Autor Tópico: ajuda  (Lida 8421 vezes)

Offline octávio

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Utilizador: oct79
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
ajuda
« em: 21 de Agosto de 2010, 11:20 am »
boas amigos preciso de uma ajuda vossa, bem hoje  la fui para comprar o oleo para a minha carrinha Scenic 1500 dc 80vc de 2005 , como sabem estou a por o elf 10w40 td mas queira passar para um 5w40 e e foi me dito para comprar o elf 5w40 excelliun sxr, acho que é assim, bem andei em duas norautos e nada  :huh:, entao fui a renault saber o preço bem nem vos digo nada 25 euros cada litro até fiquei parvo so em oleo era como para andar nos 125 euros 5 litros mais iva vai la vai.
Bem entao queria ajuda para comprar um oleo 5w40 para a minha maquina qual aconselhem tirando este da elf ????

obrigado pela ajuda

Offline abvs

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setúbal
Re: ajuda
« Responder #1 em: 21 de Agosto de 2010, 11:51 am »
Muito bom dia. Em relação a estas especificações dos óleos como deve saber têm a ver com as temperaturas de funcionamento do óleo, não se podendo portanto dizer que exista o óleo mais indicado mas sim uma gama de óleos que serão apropriados consoante a seguinte regra: índice de viscosidade a baixa temperatura (o da esquerda) é menor ou igual ao indicado pelo fabricante do motor e que o índice de viscosidade a alta temperatura (o da direita) é maior ou igual ao referido pelo fabricante do veículo. Não sei quais são as razões que motivam essa mudança até porque nós em Portugal não temos assim temperaturas tão baixas que motivem a utilização dum óleo com tão baixo índice de viscosidade. No meu caso que tenho uma Megane 1.5dci 105cv também de 2005 e sempre utilizei óleo 10W 40 e passados 180000 Km não tive quaisquer problemas. Até porque, segundo as normas europeias a escolha da viscosidade do óleo tem a ver com a temperatura exterior e o óleo 10W é para temperaturas superiores a -20º e o 5W para superiores a -25º. Não sei portanto se terás grande ganho comn a mudança com acréscimo da despesa.

Offline octávio

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #2 em: 21 de Agosto de 2010, 11:57 am »
Muito bom dia. Em relação a estas especificações dos óleos como deve saber têm a ver com as temperaturas de funcionamento do óleo, não se podendo portanto dizer que exista o óleo mais indicado mas sim uma gama de óleos que serão apropriados consoante a seguinte regra: índice de viscosidade a baixa temperatura (o da esquerda) é menor ou igual ao indicado pelo fabricante do motor e que o índice de viscosidade a alta temperatura (o da direita) é maior ou igual ao referido pelo fabricante do veículo. Não sei quais são as razões que motivam essa mudança até porque nós em Portugal não temos assim temperaturas tão baixas que motivem a utilização dum óleo com tão baixo índice de viscosidade. No meu caso que tenho uma Megane 1.5dci 105cv também de 2005 e sempre utilizei óleo 10W 40 e passados 180000 Km não tive quaisquer problemas. Até porque, segundo as normas europeias a escolha da viscosidade do óleo tem a ver com a temperatura exterior e o óleo 10W é para temperaturas superiores a -20º e o 5W para superiores a -25º. Não sei portanto se terás grande ganho comn a mudança com acréscimo da despesa.

obrigado pela ajuda

MRC

• Visitante
« Responder #3 em: 21 de Agosto de 2010, 12:05 pm »
Amigo, qualquer marca desde que bem conhecida é boa opção... Castrol, Mobil, Shell, Total, BP, etc...

Experimenta a procurar pelo Elf Excellium NF 5W40, que deves encontrar numa grande superfície, é excelente para dCis e por volta de 50 € tens 5 litros.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2010, 12:07 pm por MRC »

Offline octávio

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #4 em: 21 de Agosto de 2010, 12:07 pm »
Amigo, qualquer marca desde que bem conhecida é boa opção... Castrol, Mobil, Shell, Total, BP, etc...

Experimenta a procurar pelo Elf Excellium NF 5W40, que deves encontrar numa grande superfície, é excelente para dCis e por volta de 50 € tens 5 litros

epa tambem andei a ver esse e nada  :rolleyes: :rolleyes:

MRC

• Visitante
« Responder #5 em: 21 de Agosto de 2010, 12:09 pm »
Hmm .. Então segue pelas alternativas que te dei, e não te esqueças acima de tudo, as normas dos  1.5dCi que salvo erro ou são acea b3 ou b4... ;)

Offline octávio

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #6 em: 21 de Agosto de 2010, 12:10 pm »
Hmm .. Então segue pelas alternativas que te dei, e não te esqueças acima de tudo, as normas dos  1.5dCi que salvo erro ou são acea b3 ou b4... ;)

thanks

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #7 em: 21 de Agosto de 2010, 15:00 pm »

Experimenta a procurar pelo Elf Excellium NF 5W40, que deves encontrar numa grande superfície, é excelente para dCis e por volta de 50 € tens 5 litros

Procuraste nas stationmarches que agora tem um nome que penso que seja Roadies? Vai a de Talaide, junto ao Tagus Park que tem la ainda 5 litros... Eu comprei ha 2 semanas os 5 litros para o meu. Excellium NF...

Offline octávio

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #8 em: 21 de Agosto de 2010, 16:07 pm »

Procuraste nas stationmarches que agora tem um nome que penso que seja Roadies? Vai a de Talaide, junto ao Tagus Park que tem la ainda 5 litros... Eu comprei ha 2 semanas os 5 litros para o meu. Excellium NF...

ok obrg vou la agora  :grin: :grin:
« Última modificação: 21 de Agosto de 2010, 16:31 pm por octávio »

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #9 em: 21 de Agosto de 2010, 21:32 pm »
Entao ainda havia?

Offline octávio

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #10 em: 21 de Agosto de 2010, 22:59 pm »
ya ihih ja esta no bolito revisao feita obrigado

Offline abvs

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setúbal
« Responder #11 em: 25 de Agosto de 2010, 23:33 pm »
Olá. Se calhar esta ajuda já é tarde, mas vi hoje o folheto da Roady (Intermarché) que tem o Óleo 5W 40 BP VISCO 7000 com 50% de desconto - 4L - 22€ e qualquer coisa.