Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
20 de Outubro de 2025, 04:15 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Mecânica Geral
»
Problemas na ventilação - ar frio dos 16ºC até 25,5ºC e só sai quente aos 26ºC
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Problemas na ventilação - ar frio dos 16ºC até 25,5ºC e só sai quente aos 26ºC (Lida 9860 vezes)
ferrari_boy
1.0 SCe
Garagem : Laguna 2 1.9dci (2003)
«
em:
22 de Abril de 2015, 16:48 pm »
Boa tarde,
Tal como digo no assunto deste tópico, tenho sentido desde a última revisão, em que mudaram o filtro do habitáculo, que a ventilação não tem funcionado conforme deveria.
Trata-se de uma Laguna 2 1.9dci de 2003 e o sintoma é: regulando a temperatura dos 16ºC até aos 25,5ºC não há qualquer alteração da temperatura da ventilação (isto já com o motor quente) - apenas sai quente quando se regula para o máximo (26ºC) - ou seja, não há uma regulação progressiva.
Isto não parece acontecer sempre, às vezes parece estar normal, mas poucas vezes.
Não sei se possa ter alguma coisa que ver com a troca do filtro de ar do habitáculo na revisão, ou se seja outra coisa.
Já alguém teve algum problema idêntico?
Obrigado desde já!
Rui
Registado
nelsonjrgomes
1.5 DCi
Localidade: Lisboa
Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: Problemas na ventilação - ar frio dos 16ºC até 25,5ºC e só sai quente aos 26ºC
«
Responder #1 em:
22 de Abril de 2015, 17:54 pm »
Assumindo que o carro tem AC automático, o sensor de temperatura do habitáculo que está no espelho retrovisor (ou no encaixe do espelho, já não me lembro bem, mas tem um pequeno orifÃcio) poderá estar avariado e daà não estar a detetar corretamente a temperatura no interior. Parece-me o mais provável, dados os sintomas
Registado
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...
ferrari_boy
1.0 SCe
Re: Problemas na ventilação - ar frio dos 16ºC até 25,5ºC e só sai quente aos 26ºC
«
Responder #2 em:
22 de Abril de 2015, 18:00 pm »
Obrigado pela resposta.
No caso tem AC automático, mas isto acontece com o AC desligado e sem acionar o modo AUTO.
Seria na mesma o sensor de temperatura interior avariado?
Registado
nelsonjrgomes
1.5 DCi
Localidade: Lisboa
Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
«
Responder #3 em:
22 de Abril de 2015, 18:15 pm »
Correndo o risco de estar enganado, julgo que o modo auto só influencia se o módulo controla ou não o compressor AC, isto é, se liga ou não o AC. Não estando no modo auto, ainda assim só liga o aquecimento quando, ao regular para uma certa temperatura (nÃvel de conforto), o módulo deteta que a temperatura interior é inferior à quela definida, e assim liga o aquecimento para que o habitáculo atinja a temperatura desejada.
Como disse, se o aquecimento apenas é ativado quando colocas a temperatura nos 26º, parece-me que o problema pode ser do referido sensor. Mas espera um pouco que há-de haver alguém que sabe mais do que eu que já dará a sua opinião daqui a bocado.
Registado
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...
MárioLaguna
1.2 TCe
Localidade: V.N.Gaia
Gasolina ou Diesel Que Importa e Ter um Renault
Garagem : Renault LagunaII 1.6 16V prévilege /OpelVectra 1.7TD
«
Responder #4 em:
22 de Abril de 2015, 20:40 pm »
Boas
Retira a tampa junto ao retrovisor no interior porque essa parte acomula muito muito pó e pode de algum modo influenciar
Registado
Enviado do banco de trás do meu T3 prévilege
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
Re: Problemas na ventilação - ar frio dos 16ºC até 25,5ºC e só sai quente aos 26
«
Responder #5 em:
22 de Abril de 2015, 21:11 pm »
sitio do sensor de temperatura
«
Última modificação: 22 de Abril de 2015, 21:15 pm por scenick
»
Registado
ferrari_boy
1.0 SCe
«
Responder #6 em:
23 de Abril de 2015, 14:55 pm »
Obrigado,
Já desmontei e limpei o sensor localizado no espelho, mas o resultado continua a ser o mesmo. O motor que possui trabalha.
Alguma sugestão mais?
Registado
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #7 em:
23 de Abril de 2015, 15:23 pm »
mas não faz frio? é isso?
Registado
ferrari_boy
1.0 SCe
«
Responder #8 em:
23 de Abril de 2015, 15:27 pm »
O problema é que só faz frio e sempre à mesma temperatura, isto em modo manual e regulando a temperatura do ar desde 16ºC até aos 25,5ºC nos comandos.
Só colocando o regulador a 26º é que sai ar quente e mesmo quente, ou seja, não há temperaturas intermédias.
Registado
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #9 em:
23 de Abril de 2015, 15:39 pm »
para mim é o sensor de temperatura, ou num caso extremo o módulo de A/C avariado
«
Última modificação: 23 de Abril de 2015, 16:57 pm por scenick
»
Registado
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #10 em:
24 de Abril de 2015, 22:17 pm »
fui dar a um sitio em que dizem para trocar a sonda do evaporador, situa-se na zona dos pes do condutor do lado dto
depois diz alguma coisa
«
Última modificação: 25 de Abril de 2015, 00:00 am por scenick
»
Registado
ferrari_boy
1.0 SCe
«
Responder #11 em:
28 de Abril de 2015, 12:11 pm »
Olá,
Obrigado pelas respostas.
Já descobri o sensor, mas ainda não consegui desligar a ficha, e estou com algum receio de arrancar os 2 cabos.
Aquilo parece ter um espigão algures para não sair facilmente, mas ainda não consegui descobri em que lado (ou lados) estão, e o espaço para manobra não é muito.
Alguém tem alguma dica para retirar a ficha?
Obrigado!
Rui
Registado
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #12 em:
28 de Abril de 2015, 12:20 pm »
tira o sensor para fora 1º , tens fio que chegue para isso e depois com ele cá fora desligas a ficha
Registado
Xmarine
Visitante
«
Responder #13 em:
28 de Abril de 2015, 23:43 pm »
Ligar a um aparelho de diagnostico e ver os valores de temperatura que os sensores estão a enviar... antes de começar a trocar peças sem certezas...
Sent from my german saloon car with Quim Barreiros playing "Cabritinha" on the radio.
Registado
ferrari_boy
1.0 SCe
«
Responder #14 em:
29 de Abril de 2015, 23:42 pm »
Já consegui retirar o sensor.
Tinha visto num outro forum inglês alguém com o mesmo problema, e que o problema foi este sensor e que tinha bastado limpar e ficou bem.
No meu caso, aparentemente o sensor não tem nenhum dano, mas não sei a nÃvel elétrico se tem ou não dano. Limpei, voltei a colocar, mas o problema permanece.
Hoje na Renault, queriam-me ficar com o carro porque já diziam que seria a resistência e o permutador de calor, que não seriam os sensores etc, com uma postura que não me deu confiança nenhuma, porque nunca acederam à hipótese de fazer o diagnóstico.
O que queria perguntar, é se há alguma forma de verificar em casa se os sensores estão em ordem ou não, ou se indo a uma oficina com o "computador" deles se conseguem detectar isso.
Obrigado!
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»