Autor Tópico: Tópico das dúvidas estúpidas  (Lida 13483 vezes)

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: Tópico das dúvidas estúpidas
« Responder #15 em: 20 de Maio de 2016, 10:03 am »
O sistema de refrigeração possui muito barro??

O óleo é sempre relativo.. Quase todos os meus usam 5w40 pois prefiro pagar mais um pouco por um óleo melhor. Mas isso é opção tua.

O de combustivel fica na roda traseira direita. Segue as linhas de combustivel que o encontras.

Esses carros possuem tendência de apodrecer debaixo do plástico dos limpa para-brisas. Remover e vê o estado. Se possuem ferrugem, como é um sitio não visível talvez fosse melhor proteger nem que seja a pincel... E aproveitas e verificas o estados das saidas de agua que ficam naquele local.. Podem estar obstruidas...

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
« Responder #16 em: 20 de Maio de 2016, 10:57 am »
o teu clio tem indicador de temperatura de água?

Se não tiver recomendo-te a trocares o termostáto e colocar anti-congelante novo.

Offline c0mpu73r

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Garagem : Honda Civic 1.4 LSI 4p / Renault Clio 1.2 Oasis
« Responder #17 em: 20 de Maio de 2016, 11:12 am »
O sistema de refrigeração possui muito barro??

O óleo é sempre relativo.. Quase todos os meus usam 5w40 pois prefiro pagar mais um pouco por um óleo melhor. Mas isso é opção tua.

O de combustivel fica na roda traseira direita. Segue as linhas de combustivel que o encontras.

Esses carros possuem tendência de apodrecer debaixo do plástico dos limpa para-brisas. Remover e vê o estado. Se possuem ferrugem, como é um sitio não visível talvez fosse melhor proteger nem que seja a pincel... E aproveitas e verificas o estados das saidas de agua que ficam naquele local.. Podem estar obstruidas...

Obrigado pelas dicas Blurr ;)

Sim, a questão aqui nem é querer poupar no óleo (que não quero), daí querer fazer a revisão até muito antes do prazo e querer ter a certeza que o que está a correr nas veias do motor é algo bom. A questão entre o 10W e o 5W é que li que por ser um óleo mais fino pode criar folgas e fugas :huh:

Sobre a dica dos plásticos, é de valor. Muito agradecido. Por acaso segui o conselho de um outro membro do fórum e adquiri o "return to black" para restaurar os plásticos, vai ser tudo de uma vez :)

@Rike1, sim, o quadrante tem indicação de temperatura e já verifiquei que funciona fininho. Das raras vezes que chega aos 80º a ventoinha dispara correctamente e baixa logo.

De qualquer maneira quero fazer o sangramento, nem que seja pelo gozo da coisa. Não noto "barro" na água, apesar de ligeiramente acastanhada (parecia pior dentro do recepiente, mas ao retirar com uma seringa o liquido é muito mais claro do que parece). Todavia, como não sei se aquilo é água del cano ou liquido próprio, quero mudar..
« Última modificação: 20 de Maio de 2016, 11:13 am por c0mpu73r »

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #18 em: 20 de Maio de 2016, 11:32 am »
Criar folgas e fugas? Podes ter é fugas pelas folgas, isso sim...
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie

Offline c0mpu73r

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #19 em: 20 de Maio de 2016, 12:19 pm »
Daí isto ser o tópico das dúvidas estúpidas :angel:

Li por aí que ao passar de um oleo para outro mais fino pode criar fugas onde não existiam antes, devido ao oleo antigo ser mais "grosso".

Ou é treta?

O inverso (passar de oleo de boa qualidade para um de marca branca), parece-me obvio que crie problemas a médio e longo prazo, a dúvida aqui é eu querer o máximo de longevidade para o meu motor e se devo manter o status quo (10w40, supostamente o indicado para o motor) ou passar para o 5w40, de melhor qualidade.

Quero fazer esta revisão o mais rapidamente possível, especialmente porque mudei agora de horário de trabalho, entro um pouco mais cedo e noto o carro a soluçar a frio, mas desaparece mais acelere um pouco.. Quero mesmo mudar de velas e filtros..
« Última modificação: 20 de Maio de 2016, 13:13 pm por GIFS »

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #20 em: 20 de Maio de 2016, 12:31 pm »
As fugas se existirem já lá estão. O óleo mais fino apenas vai gastar mais. Mas isso é tudo relativo, sempre preferi gastar óleo, desde que não seja exagero, so que colocar um mais grosso.

A única diferença para ti é teres que verificar o nível frequentemente. Mas pelo que me lembro do meu tem um indicador que mostra o nível no arranque..
Claro que é que mimas mais o motor. E se as fugar existem, com óleo mais grosso de certeza que apenas estas a gastar mais o motor que com óleo mais fino...

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #21 em: 20 de Maio de 2016, 12:39 pm »
Nessa de criar fugas, quanto muito, o óleo mais fino penetra melhor e acaba por limpar o carvão. Mas o mais provável é que as fugas já lá estivessem mas não ter tantas perdas com óleo mais grosso.

É sempre melhor mimar um pouco mais o motor com óleo 5e40 mas se houver fugas também não terás problema em usar o 10w40 tendo em conta que é o indicado. Se quisesses passar para do 10 para o 15w40 aí sim, é preferível andar a repor o nível do que mudar de óleo...
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #22 em: 20 de Maio de 2016, 13:24 pm »
há perguntas estúpidas e perguntas estúpidas  :laugh:

c0mpu73r com um pouco de pesquisa no fórum encontras as respostas para as tuas duvidas lol

Quanto à  questão do óleo fino e grosso, é muito simples de perceber, a diferença entre o 5w40 e o 10w40, é a viscosidade do óleo a frio, porque a quente é igual. Como já foi explicado, o que pode acontecer é que a frio o 5w possa escapar pelos segmentos ou outros componentes por ser menos viscoso além de algum poder detergente que tem em relação ao 10w e por isso promover o agravamento das fugas que já possam existir.
No entanto tem a vantagem do óleo fluir melhor quando o motor está frio.

Offline c0mpu73r

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #23 em: 31 de Maio de 2016, 11:42 am »
Boas pessoal,

Mais uma dúvida daquelas estúpidas... No tópico dos autocolantes da RenaultPT, o nosso caro admin Rui disse que o autocolante melhora a aerodinâmica e reduz os consumos.. É verdade?? :shocked: :shocked:

:laugh: Estou a brincar..

Agora a sério, dúvida mesmo estúpida: Após leitura e leitura de "n" tópicos aqui do fórum, às vezes a informação é contraditória (lembro-me de perder quase 2h a ler a "novela" no tópico dos oleos, por exemplo), e complica as decisões de quem ainda não tem experiência mas vontade de aprender e ajudar.

Neste sentido: Velas. Li que as velas de dois polos são melhores para carros que fazem circuitos citadinos e curtos (eu), visto melhorar o comportamento a frio. Outro user diz que para o meu motor (D7F, 1.2 8V), provoca uma explosão mais forte que pode deteriorar o motor mais rapidamente. Em que ficamos?

No mesmo sentido, vou colocar oleo 5W40 precisamente pelo comportamento a frio; todavia, dois users alertaram que o óleo pode ser muito fino, sair por fugas já existentes e que eu desconheço (nem sei que óleo o carro tem agora, assumo que seja o universal 10w40) e estragar o motor caso eu não repare as fugas a tempo (pensava que bastava colocar outro oleo).

Sobre o filtro de óleo, existem chaves especiais para tirar e apertar, mas vi na net o The Car Guy a dizer que basta apertar com a mão?? :huh:

Como podem ver, sem querer dar razão a ninguém, temos às vezes choque entre a experiência pessoal (que dou valor) e o conhecimento/análise mais técnico (que dou igualmente valor), apesar de nunca terem tido contacto com um carro igual.

Quem é noob sofre..
« Última modificação: 31 de Maio de 2016, 11:44 am por c0mpu73r »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #24 em: 31 de Maio de 2016, 12:49 pm »
Quanto À primeira questão, o rui não referiu, mas ainda acrescenta mais 5 cv ao motor.

Segunda questão, em relação Às velas, essas de dois pólos e assim, usam-se mais em carros a GPL, pelo menos foi o que tenho ouvido, no entanto, mesmo quando instalei o gpl, recomendaram-me utilizar as velas normais, de preferência as NHK.

No entanto há que analisar sempre o custo/beneficio, uma vela normal custa 10€ e essas de dois pólos 25€ por exemplo, será que o custo adicional irá trazer vantagens substanciais que compense o investimento, a durabilidade das outras velas será maior, o rendimento do motor vs consumo irá ser assim tão grande ? (Nota: o valor das velas foi escolhido ao calhas, não faço a mínima ideia do valor delas).

Terceira questão, em relação ao óleo eu também mudei do 10w para o 5w quando o motor já tinha cento e tal mil, ou mesmo duzentos e tal, é uma questão de ires confirmar ao meu DB, e não notei grandes diferenças em termos de consumo de óleo, mas notei nos consumos, com o 5w o carro consome relativamente menos, mas coisa insignificante, talvez 0,2 ou 0,3L/100km

Quarta questão, o filtro aperta-se sempre à mão, quando estiver todo apertado, fazes um pouco mais de força e dás 1/4 de volta com toda a força (não é preciso desfazer o filtro, quando digo fazer força é ao agarrar o filtro para não escorregar na mão  :laugh: ), mas sempre à mão. Depois para desapertar, é À mão na mesma ;)

No entanto quando for duvidas relacionadas com assuntos já discutidos no forum, como por exemplo o das velas e do óleo, deves colocar no tópico respectivo, para que se perceba o contexto, e as informações ficarem devidamente organizadas em vez de espalhadas por vários tópicos diferentes ;)

Offline c0mpu73r

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #25 em: 31 de Maio de 2016, 14:05 pm »
Entendido, obrigado GIFS ;)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #26 em: 02 de Junho de 2016, 14:18 pm »
Em relação Às velas, se quiseres melhorar a eficácia delas, reduz a folga entre 0,2 a 0,3 mm ou seja, se a folga da vela for de 1 mm reduz para 0,8 ou 0,7 mm

Offline Brunof22

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Porque não se acentam á minha beira?
  • Garagem : do vizinho
« Responder #27 em: 02 de Junho de 2016, 14:54 pm »
A Catarina em Coração d'ouro morrerá????

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #28 em: 02 de Junho de 2016, 15:23 pm »
Em relação Às velas, se quiseres melhorar a eficácia delas, reduz a folga entre 0,2 a 0,3 mm ou seja, se a folga da vela for de 1 mm reduz para 0,8 ou 0,7 mm

Isso para carros gazeificados, certo?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #29 em: 02 de Junho de 2016, 21:31 pm »
Sim melhora a eficácia da vela, torna a faisca mais forte e mais rápida, visto os gaseificados precisarem de mais faisca lol se melhora com o gás com a gasolina também ajuda, mas não é necessário para situações normais.
Eu quando ando só a gasolina, não noto grandes diferenças. A única diferença é que soluça menos do que antes de ter feito esse acerto na folga.
Foi a recomendação dada pelo instalador de gás e pelo profiesta quando fiz a alteração para o gás.

Apesar de eu sempre ter colocado as velas com menos 0,1 do que a marca recomendava  :laugh: :laugh: