Realmente foi falta de experiência na compra do carro, mas não é muito grave, tudo se resolve.Comecemos pelo mais fácil (ou não ) Tens o radiador da sofagem roto (problema comum), quanto À reparação deste problema,o material não é caro, mas a mão de obra para resolver isso é que pode desencorajar a reparação. Porque? Vê o vÃdeo ! No longer availableDepois tens o termostato marado, porque das duas uma, ou avariou e não trocaram, ou o motor tem tendências a aquecer, e sem termostato é mais difÃcil de aquecer em demasia. Solução para já é substituir e ver qual é o comportamento do motor.Essa marosca no termostato também pode ter sido feita devido ao facto de terem interrompido o circuito que fazia a circulação da agua pela sofagem, pois ao eliminarem essa parte do circuito, a agua só circulava quando o termostato abria. Assim sempre aberto, a água já circula mesmo a frio.Quanto ao óleo, tens duas situações, o nÃvel do quadrante não é para confiar, pois o sensor de nivél de óleo com o tempo deixa de trabalhar e marcar o nÃvel correcto.Se acende a luz do óleo como o motor a trabalhar, deve-se ao facto de não haver pressão de óleo suficiente, que pode ser devido a problema no sensor, nÃvel de óleo baixo ou bomba de óleo nas couves. O óleo deve-se verificar sempre na vareta e convém andar sempre no máximo.Visto teres o carro À pouco tempo faz o mais depressa possÃvel uma revisão geral ao carro.Depois da revisão fica atento aos consumos de óleo e água.Quanto À questão da sofagem, para já, caso não faças a substituição do radiador da sofagem, faz uma ligação entre o tubo que sai do termostato e o tubo de retorno da sofagem, para que a água possa circular enquanto o motor está frio.Quanto ao fumo, se puderes mostrar num vÃdeo ou foto seria mais facil de perceber do que é, mas pode ser óleo ou água. PossÃveis causas, talvez junta da cabeça queimada ou passagem de óleo pelos segmentos ou valvulas. Se pedires para medir a compressão ficas já com uma ideia do estado do motor