Autor Tópico: Clio II 1.2 16v - Como tirar tubos do radiador da sofagem / Guarda pós K.O.?  (Lida 10208 vezes)

Offline A_S

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Cascais
  • Garagem : Clio
Olá pessoal. Já andei a pesquisar umas quantas páginas para trás, fui até à 12, e não estou a encontrar informação relativamente a a este assunto.

Vamos ao que interessa, como é que desligo estes tubos? São os dois tubos que vão ligar ao radiador da sofagem.

Ando a limpar o circuito, vai na segunda vez e os tubos que me faltam limpar são esses.
Têm abraçadeira, mas não vejo nenhum sítio para pormos alguma ferramenta para a tirar. Será que aquilo é por encaixe? Rodar ou qualquer coisa?  :huh:

Só esses tubos é que me estão agora a sujar o circuito, pois estão estaladiços por dentro, ou seja, têm ferrugem.
À 10 dias tirei todos os grandes do carro e lavei-os. Alguns estavam estaladiços e agora já estão muito bons, apesar de por dentro terem alguns restos de ferrugem, mas muito melhor do que o que estavam.

No entanto o carro perde água não sei por onde. De semana a semana, se eu puser no máximo o nível da água desce até meio, entre o máximo e o mínimo. Não é muito mas não consigo perceber de onde é. Será por estar a usar água destilada apenas?
Não me acredito...dentro do carro também não tenho fugas ao que me parece.
Como estou a usar água destilada para limpar, é mais difícil ainda ver as fugas.

-------------------------------------

São os guarda-pós partidos correcto?
- lado direito
- lado esquerdo

Para pôr uns novos só desmontando tudo, certo? Acho que vai ficar assim... Gostava de saber como se estragaram, secalhar andaram a fazer rali com o carro. :shocked:

É tudo obrigado! :wink:
« Última modificação: 29 de Abril de 2016, 16:26 pm por GIFS »

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Essas abraçadeiras parecem ser de uso único. Terás que cortá-las e depois recomendo a usar umas de aperto ajustável.
Norauto tens um rolo de abraçadeira para cortares à medida, 7€ e pouco mas vale a pena se fores usar mais do que para 2. Senão é comprar só 2 com o diâmetro certo.

Fugas poderás ter através da bomba de água, do vaso de expansão com alguma fissura, abraçadeiras com folga, corpo termóstato.

Quanto aos guarda-pós não te consigo ajudar.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Nada disso, esses terminais são de encaixe rápido.
Na foto, vê-se aquela zona quadrada, e tem um quadrado de um lado e doutro. no seu interior tem uma pare movel, ou seja, pressionando faz abrir o fecho do terminal, têm que ser pressionados os dois ao mesmo tempo.
Ajuda se rodares de um lado para o outro.
Aviso já que isso custa a tirar que se farta. Pois é bastante complicado fazer pressão nos 2 quadrados de forma a soltar o fecho, julgo que nas oficinas utiliza-se um alicate em forma de garra para pressionar os dois quadrados ao mesmo tempo.

Quanto aos guarda-pós, só desmontando os amortecedores. Isso é normal ir À vida com o tempo ;)
« Última modificação: 29 de Abril de 2016, 16:27 pm por GIFS »

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
Como diz o GIFS

Offline A_S

• 1.0 SCe
  • *
Desde já muito obrigado a todos pela ajuda.
Ontem, ainda virei um pouco de nada para um lado e para o outro, mas não forcei nada para não partir e ainda bem então. Vou tentar com um alicate grande que tenho da próxima vez. Se não der, paciência, ao menos já fiquei a saber como é.
Secalhar estou feito para tirar aquilo mas logo se vê. A intenção era lavá-los como lavei os outros de modo a não poluir continuadamente o circuito.
Neste momento estamos assim:

A melhoria não foi muita ainda. Se bem que na outra vez havia muita sujidade no depósito e agora era praticamente zero.
Tenho consciência que vai ser impossível melhorar a 100% mas há-de ficar melhor do que aquilo que estava.

P.S. - Obrigado GIFS por teres posto as fotos a verem-se. Foi mesmo esquecimento meu, apenas pus os links. Esta já tem miniatura.
« Última modificação: 29 de Abril de 2016, 16:55 pm por A_S »

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Camarada, este gajo tem um tutorial bem porreiro para o que estás a fazer:
https://www.youtube.com/watch?v=s--5ft5YiHg

Também tem um tutorial para limpar o sistema de sofagem:
https://www.youtube.com/watch?v=M9SIafVsqyc

Vou fazer isto na minha Espace, assim garanto que o que cirsula no sistema de refrigeração não é agua e ferrugem.

Offline A_S

• 1.0 SCe
  • *
Muito obrigado!
Eu basicamente estou a fazer a mesma coisa, mas não tudo no mesmo dia.
Quero tirar os tubos que vão ligar à sofagem exactamente para isso, para pôr lá a mangueira e pôr só a água a correr.

A água fria a correr directamente pelo radiador e pelo bloco do motor está limpa.
Nos tubos agora também está limpa (falta-me limpar os dois que deram origem a este tópico), só que quando o sistema aquece haverá sempre porcaria a ser largada dos tubos para o sistema. Daí eu andar a fazer isto de semana a semana, para ver se com os aquecimentos os tubos vão largando a porcaria, sabendo que nunca ficarão 100% limpos. O vaso inicialmente estava num estado em que nem lhe via o interior.
O que devia ter feito era ter aquecido um panelão com água, e quando lavei os tubos a frio, ter lavado os tubos com água quente ou pô-los de molho de modo a acelerar o processo de largar o merdum. :lamp: Fica para uma próxima.

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Pata na lata
    • Leads Inside
Tirar o térmostato e substituí-lo também ajuda a limpar o sistema. Eu numa Lancia que tive limpei assim o sistema. Andei várias vezes com o térmostato retirado e água a circular livremente até limpar tudo. Isso e a sofagem ligada. Fiquei com o sistema bem limpo. A água de castanho lama passou a um verde musgo, que era a cor do anti congelante.

Valeu de pouco que o carro morreu de curto circuito e ardeu, literalmente. Mas, fiz o que foi a minha obrigação :)

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Bela partilha mingos. Muito obrigado! :happy:

Offline A_S

• 1.0 SCe
  • *
Puxa, que azar do carro...
Este termóstato tem menos de dois meses, mas apontei aqui a tua dica de retirá-lo com esse fim. :happy:

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Pata na lata
    • Leads Inside
Re: Clio II 1.2 16v - Como tirar tubos do radiador da sofagem / Guarda pós K.O.?
« Responder #10 em: 30 de Abril de 2016, 14:57 pm »
Cuidado com a posição do termostato! Não pode haver erros a tirar e pôr de novo. Além disso, o consumo vai subir ligeiramente, normal, pois o carro estará a funcionar à temperatura errada. Outra dica, não andes com o carro muito tempo assim, só mesmo para retirar toda a água porca do sistema e depois recoloca tudo no sítio o quanto antes.

Offline azegrokas

• 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
Mingos obrigado pela partilha!encontrei uma explicação que procurava através desse link!
Skoda Fabia 1.4 16V 100cv 10/2003
Renault Clio 1.2 RN 60 cv 07/1999