Autor Tópico: Scénic II 1.9 dci - reparar ou despachar  (Lida 18600 vezes)

Offline ccaetano

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Carcavelos
  • Garagem : Renaul Scénic II 1.9 dci 120cv
Scénic II 1.9 dci - reparar ou despachar
« em: 11 de Março de 2015, 13:10 pm »
Olá a todos,

Sou proprietário de um Scénic II 1.9 dci 120cv de janeiro 2005. Comprei-o à Vesauto em março 2006 com 11.000km (carro de serviço), ainda cheirava a novo.

Sempre gostei do carro, pelas prestações, consumo, conforto.
Ao longo dos anos tenho tido vários problemas mas básicamente a nível eléctrico, como elevador de janela, botão de controlo de retrovisores exteriores, substituição da 3ª luz de stop,...

Há 2 anos e aos 130.000km, a primeira grande reparação foi a substituição do quadrante e da cablagem por ter ficado inundada de água: o escoamento da àgua da chuva entupiu e a água ficava retida na carroçaria e entrava para a cabine.

Nunca tive grandes problemas de motor. As revisões nunca foram feitas na marca e eram sempre a básica mudança de óleo e filtros de 30k em 30k, pneus, pastilhas e discos quando necessário.

Há cerca de 4 meses acendeu-se o aviso de "service" com a mensagem de "verifique nível de óleo", tinham passado 6 meses e cerca de 7k km da última muda. Verifiquei que não havia fuga nem derrame no chão nem fumo anormal pelo escape em aceleração. Comprei uma garrafa de 1L para repor os níveis e assim andei durante mais um tempo, até a luz acender de novo. Nesta altura, precisava de fazer viagem semanais ao Alentejo e não podia deixar o carro na oficina, por isso e por negligência, voltei a repôr os níveis de oleo com uma garrafa de litro. Nunca notei falha de resposta do motor, os consumos mantiam-se estáveis nos 7L/100 em urbano e a temperatura nunca passava de pouco mais de meio na escala.
Nesta última semana o aviso apareceu mais cedo que o esperado e calculo que o motor esteja a consumir perto de 2L de óleo por 1000km. Em paralelo, comecei a ouvir um ligeiro matraquear metálico no ralenti, vindo do lado da correia de distribuição.
Levei o carro à Renault e expliquei estes sintomas. Um dia depois, ligam-me a dizer que o motor tem que ser aberto para ser reparado. O mecânico disse que pôs mais óleo e ligou o motor sem a tampa do óleo e pouco depois começou a sair fumo e que o som parecia "uma chaleira"...

Valor mínimo da reparação: 3000€

Factos notados por mim, que sou uma nulidade em mecânica auto: Nunca senti falta de resposta no motor; o indicador de temperatura nunca passou do normal (ligeiramente acima de meio); nunca notei aumento no consumo de gasóleo; nunca reparei em fumo anormal pelo escape; Noto um cheiro forte a gazes do escape quando paro o carro sem desligar, para descarregar coisas da bagageira ou para sair alguém...

Posto isto, qual é a vossa opinião? Será que ficará por estes valores ou poderá escalar para muito mais? será que vale a pena gastar tanto sabendo do Km que tem (+-160.000Km) e do valor comercial do carro?
Será seguro colocar um motor em 2ª mão? Onde o ir buscar com um mínimo de garantia?

O problema é que não tenho neste momento capacidade financeira para adquirir outro carro mesmo em 2a mão. Além disso gosto muito de conduzir este modelo... Poderei vendê-lo ou trocá-lo mesmo avariado?

Enfim... muitas dúvidas... agradeço qualquer ajuda possível.

Cumprimentos

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Scénic II 1.9 dci - reparar ou despachar
« Responder #1 em: 11 de Março de 2015, 13:56 pm »
Eu pedia uma segunda opinião noutra oficina de confiança ;) tens a caçoilauto, que é parceira do forum, podes ver aqui - http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0

Na minha opinião, julgo que ficas mais bem servido em fazer a reparação ou trocar de motor por um reconstruido, só vai é depender dos valores de uma coisa ou de outra ;)

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #2 em: 11 de Março de 2015, 14:54 pm »
Exacto. No entanto revisões de 30 em 30 mil km é um exagero
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline ccaetano

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 11 de Março de 2015, 15:41 pm »
Obrigado, rodinhas e Pedrob.

Vou tomar em consideração a Caçoilauto mas tenho algum receio de andar com o carro...

Pedrob, 30k em 30k é o indicado pela marca, pelo menos a muda de óleo... aliás, é o que a contagem decrescente no quadrante me indica. Em princípio, eu não devia de ter razões para contrariar a própria marca...

Haverá entre nós aqui no forum, alguém que tenha tido uma experiência parecida e que me queira falar dela?
É que este mínimo de 3.000 está muito para além do que eu alguma vez pensei ter que pagar numa reparação...  :rolleyes:

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Garagem : E39 M5 (US)
« Responder #4 em: 11 de Março de 2015, 15:42 pm »
Será que ficará por estes valores ou poderá escalar para muito mais?
Depende do que for substituido ou arranjado. Pode ser menos como pode ser mais.

será que vale a pena gastar tanto sabendo do Km que tem (+-160.000Km) e do valor comercial do carro?
Isso não tem kms nenhuns. Se tivesse o dobro ou mais dos kms não te compensaria tanto
Será seguro colocar um motor em 2ª mão? Onde o ir buscar com um mínimo de garantia?
A grande maioria das empresas especializadas em motores reconstruidos / em 2ª mão conseguem te vender um motor em condições e com garantia. Agora depende de onde o comprares, qual o estado do motor, qual a qualidade das peças usadas se for reconstruido...
Poderei vendê-lo ou trocá-lo mesmo avariado?
Podes, mas não te vale a pena vender essa carrinha por meia duzia de tostões
Posto isto, qual é a vossa opinião?
Pede uma segunda opinião, tenta saber o estado real do motor e vê se te compensa reparar ou reconstruir esse ou por outro em 2ª mão. Não vendas a carrinha que acabas por ficar pior. Se decidires manter a carrinha e mudar /reparar o motor não faças as revisões assim tão espaçadas que muito certamente esse foi um factor que ajudou a um maior desgaste do motor. Apesar de ser o que está no manual não é muito aconselhavel fazer isso
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline ccaetano

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 11 de Março de 2015, 16:28 pm »
Obrigado, thegt4man. Vou levar o carro a outro lado para uma 2ª opinião... se vier a reparar o motor, vou pedir parar programar o quadrante para o aviso de revisão de 15K em 15K Km.
« Última modificação: 11 de Março de 2015, 20:47 pm por luisnogueira »

Xmarine

• Visitante
« Responder #6 em: 11 de Março de 2015, 19:38 pm »
Pede uma opinião na oficina Caçoilauto. É alguém muito experiente e conhecedor em mecânica, principalmente Renault.

Offline ccaetano

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 11 de Março de 2015, 20:31 pm »
Obrigado pela dica. Vou contactá-los, sim...
« Última modificação: 11 de Março de 2015, 20:46 pm por luisnogueira »

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #8 em: 11 de Março de 2015, 23:44 pm »
Arranja um motor reconstruído, é o melhor que tens a fazer.

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #9 em: 12 de Março de 2015, 00:13 am »
Viva,

Antes de mais, o meu pesar pela avaria do motor.

Quanto a soluções, a opção de comprar um de um salvado numa sucata é sempre um risco, pois não sabes o estado real do mesmo. Em minha opinião, a solução passaria entre a reparação desse motor e a compra de um reconstruído. Claro que a reparação terá que ser entregue a quem saiba do que faz - e já te deram uma boa recomendação de um mecânico com experiência. Tendo em conta que com um motor reparado fica "como novo", se o problema for apenas de segmentos, acho que será uma boa solução (se não houve aquecimentos excessivos nem nada, poderá ser bom sinal), e ficas com um motor "novo". Aproveitas e mandas mudar a distribuição (se o carro é de 2005 em 2015 deveria levar a 2ª mudança de distribução, e com o motor fora custa menos)

Quanto aos intervalos de manutenção, já foi dito tudo... os 30.000 km são excessivos (apesar de ser o preconizado pela marca). Já agora, qual o óleo que habitualmente levava nas revisões? 5w40 ou 10w40? Este último com intervalos de 30k km, e pode estar aí a explicação da avaria precoce.

Curiosidade: sabes qual o índice do motor (F9Q ???) ou pelo menos a potência (105 ou 120 cv)?

Boa sorte com a resolução do problema
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Garagem : E39 M5 (US)
« Responder #10 em: 12 de Março de 2015, 00:16 am »
Obrigado, thegt4man. Vou levar o carro a outro lado para uma 2ª opinião... se vier a reparar o motor, vou pedir parar programar o quadrante para o aviso de revisão de 15K em 15K Km.

Como já foi dito em cima leva à oficina Caçoilauto. Ele conhece bem a marca e sabe-te aconselhar sobre o melhor a fazer com a carrinha. Quanto às revisões apesar de a marca aconselhar (se não me engano)30.000km ou 2 anos, o óleo antes de chegar a esse tempo ou kms já não tem as propriedades que devia para manter o motor devidamente lubrificado. Daí causar bastante mais desgaste. A cada 15.000km ou 1 ano é mais indicado.

nelson, a Scenic só trouxe o 1.9DCI de 105cv até 2003 (só na Scenic I) esta já é de 120cv
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline ccaetano

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 12 de Março de 2015, 01:07 am »
nelsonjrgomes, muito obrigado. Já recebi vários conselhos no sentido de pedir uma 2ª opinião e espero levar o carro à Amadora muito em breve, idealmente ainda esta semana... :)
E sim, aproveita-se e muda-se o kit de distribuição, que nunca foi feito.
No fundo até acho que tenho tido sorte com o carro porque apesar de ter sido sempre um pouco negligente quanto a revisões sérias regulares, em auto-estrada costumo puxar por ele e nunca tive problemas de motor ou turbo. Tenho que mudar de atitude no futuro...
Oleo tem sido ultimamente Elf 5w40 sintético mas ultimamente, como tenho sido eu a meter litradas para repor os níveis, tenho comprado uma marca mais barata mas na mesma 5w40 e obviamente com as normas RN0710.
O motor é 120cv.

thegt4man, muita coisa vai mudar de aqui em diante, e as revisões de 15k em 15k é uma delas! ;)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #12 em: 12 de Março de 2015, 02:44 am »

A questão do tempo entre revisões já foi falado noutros tópicos, se lerem bem no manual, lá diz de 30 em 30 mil km se se fizer uma condução normal, se for uma condução citadina ou porta a porta o intervalo deve ser reduzido para metade ou coisa do género, não me recordo de quais são as palavras em concreto.

Julgo que não há ninguém que faça uma condução tipo  "normal", por essa mesma razão não se deve ter em conta o prazo entre revisões dado pela marca como o mais correcto. Alem disso há carros cujo DB vai corrigindo o prazo entre mudanças de óleo consoante o tipo de condução que se tem. E como já foi dito, a qualidade do óleo e dos filtros (óleo e ar)  também é importante.
« Última modificação: 12 de Março de 2015, 18:17 pm por Caçoilauto »

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #13 em: 12 de Março de 2015, 21:21 pm »
Os carros só se ressentem do uso/cuidado que lhes damos ao final de uns anos de uso correcto/incorrecto...

Infelizmente corremos o risco de que estas coisas aconteçam e não és o único, se bem que o caso que conheço é muito mais flagrante pois a pessoa em questão levou SEMPRE o carro à Renault para as manutenções necessárias com o material todo necessária e a Megane de 2008 com motor 1.5Dci de 105 cv, com cerca de 135000kms rachou a cabeça do motor... Resultado 4800€ para reparar o motor...

Quanto às revisões: certamente que o que a marca preconiza não é para prejuízo dos motores, mas  no mínimo, e independentemente dos kms que se possa fazer, pelo menos uma vez por ano se deve levar o carro para fazer a revisão.

Na minha opinião, penso que deverias reparar o motor, pois sendo o trabalho bem feito, tens ai um dos melhores motores feitos pela Renault e que te vai certamente durar uns bons anos extra.

Offline ccaetano

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 14 de Março de 2015, 00:02 am »
Kovinha, eu devo ter tido muita sorte mesmo... sempre que faço viagens de centenas de Km em auto-estrada é muito fácil chegar aos 160+km/h sem dar por isso. Quando reparo, levanto o pé. Tenho que usar mais o limitador ;) ... Depois é aquela de ir esticar as pernas a uma estação de serviço e desligar logo o motor, sem dar tempo ao turbo de estabilizar... Por estas e por outras, admiro-me de ter chegado aos 160.000 sem grandes problemas!

Se a e$timativa que me derem for viável, vou reparar o motor... senão, fica parado até chegar uma oportunidade :sad:
Mas quero crer que a maleita não seja muito grave. Como já disse antes, a ausência de fumo anormal no escape, o consumo de combustível que nunca passou do esperado, tal como o indicador de temperatura, o não notar falta de potência ou resposta do motor,... tudo isto me deixa menos preocupado, mas posso estar enganado. As únicas coisas a apontar são mesmo o consumo de óleo e o ligeiro ruído metálico que oiço no ralenti mas que nem sempre se faz notar...

Vamos a ver... Por enquanto estou pacientemente à espera de notícias da Caçoilauto.