Autor Tópico: Clio II 1.9D Problemas no arranque  (Lida 10743 vezes)

Offline misterona

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Clio II 1.9D
Clio II 1.9D Problemas no arranque
« em: 04 de Novembro de 2014, 20:41 pm »
Boa noite,

Tenho um Clio II 1.9D de 99. O carro de vez em quando tem algumas dificuldades a arrancar. Se o carro ficar 12h paradas e de manha, às vezes é necessário dar 2 vezes à chave e dar acelaração para ligar. Hoje não funcionou e há 3ª ou 4ª tentativa, deixou de responder. Faz apenas um "click" ao dar à chave. Já me aconteceu anteriormente e sei que ao dar um encosto com outro carro, o mesmo pega e fica mais uns tempos a funcionar bem, mas a minha intenção é descobrir o problema e resolvê-lo de vez.

O carro levou bateria nova há cerca de 9 meses e alternador foi reparado há cerca de 6 meses.
Penso que deverá ter uma pequena fuga na bomba de injecção. Apesar de não notar nos consumos reparei que as peças que estão por baixo da bomba, com o tempo, ficam com um pouco de gasóleo, como se fosse óleo colocado propositadamente para olear as mesmas. Já levei a um mecânico que me disse que tinha que trocar isso omais rapidamente possivel, para não danificar o alternador, pois iria recorrer nesse problema. Outro mecânico disse-me que a fuga era imperceptível, pelo que o não valia a pena o arranjo, tendo em conta o custo e que poderia colocar uma protecção plástica no alternador de forma a que o gasóleo que escorresse, fosse directamente para o chão.

A minha questão, é se acham que este problema é o causador da situação que me aconteceu hoje e qual o vosso parecer em relação às fugas na bomba injectora. Deve-se sempre arranjar, ou sendo uma coisa minima, não vale a pena o custo?

Obrigado

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Clio II 1.9D Problemas no arranque
« Responder #1 em: 05 de Novembro de 2014, 07:58 am »
Lol, vê-se com cada (suposto) mecânico....

Se tem fuga, tem que ser reparada, quer seja pequena, quer seja grande, alem de poder causar um chumbo na inspecção, e multa se for detectada pelos  :police: pode causar problemas nos componentes eléctricos, como disseste, um deles é o alternador.

Se sai combustível, entra ar ;) e pode ser uma das causas para esse problema no arranque, mas também pode ser causado por outras coisas.

Provavelmente com tanta tentativa para por o carro a trabalhar, ficaste sem bateria ;)

Offline misterona

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 05 de Novembro de 2014, 21:23 pm »
Obrigado pela resposta rodinhas.

Sim, tambem pensei isso, até pq não é a primeira vez que acontece, mas tentei dar carga de outro carro e não pegou desta vez... Se bem que fiquei com algumas duvidas em relação aos cabos...

A questão é que pretendia evitar o arranjo, pq o custo é um abuso... Estamos a falar de um carro que me custou 2000.00€, e entretanto já levou:
Correia de distribuição
correia multifunções
filtros de óleo, gasoleo, ar,
alternador,
bateria, etc... etc... possivelmente já gastei outro tanto com o mesmo... e em Dezembro, inspecção, sendo que ainda tenho que resolver a questão do airbag que tem as fitas partidas e uns problemas electricos, que estão a provocar curto-circuito nos minimos do lado condutor(minimos, luz de matricula e luz do painel)
Já agora uma curiosidade... na primeira vez que levei o carro ao mecânico (bom mecânico, faz revisões autorizadas por concessionários queriam trocar as fitas, mas o custo ia para os 190€, ao que eu disse que não queria e então arranjaram-me uma solução que foi colocar uma suposta peça que desactivava as luzes de airbag e SERV.... Inclusivamente disseram-me que com os anos que o carro tem, mesmo que tivesse um acidente o mesmo provavelmente não disparava. Custou 15€ e as ditas luzes desapareceram... Entretanto com isto tudo, voltaram a dar de si...

Alguem conhece na zona do Porto, mecânico de confiança que por um valor acessível arranje bombas injectoras?

Xmarine

• Visitante
« Responder #3 em: 05 de Novembro de 2014, 21:42 pm »
Já agora uma curiosidade... na primeira vez que levei o carro ao mecânico (bom mecânico, faz revisões autorizadas por concessionários queriam trocar as fitas, mas o custo ia para os 190€, ao que eu disse que não queria e então arranjaram-me uma solução que foi colocar uma suposta peça que desactivava as luzes de airbag e SERV.... Inclusivamente disseram-me que com os anos que o carro tem, mesmo que tivesse um acidente o mesmo provavelmente não disparava. Custou 15€ e as ditas luzes desapareceram... Entretanto com isto tudo, voltaram a dar de si...

Acho um excelente mecânico mesmo. Anular um sistema que pode evitar a morte do cliente em caso de acidente, é de facto um mecânico excepcional... não tenho a menor dúvida.

E sim, disparam se o sistema estiver ok!

Em relação à bomba injectora. Há muitas casas que reparam. Casas de sistemas diesel. Há pelo menos umas 5 ou 6 na zona de Lisboa, por isso acredito que haja umas quantas no Porto também. Numa pesquisa rápida pelo google deve aparecer...

Em relação a acessível... quem prefere pagar 15€ para resolver uma avaria do sistema de airbag's e acha que fez um bom negócio, vai achar 300 ou 400€ por uma reparação de uma bomba injectora um roubo... E se calhar vai ao mais barato que faz o serviço por 50 mas enche a bomba com silicone...mas ao fim de 1 mês está a verter de novo... mas vem para a internet dizer que fez um bom negócio... tal como o do airbag ;)

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #4 em: 05 de Novembro de 2014, 21:53 pm »
AHAH fdx Estique estás mesmo de mau feitio!  :laugh:
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
« Responder #5 em: 05 de Novembro de 2014, 22:09 pm »
Eu não acho que ele esteja de mau feitio. Está é a abrir a pestana às pessoas que gostam ou tem (€) que ir ao barato, pensando que o problema fica ok. E especialmente quando se trata de algo tipo pneus, travões, airbags. Mecanismos que em acidente podem fazer a diferença.
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline misterona

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 05 de Novembro de 2014, 22:52 pm »
Acho um excelente mecânico mesmo. Anular um sistema que pode evitar a morte do cliente em caso de acidente, é de facto um mecânico excepcional... não tenho a menor dúvida.

E sim, disparam se o sistema estiver ok!

Por acaso até é... e é autorizado pela Renault... e conheço de facto N situações em que os mesmos não dispararam... depois de terem sido "arranjados"... mas se calhar fizeram-lhes o mesmo que a mim e cobraram outras coisas...este ao menos foi honesto...

Em relação a acessível... quem prefere pagar 15€ para resolver uma avaria do sistema de airbag's e acha que fez um bom negócio, vai achar 300 ou 400€ por uma reparação de uma bomba injectora um roubo... E se calhar vai ao mais barato que faz o serviço por 50 mas enche a bomba com silicone...mas ao fim de 1 mês está a verter de novo... mas vem para a internet dizer que fez um bom negócio... tal como o do airbag ;)

Olha lá ó Dr. Stique, em algum lado eu disse que fiz um bom negócio??!! Em algum lado eu disse qual era o orçamento que me deram para arranjo da bomba??! É que por acaso o orçamento que me deram era para cima dos 500... não falei em 50eur... 300 ou 400, implica uma poupança de 100 ou 200euros em relação ao que me disseram o que é relevante...pelo menos para mim...
Agora vir para a internet fazer juízos de valor e colocar palavras na boca dos outros é que não me parece muito bem... que é para não dizer outra coisa  :wink:

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
« Responder #7 em: 05 de Novembro de 2014, 23:43 pm »
Acalma-te rapaz. O que ele disse foi de modo genérico. A malta só está a tentar ajudar.
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #8 em: 06 de Novembro de 2014, 00:30 am »
É verdade que há inúmeras razões para os airbags não dispararem, mas uma coisa é não dispararem por uma falha, ou por um determinado sensor não detectar um embate, outra coisa, é não disparar por terem andado a mexer para os manter desactivados.

O que pode acontecer com os anos, e o mesmo acontece com todos os produtos, tem data de validade, e após o fim desta (+/- 10 anos), as substancias que provocam a insuflação do airbag podem perder características, e fazer com que este não abra com a mesma eficácia que quando é novo ;)

Se o problema é no rotativo do airbag, já experimentaste procurar na internet, ou até mesmo junto dos parceiros do fórum, se tem algum usado que fique mais em conta?

Em relação ao problema da bomba, e ao problema do arranque, é preferível levares o carro directamente a uma casa que repare bombas e eles avaliarem se o problema do arranque está directamente ligado às condições da bomba, ou não.

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07

Offline misterona

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 06 de Novembro de 2014, 19:20 pm »
Obrigado a todos pela ajuda.

Vou tentar ir directamente a uma boch car service e ver se fica mais barato, do que passar pelo mecânico, que provavelmente também a iria mandar para lá para calibrar. Pode ser que ao evitar intermediários, poupe alguns euros.

Em relação ao airbag, atenção, eu concordo convosco.

A questão é que na altura, comprei o carro, pq sempre ouvi falar bem destes motores e queria um carro dentro dos valores que paguei, mas não contava ter gastos tão grandes... e na altura pensei que pudesse ser das fichas e não era... Toda a gente me diz que estes motores são de "guerra" e acredito que sejam, mas devo ter tido azar, porque tirando o motor, já lhe troquei "quase tudo", com peças da marca... e receio que este problema da bomba já viesse de inicio e tenha tb sido isso a causar outros problemas... como o alternador por exemplo...

Fora isso, adoro o carro... e só por isso ainda não me desfiz dele :)

Mais uma vez obrigado.

Logo que saiba o resultado, posto aqui.

Offline Lumi

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Montijo, Setúbal
  • Garagem : Clio DCi Van 2004_60Kw
« Responder #11 em: 13 de Dezembro de 2014, 18:30 pm »
Boas,

espero que o problema já esteja resolvido.
A bomba é mecânica ou electrónica?
Se fôr mecânica, o problema da fuga pode ser os o'rings que estão debaixo da tampa da bomba. E a sua reparação é simples e barata.
Existem é pessoas que "cravam a bucha" por se mexer numa bomba injectora.
Se fores á Renault, podes comprar a protecção/resguardo do alternador que serve para evitar danificar o alternador. Peça essa que vinha de origem, mas que ao mexerem no alternador ou bomba retiraram-na e não a voltaram a colocar.

Offline Lumi

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Montijo, Setúbal
  • Garagem : Clio DCi Van 2004_60Kw
« Responder #12 em: 13 de Dezembro de 2014, 19:03 pm »
Não quero estar a ser melodramático nem nada parecido, mas....

Em relação á colocação de uma peça para enganar o sistema de Air-bag, a mesma nunca deve ser feita, visto desse modo estarem a colocar em risco de sofrer lesões físicas ou perda da própria vida quem o vier a conduzir.

Espero que não haja nenhum acidente até ter o problema resolvido da maneira mais correcta, visto que convém não esquecer que ambos podem vir a ser acusados judicialmente por colocar em risco de sofrer lesões físicas ou perda da própria vida quem o vier a conduzir, visto estarem ambos a ser ambos coniventes e negligentes com o defeito/falha de um sistema de segurança.

Offline aacc

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
« Responder #13 em: 14 de Dezembro de 2014, 14:27 pm »
realmente doutor Stique soa melhor