Autor Tópico: Renault Clio II 1.5 65cv  (Lida 9030 vezes)

Offline rafy24

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem : Clio II 1.5 DCI 65cv
Renault Clio II 1.5 65cv
« em: 30 de Maio de 2016, 02:45 am »
Boa noite

Recentemente comprei um Renault Clio II 1.5dci de 65 cavalos, do ano 2003... Encontra-se recentemente com 205000km, mas impecável de chapa e aparentemente de motor...

Contudo, e como sou "noob" em veículos, não fiz a devida inspecção rigorosa que se deve fazer antes de comprar um carro assim...
É o seguinte, o carro ultimamente tem me dado alerta do oleo... Dependendo da inclinação que está situado... Provável que esteja com oleo baixo, mas está dentro do limite na vareta... A mudança do oleo ainda é daqui a 1000kms... Sei que devo meter 10w40 ou 5w40 (recomendado pela marca), mas tem algum mal se mudar já? Outra coisa, quando puxo pelo carro e em altas rotações, sai um fumo esbranquiçado... E já reparei na acumulação de "carvão" à saída do escape... Tem haver com isso?

Outra coisa que me surpreendi ao analisar bem o motor... Encontrei um cabo com um braçadeira, mas solto, próximo do tubo que liga o reservatório ao radiador, que se dirige ao habitáculo... Já combinei com um mecânico para me ver isto, mas será grave? Realmente devia ter visto isto antes de comprar o carro... Isto e o facto de a buzina não trabalhar...  :sad: :sad: :sad: :sad: Deve estar desligada...

Tirando isso, estou super satisfeito com o carro. Tem uma excelente condução... Deixa é um pouco a desejar em termos de aceleração, visto que estava habituado a conduzir o de 80cv, mas para o dia a dia da cidade este basta :)

PS: Estou a pensar fazer um revisão brevemente ao carro mas o por em pente fino... Alguma dica? :)

Obrigado a todos desde já  :cool: :cool: :cool:

Offline MauroTM

• Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
Re: Renault Clio II 1.5 65cv
« Responder #1 em: 30 de Maio de 2016, 02:56 am »
O alerta do óleo é como dizes, dependendo da inclinação portanto também não deve ter muito óleo no motor. Se há mal mudares agora? Não, muda o óleo e o filtro e assim ficas descansado :smiley:
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline rafy24

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 30 de Maio de 2016, 03:00 am »
Aqui está o tal tubo que falei... Desculpem a má qualidade mas foi a melhor foto que consegui...

Offline rafy24

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 30 de Maio de 2016, 03:04 am »
Este é o tubo que falei... Foi a melhor foto que consegui, desculpem...
A mensagem que me aparece acho que é mesmo apenas do nivel de oleo baixo...

Offline rafy24

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 30 de Maio de 2016, 03:05 am »
Obrigado pela resposta. Mas isto pode dever-se a que? Perda de oléo? Não deveria acontecer, certo? :/
« Última modificação: 30 de Maio de 2016, 13:50 pm por GIFS »

Offline rafy24

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 30 de Maio de 2016, 03:15 am »
Já agora... Algo que notei no carro... Ele raramente aquece, e nunca me chegou sequer a meio do ponteiro da temperatura... E rapidamente desce novamente para o mínimo... Já fiz viagens em auto estradas a alta velocidade e só mesmo quando acelero a fundo a temp sobe, e mesmo assim não muito... É normal nestes carros? Já notei também que a ventoinha não trabalha quando ligo o carro...

Agradeço que alguém me explique.

Desculpem desde já a minha falta de conhecimentos em mecânica :(

Offline MauroTM

• Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
« Responder #6 em: 30 de Maio de 2016, 09:55 am »
@rafy24, pode ser muitas coisas ou simplesmente estar ali a roçar o mínimo dos mínimos portanto uma mudança de óleo e filtro e ficavas bem servido. Perdas de óleo? Tenta ver se ao estacionar tens alguma poça depois no chão, se o motor na zona da cabeça está babado são as minhas sugestões
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline rafy24

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 30 de Maio de 2016, 10:25 am »
Obrigada pela resposta. Por acaso já tinha encontrado essas sugestões aqui no forum, e tive a tenção de ir verificar. O carro não está a derramar oleo para o chão, e o motor encontra-se seco... Mas quando acelero mais o carro, sai imenso fumo branco.... Será por isso?
« Última modificação: 30 de Maio de 2016, 13:50 pm por GIFS »

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #8 em: 30 de Maio de 2016, 11:20 am »
tens aquecimento dentro do carro? parece-me que o teu radiador da sofagem foi à vida e eles bloquearam os tubos que iam ligar ao radiador.
em relação à temperatura do motor das duas umas: ou o termoestato avariou na posição aberto ou nem sequer o tens...

Offline rafy24

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 30 de Maio de 2016, 12:32 pm »
Obrigado pelo feedback... Já suspeitava que tivesse haver com a sofagem... Sabes me dizer se isso é caro para reparar ou não?

Em relação à temperatura, ele aquece, apenas volta rapidamente à temp fria...
« Última modificação: 30 de Maio de 2016, 13:51 pm por GIFS »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #10 em: 30 de Maio de 2016, 14:10 pm »
Realmente foi falta de experiência na compra do carro, mas não é muito grave, tudo se resolve.
Comecemos pelo mais fácil (ou não  :laugh:)
Tens o radiador da sofagem roto (problema comum), quanto À reparação deste problema,o material não é caro, mas a mão de obra para resolver isso é que pode desencorajar a reparação. Porque? Vê o vídeo  :laugh:

! No longer available

Depois tens o termostato marado, porque das duas uma, ou avariou e não trocaram, ou o motor tem tendências a aquecer, e sem termostato é mais difícil de aquecer em demasia. Solução para já é substituir e ver qual é o comportamento do motor.
Essa marosca no termostato também pode ter sido feita devido ao facto de terem interrompido o circuito que fazia a circulação da agua pela sofagem, pois ao eliminarem essa parte do circuito, a agua só circulava quando o termostato abria. Assim sempre aberto, a água já circula mesmo a frio.

Quanto ao óleo, tens duas situações, o nível do quadrante não é para confiar, pois o sensor de nivél de óleo com o tempo deixa de trabalhar e marcar o nível correcto.
Se acende a luz do óleo como o motor  a trabalhar, deve-se ao facto de não haver pressão de óleo suficiente, que pode ser devido a problema no sensor, nível de óleo baixo ou bomba de óleo nas couves. O óleo  deve-se verificar sempre na vareta e convém andar sempre no máximo.

Visto teres o carro À pouco tempo faz o mais depressa possível uma revisão geral ao carro.
Depois da revisão fica atento aos consumos de óleo e água.

Quanto À questão da sofagem, para já, caso não faças a substituição do radiador da sofagem, faz uma ligação entre o tubo que sai do termostato e o tubo de retorno da sofagem, para que a água possa circular enquanto o motor está frio.

Quanto ao fumo, se puderes mostrar num vídeo ou foto seria mais facil de perceber do que é, mas pode ser óleo ou água. Possíveis causas, talvez junta da cabeça queimada ou passagem de óleo pelos segmentos ou valvulas. Se pedires para medir a compressão ficas já com uma ideia do estado do motor ;)

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #11 em: 30 de Maio de 2016, 14:19 pm »
Bem, depois de ver este video, resta me rezar para que o meu Clio de 99 nao se avarie o radiador...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline rafy24

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 30 de Maio de 2016, 15:10 pm »
Realmente foi falta de experiência na compra do carro, mas não é muito grave, tudo se resolve.
Comecemos pelo mais fácil (ou não  :laugh:)
Tens o radiador da sofagem roto (problema comum), quanto À reparação deste problema,o material não é caro, mas a mão de obra para resolver isso é que pode desencorajar a reparação. Porque? Vê o vídeo  :laugh:

! No longer available

Depois tens o termostato marado, porque das duas uma, ou avariou e não trocaram, ou o motor tem tendências a aquecer, e sem termostato é mais difícil de aquecer em demasia. Solução para já é substituir e ver qual é o comportamento do motor.
Essa marosca no termostato também pode ter sido feita devido ao facto de terem interrompido o circuito que fazia a circulação da agua pela sofagem, pois ao eliminarem essa parte do circuito, a agua só circulava quando o termostato abria. Assim sempre aberto, a água já circula mesmo a frio.

Quanto ao óleo, tens duas situações, o nível do quadrante não é para confiar, pois o sensor de nivél de óleo com o tempo deixa de trabalhar e marcar o nível correcto.
Se acende a luz do óleo como o motor  a trabalhar, deve-se ao facto de não haver pressão de óleo suficiente, que pode ser devido a problema no sensor, nível de óleo baixo ou bomba de óleo nas couves. O óleo  deve-se verificar sempre na vareta e convém andar sempre no máximo.

Visto teres o carro À pouco tempo faz o mais depressa possível uma revisão geral ao carro.
Depois da revisão fica atento aos consumos de óleo e água.

Quanto À questão da sofagem, para já, caso não faças a substituição do radiador da sofagem, faz uma ligação entre o tubo que sai do termostato e o tubo de retorno da sofagem, para que a água possa circular enquanto o motor está frio.

Quanto ao fumo, se puderes mostrar num vídeo ou foto seria mais facil de perceber do que é, mas pode ser óleo ou água. Possíveis causas, talvez junta da cabeça queimada ou passagem de óleo pelos segmentos ou valvulas. Se pedires para medir a compressão ficas já com uma ideia do estado do motor ;)

Quem fala assim não é gago ahah Já tinha visto videos parecidos e mal apercebi que tinha a sofagem avariada pensei logo que seria o cabo dos trabalhos... Hoje um mecânico vai me ver o carro e vou-lhe falar do termostato...

Em relação ao fumo não consigo agora arranjar nenhuma foto que exemplifique o que se passa, mas costuma a sair bastante fumo preto e fumo azulado... Especialemente quando acelero, tanto que já tenho o parachoques traseiro pintado de preto...

Em relação ao oleo, ainda falta 1000km pa mudança, mas vou meter 10w40 e mudar o filtro de vez... Queria é dar um check up completo para se o carro estiver a comer oleo resolver ao mesmo tempo...

Muito obrigada pela resposta. Ajudou imenso! :)  :happy: :happy: :happy: :happy: :happy:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #13 em: 31 de Maio de 2016, 07:14 am »
Se tem fumo azulado é mau sinal, é sinal de óleo. Mede a compressão para ficares com a confirmação de que vais ter que abrir o motor ;)

Offline rafy24

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 23 de Junho de 2016, 16:22 pm »
Boa tarde

À uns tempos atrás postei aqui uma questão sobre o meu carro (Renault Clio 2 1.5dci de 2003) que tinha alguns problemas inclusive a mandar fumos e a comer oleo... Fui ao stand e exigi reparação... Ora, depois de algumas chatices e duas idas ao médico lá o carro veio "a funcionar"... Supostamente o fumo todo (azulado) era do turbo. E realmente parecia ser visto que depois de arranjado deixou de fazer a fumaça que fazia... Com o carro supostamente já em condições fui mudar o oleo e filtros... Ora, algumas viagens depois comecei a notar que o carro lança fumo branco e azulado quando o ligo depois de algum tempo parado. Quando puxo mais por ele sai um fumo mais escuro. Em auto estrada e vou com o pé no acelarador vai sempre saindo algum fumo esbranquiçado... Recentemente notei também que, já perdeu "um risquinho" de oléo.. Quando o acendo aparece no visor "oil ok" clico no botão e aparece o nivel de oleo... Já perdeu um...  :sad: :sad: :sad: :sad: :sad:
Fico lixado porque veio assim do stand e é um problema para me repararem o carro... O que pode ser mais? Onde anda este motor a perder e a queimar oleo?

Obrigada desde já a todos