meu deposito (como disse anteriormente , até ficou na reserva), o processo demorou uns 40 minutos e o liquido de limpeza NÃO passou pela bomba. Na bomba só passou gasóleo. E sei de que falo.

Xmarine

• Visitante
« Responder #11 em: 21 de Setembro de 2014, 17:31 pm »
Então se o gasóleo do depósito diminuíu.. não fizeste nenhuma limpeza. O carro esteve a consumir o teu gasóleo em vez do de limpeza. Portanto... muito provavelmente mandaste 40€ e uns litros de gasóleo ao ar :D :D

Xmarine

• Visitante
« Responder #12 em: 21 de Setembro de 2014, 17:38 pm »
A máquina que se usa é semelhante a esta:

Ligado tal como disse. Qualquer outra coisa que tenham feito ao teu carro (que ainda nem percebi bem lol), foi errada!

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • ...
« Responder #13 em: 21 de Setembro de 2014, 18:15 pm »
Sim, era como essa.

Xmarine

• Visitante