Autor Tópico: P2413 - erro egr  (Lida 8903 vezes)

Offline alvesjc

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Montijo
  • Garagem : Renault Laguna II
P2413 - erro egr
« em: 20 de Junho de 2015, 23:48 pm »
Boas.

O carro começou a ter perdas de pontencia esporadicas até que foi agravando.

Já tive este problema antes mas ficou resolvido com a limpeza total da Egr mais colector de admissão, isto à cerca de 10000km.

Como a carrinha consome oleo e esta sempre babada na zona da borboleta com oleo, achei que podia ser a egr bloqueada novamente.

Hoje desmontei-a, e embora não estivesse muito suja limpei tudo novamente, egr e portos de ligaçao à admissão, mas sem desmontar colectores. O 2 porto, o mais distante do corpo da borbuleta, estava meio bloqueado e ainda pensei que fosse daqui.

Testei ainda a EGR com multimetro. Tenho cerca de 9 ohm na bobina, e 3kohm entre a alimentacao do potenciometro e a massa. Pelo datasheet da egr isto parece normal.

Montei tudo e liguei o carro. Ao fim dumas acekaradelas, la voltou a luz do motor e a msg de defeito de injecçao.

Como antes de limpar os codigos de erro tinha um da MAF, fui ler os valores da maf com o multimetro. Tenho1.9V ao ralenti, e qd se acelera para cerca de 1500rpm sobe para 2.5V aproximadamente. Isto parece normal certo?

Mas em todo o caso, depois de ter limpo os erros, o unico que voltou foi o P2413.

Amanha quero medir os valores na ficha da egr e provavelmente tenho de ir à centralina.

Onde está a centralina do carro, sabem indicar?

Eu tenho um autodata algures em casa mas na sei dele, dava jeito se alguem me poder dar umas dicas com o diagnostico da egr.

Posso por o carro a trabalhar com a ficha da egr tirada para medir as tensoes na ficha?, ou e suficiente ligar o meter o cartao?

Obrigado desde já.

Cpmts,
João

Offline alvesjc

• 1.0 SCe
  • *
Re: P2413 - erro egr
« Responder #1 em: 20 de Junho de 2015, 23:53 pm »
Esqueci-me de dizer, que testei ainda a egr ligando a bobina directo a bateria a ver se ela abria. Abriu sem problemas.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #2 em: 21 de Junho de 2015, 00:57 am »
debaixo da bateria

Offline alvesjc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 21 de Junho de 2015, 01:02 am »
Obrigado Artur.

Relativamente à minha pgta,
"
Posso por o carro a trabalhar com a ficha da egr tirada para medir as tensoes na ficha?, ou e suficiente ligar o meter o cartao?
"

Consegue ajudar?

Cpmts

Offline alvesjc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 21 de Junho de 2015, 11:42 am »
Bom dia.

Os pinos:

b2
c2
f2
m1

Isto aparece mesmo assim na ficha da centralina, ou existe alguma tabela que relaciona isto com um numero de pino?

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #5 em: 21 de Junho de 2015, 11:49 am »
tens de ver os esquemas eletricos e verificar a correspondencia na centralina , operação que não será facil dado a localizaçao debaixo da centralina e ter de se remover a mesma para aceder

Offline alvesjc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 21 de Junho de 2015, 23:22 pm »
Pela imagem em anexo, acho que ja percebi. Tenho de ver se refere-se tudo ao conetor T2.

Offline alvesjc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 22 de Junho de 2015, 11:02 am »
Boas.

Uma pergunta, o oleo é condutor o suficiente para causar erros na centralina caso a ficha esteja inundada? É que escorre bastante oleo do corpo da borboleta, e aquela zona tava toda encharcada, inclusivé a ficha da egr.

A questão é que limpei a EGR e testei com multimetro e tava valores normais de resistencia.

Mas qd montei, a luz voltou a acender a queixar-se da EGR.

A ficha qd a tirei, estava cheia de oleo por dentro. Ainda a limpei, mas não ficou bem limpa.

É que o pinos que estão virados para baixo, ou seja, onde o oleo acumula, é mesmo o 5 e 6 da ficha, ou seja o negativo da bobina e o retorno da posição da valvula do potenciometro para a centralina.

Eu ainda limpei a ficha com um pouco de wd-40 para desengordurar e sequei com papel, mas pode não ter ficado bem ainda.

Acham que estes residuos de oleo podem estar a causar os problemas?

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #8 em: 22 de Junho de 2015, 12:12 pm »
É precisamente o contrário do que escreveste.
O óleo não é condutor, mas sim isolante.
E esquece o WD40. Quando é que a malta se convence que esse produto para limpar contactos eléctricos é uma fraude?
Se, como já referi, o óleo é um isolante vamos para efeitos de limpeza pulverizar com um produto que tem na sua constituição hidrocarbonetos (óleos)?
Devem começar a ligar mais ao próprio nome WD = Water Dispersant. Basicamente é um dispersor de água, ora se é para "mandar a água embora", usa-se uma treta com base oleosa, pois a água e o óleo não se misturam.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline alvesjc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 22 de Junho de 2015, 12:18 pm »
Ok Rui, obrigado.

Vou ver tensões na ficha 1º então.

Offline alvesjc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 25 de Junho de 2015, 10:28 am »
Boas.

Bom ontem desmontei-a outra vez.

Qd a tirei, tinha bocados de carvão entalados que a impediam de fechar a 100%, provavelmente foi isto que fez acender a luz outra vez com o mesmo erro.

Em todo o caso, limpei-a melhor, usei Spray de limpar travões e fui raspando com uma chave de fendas. Ficou muito melhor.

Usei mesmo limpa contactos da philips e limpei a ficha toda. Os contactos ficaram a brilhar. :)

Testei o potenciometro mesmo aplicando 5V e medindo o cursor à massa.

Valvula fechada tenho 1.2V aproximadamente no pino 6.

Depois abri a valvula e segurei com uma chave de fendas. Medi e tinha 4V.

Arranjei uma posição intermedia e deu aproximadamente 3V.

Parece-me tudo bem com a valvula.

O fabricante diz que deve ter por volta de 1.1V fechada, deu 1.2. Acho que não será por aqui.

Até pq pode acontecer no carro não ser bem 5V a alimentar o potenciometro, logo a saida será mais baixa.

Hoje vou montar a valvula novamente. Ontem limpei tb a ficha da EGR do cabo e deixei a secar. Os contactos tb ficaram brilhantes.

Vou medir ainda antes de ligar a ficha as tensões que lá chegam, e meço depois o retorno do pino 6 com a ficha ligada à EGR.

Desta vez vou mesmo sair com o carro para a AE e aperta-lo um pouco para ver se a luz não volta.

Uma coisa que me deixou tb preocupado, foi ter o tubo da admissão cheio de oleo outra vez junto da borboleta.

Eu tinha limpo o tubo por dentro qd montei no sabado, e o carro teve ao ralenti e levou apenas umas acelaradelas.

Será que tenho o intercooler cheio de oleo???

O Unico sitio de onde o oleo pode vir para aqui é pelo turbo certo?

Offline alvesjc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 26 de Junho de 2015, 10:32 am »
Boas.

Bom o erro da EGR desapareceu.

Mas agora tenho outro.

Falhou à mesma, fiquei sem potencia, apareceu no ecran "deficiencia na injecção" e deu erro P0380 no scanner.
"glow plug/heater circuit A"

:angry:

Limpei o erro e reapareceu logo de seguida.

O que não percebo, é porque raio um erro duma vela de incandescencia faz o carro deixar de responder???

Isto é normal? O carro qd detecta uma falha entra nalguma especie de modo de segurança para prevenir danos maiores?

O OBD-Codes diz:

Potential causes for this DTC may include:

Fault in glow plug wiring (open, short to ground, etc.)
    Glow plug faulty
    Open fuse
    Faulty glow plug relay
    Faulty glow plug module

Ainda vou medir as velas a ver se alguma tá em aberto ou acima dos 2ohm, mas se tiver tudo ok com as velas, existe alguma forma de fazer diagnóstico ao modulo?

Agradeço ajuda...   :sad: