Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
05 de Junho de 2026, 20:12 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Electrónica / Electricidade
»
Substituir Base Antena Clio
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Substituir Base Antena Clio (Lida 10138 vezes)
Castiel
1.0 SCe
Localidade: Lisboa
Garagem : Clio RS
Substituir Base Antena Clio
«
em:
07 de Maio de 2016, 10:13 am »
Bom dia,
Necessito substituir a base antena do meu Clio, por estar danificada, alguém sabe como retirar o forro do tecto?
Obrigado
«
Última modificação: 07 de Maio de 2016, 10:15 am por Castiel
»
Registado
thegt4man
1.6 DCi
Localidade: Los Angeles - Felgueiras
Garagem : E39 M5 (US)
Re: Substituir Base Antena Clio
«
Responder #1 em:
07 de Maio de 2016, 15:33 pm »
Tirar o forro do tecto não é muito difÃcil. Tens de tirar todos os acessórios que estão no tecto do carro (puxadores de tecto, plafoniers, palas do sol,...) e tirar os frisos que estão nos pilares (pode envolver tirar a parte de cima dos cintos de segurança fora à frente). Depois abres a mala e tiras o forro pela mala do carro.
Registado
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!
Castiel
1.0 SCe
«
Responder #2 em:
09 de Maio de 2016, 01:09 am »
Boa noite,
Agradeço a resposta e entendo que não deve ser muito difÃcil tirar o forro.
Consigo tirar tudo o que está fixado por parafusos, o problema é o que está fixado de outra forma em que não se tem ideia onde estão as fixações, aà eu tenho receio de forçar e partir.
Vou ver se encontro uma oficina que trabalhe com Renaults, se o valor não for muito alto prefiro que façam eles o trabalho e, por ventura, até poderei assistir e ver como é retirado o forro, porque a antena não tem nada de complicado.
Cumprimentos
Registado
jotaagá
1.5 DCi
Localidade: quinta do conde
Captur dci110
«
Responder #3 em:
09 de Maio de 2016, 11:05 am »
Boas
Não conheço o carro em questão mas se tem a antena junto ao oculo traseiro julgo que primeiro deve retirar o seal de borracha da porta da mala e depois afastar com jeito a forra do tecto de forma a conseguir ver com uma lanterna o que o sustem na posição ali.
Possivelmente terá "fita cola" a suster o cabo da antena junto ao tejadilho para a frente mas se não estive para ter esse trabalho de segurar o cabo da antena pois ele acaba por não mexer devido a estar "entalado" entre a forra do tecto e o tejadilho você, em principio, consegue trocar isso a partir da mala utilizando o cabo existente como guia ao cabo novo, se for só trocar a base de antena conseguirá fazer do mesmo local, agora terá de ter cuidado e de não forçar muito claro, é sempre melhor ter o trabalho de tirara peças e não danificar outras do que estar a fazer o serviço pelo menor esforço mas de certeza que retirando a borracha de vedação da mala e afastando um pouco a forra conseguirá ver o que a sustem ali junto à base da antena.
Cumprimentos
Registado
Castiel
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
10 de Maio de 2016, 14:15 pm »
Boa tarde,
O carro em causa é um Renault Sport, a antena está colocada no tejadilho junto à mala traseira.
Orçamento feito por concessionário Renault é de cerca de €170,00 incluindo a base de antena.
Se retirarmos os €30,00 que é custo da base e termos como referência o custo hora de €35,00, será de 4 horas o tempo calculado para este trabalho.
Julgo ser tempo demasiado para este trabalho.
Sem um manual de trabalho será difÃcil meter-me nesta empreita, pois a coisa pode sair mal.
Obrigado por toda a ajuda prestada.
Registado
Blurr
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Ponta Delgada
Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
«
Responder #5 em:
10 de Maio de 2016, 18:38 pm »
Mas que clio?? 2 3??
Registado
Castiel
1.0 SCe
«
Responder #6 em:
11 de Maio de 2016, 02:00 am »
Boa noite,
Há uns anos atrás havia revistas que traziam desde a montagem à mecânica tudo ao pormenor, eram praticamente manuais de serviço dos modelos de quase todas as marcas... deixaram de ser editadas.
Respondendo à última questão, não sei se é relevante, mas o Renault é um Clio 2.
Saudações Cordiais
Registado
Farfalho
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
Garagem : Renault 19 1.4e RTI
«
Responder #7 em:
11 de Maio de 2016, 08:54 am »
Tens os manuais da Haynes que basicamente são isso. Claro que depende se foi feito um para determinado veÃculo.
Registado
DB Renault 19 RTI 1.4e
Gonçalo
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Castelo Branco
Utilizador: Coolwater
Jean Pierre, tu vás tomber!
Garagem : Aixam Vision
«
Responder #8 em:
11 de Maio de 2016, 11:36 am »
O valor deve rondar isso sim, está bem calculado. para fazer as coisas em condições e a forra do tecto nao partir, a mesma tem que ser retirada. isso leva muito tempo
Registado
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...
Blurr
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Ponta Delgada
Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
«
Responder #9 em:
11 de Maio de 2016, 17:20 pm »
Vamos lá ver uma coisa que já mudei a minha antena..
Se for um fase 1, a antena é acessÃvel pelo plafonier interior..
Se for fase 2, não é preciso tirar o tecto. Basta remover as peças plásticas junto à bagageira que prende o forro e desencaixar dos plasticos laterais. Ele baixa o suficiente para efetuar a operação...
Registado
Gonçalo
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #10 em:
11 de Maio de 2016, 18:04 pm »
Blurr, e by the book na Renault? eu tambem ja fiz a troca dessa forma num clio 3, mas sempre com receio daquilo partir... na renault não devem arriscar a isso
Registado
jotaagá
1.5 DCi
Captur dci110
«
Responder #11 em:
11 de Maio de 2016, 22:00 pm »
Apesar de não conhecer o carro sugeri o mesmo ao fim e ao cabo, noutros tempos coloquei muitas antenas em tejadilho nunca tive de desmontar totalmente nenhum forró. É preciso cuidado? É. Consegue-se fazer? Claro que sim. Hà riscos? Há como em tudo na vida. Mas o que foi escrito foi substituição da base da antena que se for mesmo só isso, desconheço a base e se é possÃvel substituir só a base a meu ver ainda será mais pacÃfico pois o cabo ao rádio não é retirado. Cumprimentos
Enviado do meu K013 através de Tapatalk
Registado
Castiel
1.0 SCe
«
Responder #12 em:
12 de Maio de 2016, 10:50 am »
Bom dia,
O carro é, mais especificamente, um Clio II RS fase 3.
Como disse anteriormente, penso que 4 horas para substituir uma base de antena é muito tempo, mesmo retirando o forro do tejadilho, o que não é certo que seja assim, lembrar que o trabalho é feito por pessoas que, penso eu, o fazem amiudamente e com acesso aos manuais da marca, não vão com certeza andar a 'apalpar' como o fazer.
Como é óbvio irei pedir uma segunda opinião e, se for caso, uma terceira.
Eu só não o faço porque, embora já tenha pesquisado, não encontrei nada de concreto de como fazer, sem fotos ou um vÃdeo, não vou arriscar um trabalho que pode correr mal.
O problema é mesmo o forro, porque a antena não tem qualquer complicação.
Saudações cordiais.
Registado
jotaagá
1.5 DCi
Captur dci110
«
Responder #13 em:
12 de Maio de 2016, 11:02 am »
Bom dia
Mas porque não tentar ao menos olhar para o forro do lado da mala, tirar a borracha de vedação da porta da mala que se tira e recoloca fácil e não dá problema nenhum à posterior e tentar olhar para o forro daquele lado a ver se se vê algo, certamente a borracha da porta da mala faz acabamento ao forro do tejadilho, certo?
Claro que 4 horas é 1,5 a trabalhar e as restantes a "estudar", digo eu e se só for mesmo substituir a base de antena e não ser necessário substituir o cabo de antena daà até ao rádio ainda menos tem leva.
Cumprimentos
«
Última modificação: 13 de Maio de 2016, 13:52 pm por GIFS
»
Registado
Gonçalo
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #14 em:
12 de Maio de 2016, 11:12 am »
Eu aconselho a retirar tambem os "fo**-**" traseiros para que se consiga baixar a forra do tecto um pouco mais sem a estragar
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»