Autor Tópico: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..  (Lida 20902 vezes)

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
« Responder #15 em: 13 de Maio de 2016, 16:55 pm »
Tanta conversa e sabem todos muito bem como montar uma bateria e tal e coiso mas ainda ninguem se ofereceu para ir lá montar a bateria no carro do user.
Essa é que é essa.

Offline JPCAB

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
« Responder #16 em: 13 de Maio de 2016, 16:57 pm »
Boas substituir a bateria é dos processos mais simples num carro.

Essa bateria por acaso até está indicada para carros, esse carro, com stop&start e está bem mais barata nos sites sem entrar em linha de conta com portes que isso não vi.

Cumprimentos

http://www.autopartslogistic.com/index.php?id=208&p=-smLOnUUJP6Vq5TuiOupYnfNniRtGcXUWTTSwa-4ZMkQisF5dPA0HQ,,

Esta está com portes por 98, 88€   o meu carro não tem start and stop e esta bateria não me parece que seja a adequada para isso, pelo menos da Varta (já se serve na mesma ou não não sei)

A da Varta para o modelo do meu carro (mesma gama Silver), segundo este site é esta:
http://www.autopartslogistic.com/index.php?id=208&p=-smLOnUUJP6Vq5TuiOupYnfNniRtGcXUWTTSwa-4ZMmLkGOFpp2ZbA,,

e já custa 150 euros com portes..

Estou receoso com as medidas..são maiores que a actual em comprimento...(há um espaço adicional contudo..tenho que medir ainda, estou a trabalhar de noite e não tive tempo)

« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 17:20 pm por JPCAB »

Offline JPCAB

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #17 em: 13 de Maio de 2016, 17:00 pm »
Tanta conversa e sabem todos muito bem como montar uma bateria e tal e coiso mas ainda ninguem se ofereceu para ir lá montar a bateria no carro do user.
Essa é que é essa.

Lol Scenic...tenho que verificar se as medidas dão mesmo..porque o site tem a matricula e à partida deve de dar a bateria correcta para o modelo do meu carro (e na Norauto foi esta que indicaram), mas tenho que confirmar isso, porque senão mando vir e não dá.

Nota: não confio no site porque se colocar oleo, esta tudo errado (pela matricula do meu carro)
« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 17:05 pm por JPCAB »

Offline JPCAB

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #18 em: 13 de Maio de 2016, 17:01 pm »
ops..só descobri agora que os posts dão para editar...parabéns ao site :)
« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 17:06 pm por JPCAB »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #19 em: 13 de Maio de 2016, 17:17 pm »
Se ele não fosse de vila nova de gaia até lá ia  :laugh:

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Captur dci110
« Responder #20 em: 13 de Maio de 2016, 17:27 pm »
lol ouve-se com cada uma  :laugh: :laugh:

Porque é que se deve desligar primeiro o negativo e depois o positivo??

Ao montar a bateria, começa-se por ligar o positivo, e no fim o negativo, exactamente pela mesma razão, reduzir o risco de provocar um curto-circuito quando se está a apertar os bornos da bateria.

É tão simples quanto isto ;)

Boas

Não querendo iniciar uma discussão, pelo menos das não salutar, explica-me lá como tendo eu o borne positivo da bateria já fora em que só vou atuar no borne negativo de seguida faço um curto?

Poderás querer referir-te à situação em que atuando no borne positivo com o borne negativo ligado e encostando a uma chapa acontece um curto;ok! Mas normalmente, sublinho o normalmente, o borne positivo está bastante afastado das chapas, se olharmos com cuidado para as baterias nos carros ver-se-á que o borne mais afastado de chapa perto é o positivo.

No entanto concordo que é mais "seguro" desligar o de massa 1º mas qualquer pessoa com um minimo de cuidado desliga o positivo e não corre o risco de um curto e que pode acontecer um curto a manusear-se o ligamento ou desligamento dum borne, pode sim senhor e ainda... caldos de galinha são caldos de galinha.

Quanto ao alternador, é indiferente a capacidade da bateria, desde que o alternador esteja bom (debite cerca de 14v) uma bateria de 12v (qualquer que seja a bateria em condições) carrega. Claro que demora mais tempo a carregar completamente e claro que tambem demora mais tempo a descarregar.

Quanto ao ligar o primeiro o positivo ou negativo, isso tem haver o tipo de corrente. As minhas aulas de electricidade já foram há muito tempo (há mais de 15 ano) por isso já não sei justificar muito bem. Mas umas das coisas que retive é que há 2 tipos de corrente electrica. Alternada e Continua. Os automoveis (ao contrário da rede electrica nacional) são de corrente continua e como tal tem de se ter muita atenção aos polos.

Depois ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a corrente electrica não se faz no sentido convencional (de positivo para negativo) mas sim no sentido real (do negativo para o positivo).

Vou só falar sobre o que está citado se não te importas.

1º O alternador não é ASSIM indiferente da bateria, um exemplo prático vão saber o custo dum alternador para determinado carro e verão que serão questionados sobre a cilindrada e se tem AC, porquê? Porque também devem saber que os carros com AC têm baterias de maior capacidade, logo alguma coisa terá de ser diferente no alternador, certo?!

2º Os alternadores em carros com stop&start chegam a debitar na bateria 14,75V, não acreditam? arranjem um e meçam; porque é que acontece isto? devido à necessidade de dar maior carga à bateria pelas solicitações a que pode ser sujeita devido ao stop&start.

3º 1º o positivo ou o negativo não tem nada a ver com a corrente, os nossos automoveis normais funcionam a 12V, teóricos 13,2V de corrente contínua, em teoria cada elemento duma bateria de carro tem 2,2V de capacidade máxima, ora 6 elementos x 2,2V (é fazer as contas);" O Alternador produz corrente alterna, sim alterna, é depois tornada em contínua através da tal ponte  de díodos que se calhar já alguns de vocês ouviram falar em avarias de alternadores, chama-se a isso rectificação.

4º O sentido da corrente não é uma questão de "pensar" e sim do que realmente é denominado, sentido convencinal do + para o -, sentido real do - para o +. O que dá isto ao fim e ao cabo no dia a dia? Batatas!

Quanto a ajudar o user "em dificuldades"! Se ele perto da Quinta do Conde, que diga algo que entramos em contacto e pomos a carroça a andar, se afastado da Quinta do Conde ou se não quer; estou muito cansadinho dos meus dedos devido a este post e por tal não posso ajudar.

Cumprimentos

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
« Responder #21 em: 13 de Maio de 2016, 18:12 pm »
Caramba, toda a gente devia saber fazer coisas básicas no seu carro. Mudar a bateria é uma delas.

Na maioria dos casos é desapertar 3 porcas e tá feito. Esperar que alguém vá lá a casa fazer isso... é daquelas coisas. Faz-me lembrar o povo que chama o reboque para que lhe mudem um pneu. A não ser que seja uma gaja muito boa, devia ser proibido.

Offline aacc

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
« Responder #22 em: 13 de Maio de 2016, 20:18 pm »
Se não conseguires desapertar as porcas, que remédio... :wink:

Offline JPCAB

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #23 em: 13 de Maio de 2016, 20:44 pm »
Boas

Não querendo iniciar uma discussão, pelo menos das não salutar, explica-me lá como tendo eu o borne positivo da bateria já fora em que só vou atuar no borne negativo de seguida faço um curto?

Cumprimentos

Realmente não vale a pena, até porque a minha duvida residia nas afirmações do texto que citei onde diziam que passar de uma bateria com 60ah 600a para 77ah 780 poderia prejudicar o alternador ou outros componentes.
Unicamente neste aspecto.
Já me disseram que não fazia mal pelo que percebi.
Obrigado.

Nota: Amanha vou ver se da para colocar a bateria com aquelas dimensões. Ainda vou trabalhar a noite toda. È so esse o meu receio.
Mesmo nas oficinas eles enganam-se nisso ás vezes
« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 20:45 pm por JPCAB »

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
« Responder #24 em: 13 de Maio de 2016, 20:58 pm »
Tem atenção à altura da mesma, no meu Laguna as dimensões de largura e cumprimento era iguais à maioria das baterias, mas a altura não... o normal em altura e por volta dos 190mm e no meu só cabe de 175mm de altura

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #25 em: 13 de Maio de 2016, 23:39 pm »
Rodinhas nunca tinha pensado nisso nem pensei o porque.. Tirava sempre o mais à mão.. Mas tens toda a razão...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #26 em: 14 de Maio de 2016, 01:29 am »
Era o que estava nos manuais de mecânica, quando a dei na escola.
 :laugh:

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #27 em: 14 de Maio de 2016, 07:59 am »
Essa é que é essa.
Não vi aqui pautares pela diferença

O user está esclarecido quanto à questão inicial. Siga a carroça.

Mingos, não sejas assim. Ou todos têm direito ou nenhum. Agora por essa vais ter uma gaja feia a quem mudar o pneu!

Enviado com aprovação Jacques Cousteau

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
« Responder #28 em: 14 de Maio de 2016, 13:35 pm »
jotaagá queres falar de baterias ou queres falar de alternadores?

Qualquer alternador que produza mais de 13 volt's carrega uma bateria de 12 V, tenha a bateria a Amperagem que tiver.

Tenho pessoal amigo que têm moto-água e que trocaram o suporte da bateria de moto para uma de carro, pois as baterias de moto custam o mesmo que as de carro e as de moto duram muito menos quando estão muito tempo paradas. Apesar de as baterias serem muito, muito, muito maiores, o alternador da mota de água carrega a bateria na mesma.

Agora se a bateria for muito grande é normal que ele demore muito mais tempo a dar-lhe uma carga completa, mas acaba por lá chegar.

Agora por que raio existe alternadores mais potentes que outros... a resposta é simples, porque há carros que gastam muito mais energia que outros e pretende-se que a bateria obtenha um carga perto do maximo rapidamente após esta aquecer.

Se o alternador for maior (para debitar mais energia) também esforça mais o motor...

Dou-te outro exemplo.... o alternador do frontera 2.8 tdi é o meso que o do Monterey 3.1 td, mas o frontera só leva uma bateria e o Monterey leva 2!

Offline JPCAB

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #29 em: 14 de Maio de 2016, 18:38 pm »
Estive a ver com cuidado e tem espaço de sobra para a nova bateria e parece ser extremamente facil fazê-lo.desapertar os bornos e a garra de cima. Vou fazer isso sem problemas, obrigado a todos.