Autor Tópico: Ar condicionado megane 2  (Lida 20886 vezes)

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Captur dci110
Re: Ar condicionado megane 2
« Responder #15 em: 13 de Julho de 2016, 11:18 am »
Boas
Para o compressor não ligar devido a pressão baixa de gás ou inexistência dele, não será porque tem uma válvula de pressão no circuito elétrico que vai dar ao compressor?
Afinal como é que o sistema sabe que não tem gás? Tem de ser porque mede a sua pressão algures, não?
E se não tendo gás não liga o compressor é porque apesar do utilizador ligar o AC a tensão elétrica é impedida de ser aplicada ao compressor, não será?
Mas por outro lado; qual o problema do compressor trabalhar não tendo o sistema gás?
E sendo impedido o compressor de funcionar por falta de gás como é que a ventoinha funciona na mesma para arrefecer o gás?
Não há gás, o compressor não trabalha, logo não há pressão de gás no sitema nem aquecimento dele para ser necessário arrefecê-lo, não é assim?
Parece-me não fazer muito sentido não funcionar uma coisa e funcionar outra; será que não há aí um fio partido?
Eu ponderaria isto.

De minha experiência num ford fiesta em que o compressor deixou de bombar, também equacionei essas situações mas no meu caso a ventoinha não funcionava, após análise cuidada cheguei ao ponto em que piquei os fios que traziam massa e +12V à ficha que ligava no compressor e o que descobri, tensão e massa nos fio elétricos à entrada da ficha, massa no pino da ficha tendo a ficha desligada do compressor e falta de tensão no pino de tensão da ficha, ou seja a ligação do fio ao pino dentro da ficha que liga no compressor ficou inoperacional, desfeita a ficha, soldado 2 bocados de fio, 2 terminais nos fios que traziam alimentação elétrica e ligados em seguida ao compressor, tudo isolado com silicone e manga retrátil e... uma fonte a dar musica, neste caso ar frio.

Cumprimentos

Offline clio4800k

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: porto
  • Garagem : Renault megane 1.5DCI 105cv
« Responder #16 em: 13 de Julho de 2016, 11:22 am »
Correcto.
Mas antes de reparar a fuga à ventoinha funcionava e o compressor não.
Depois de reparar voltei a ficar sem gás nenhum e a partir daí mesmo logo a seguir a carregar nada funcionava.

Enviado do meu SM-N7505 através de Tapatalk

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #17 em: 13 de Julho de 2016, 14:48 pm »
Então e que tal mesmo com o motor desligado, (a massa dever-se-á descobrir fácil) alimentar com 12V diretos o compressor.
Em principio ouvir-se-á o solenoide atracar e como o motor está desligado não haverá rotação do compressor logo não haverá compressão.
Fica-se a saber que chegando 12V ao compressor ele atraca o solenoide.

Por outro lado;
Se da 1ª vez que foi necessário encher o circuito o compressor não trabalhava mas a ventoinha sim.
Enchendo o circuito que não reteve o enchimento, a ventoinha também deixou de funcar.
Isso assim posto desta forma "cheira-me" únicamente a problema elétrico.

Será que na reparação da fuga nada do circuito elétrico foi danificado?
Será que não existe mesmo um pressostato no circuito? Se existe deveria ser desligado eletricamente e medida a sua situação (se em aberto ou se em fechado, se em fechado há passagem e até haverá gás a não ser que colado)

Eu sugiro começar por um lado e levar tudo a direito até ao outro extremo, antes disto pode-se sempre olhar para as condutas do circuito e ver se se vê algo parecido com um pressostato e verificar ligações se as tiver.
Isto vai dar trabalho, ó se vai.
Cumprimentos

Offline clio4800k

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #18 em: 13 de Julho de 2016, 14:53 pm »
Já experimentei alimentar directo mas por culpa minha e sem querer fiz lhe um curto circuito na embraiagem pelo que agora é que não atraca mesmo
Mas na ficha do compressor não chega lá os 12V.
Mas é como disee antes de o sistema ficar sem gás nenhum o compressor não atracava mas a ventoinha rodava, talvez a embraiagem já estive se queimada ou o sistema mecânico preso.
Era pouco utilizado o AC

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #19 em: 14 de Julho de 2016, 10:42 am »
Boas!
Pronto; se já queimaste o solenoide já tens "a sina" rezada e não preciso de te dizer que tens de fazer.
Cumprimentos

Offline clio4800k

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #20 em: 14 de Julho de 2016, 11:49 am »
Compressor novo claro xD
De qualquer dos modos hoje vou verificar o circuito de ac dentro e fora do carro para me certificar que não tem linhas traçadas

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #21 em: 16 de Julho de 2016, 16:46 pm »
O circuito tem um sensor de pressão, que quando detecta pressão a mais ou a menos desliga a embraiagem do compressor, além disso pode chegar sempre 12v ao compressor e ter um corte à massa, por isso a questão de ter ou não 12v não é assim tão linear, tem que se verificar sempre qual dos dois (positivo ou negativo) é que está ligado directo.
Mas parece-me que o problema ai pode também estar relacionado com o relé do AC que está na caixa de fusíveis/relés do compartimento do motor

Offline clio4800k

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #22 em: 31 de Agosto de 2016, 12:52 pm »
A massa da continuidade entre a ficha e o cabo negativo da bateria por isso a massa e que está directa.
O positivo da ficha já experimentei medir entre o positivo da ficha e o negativo da bateria e não aparece 12V na mesma.
A caixa de fusíveis tem relé para o AC?

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #23 em: 31 de Agosto de 2016, 16:30 pm »
Boas
Pois claro que deverá ter, devido à corrente para manter o solenoide atracado muito certamente será através de relé.
Eu, caso possivel tentaria injetar +12V diretamente no compressor mas já o sugeri.
E se bem em lembro queimaste o solenoide, não?
Com ou sem sensor de pressão com +12V diretos no solenoide e com massa presente (ao que parece está em permanência, também concordo sem ver, é francês é interruptor ao +) o solenoide deverá atracar e o motor do carro não tem de estar a trabalhar, ouve-se ou em último caso com o carro desligado engatado em 5ª empurrando e olhando o solenoide tem de ser ver o cabeçote dele rodar solidário com a polie.
Cumprimentos

Offline clio4800k

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #24 em: 11 de Setembro de 2016, 19:24 pm »
Bem, agora que tive mais tempo andei novamente de volta daquilo, troquei o radiador do ac, todos os vedantes dos tubos a ver se a fuga fica resolvida e troquei tambem o sensor de pressao mas continua igual sem atracar o ac
contrariamente ao que tinha dito afinal a embraiagem atraca, da outra vez nao devia estar a fazer bem o contacto nos pinos pois tinha o para choques no sitio e era mal jeitoso para chegar a ficha, mas desta vez como estava fora testei e funciona.
Ou seja fusiveis todos bons, sensor de pressao mudado, e mesmo assim nada, na maquina na ultima vez que liguei na renault a unica coisa que acusou foi o sensor de pressao que provavelmente foi por ligar o carro com a ficha desligada e ficou o erro gravado, la dizia curto circuito a massa, porem troquei tambem a ficha pois tinha um pino meio partido.
agora estava a pensar trocar a caixa de fusiveis do motor por causa dos reles ( penso que o rele do ac esteha nessa caixa), mas queria saber se por vezes estes ac nao desprogramao e se seria as vezes ligar a clip para reprogramar o ac.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #25 em: 13 de Setembro de 2016, 09:39 am »
Verifica o relé do ac, à partida o Ac não se desprograma nem coisa do género.

Offline clio4800k

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #26 em: 13 de Setembro de 2016, 12:26 pm »
O rele de ac fica soldado a placa na caixa de fusíveis.
Mas já funciona ontem tirei o rele dos circuitos auxiliares de ignição e já ficou a funcionar.
Tirei o relé tentei ligar o carro e não dava nada, voltei a meter ao sítio liguei o motor e liguei o ac e a rotação subiu e ventoinha a trabalhar só não atracava o compressor por causa da ficha que está a fazer mau contacto, dei um jeito nos pinos e já funciona mas vou ter de meter uma ficha nova pois com a vibração do motor ele faz mau contacto e está sempre a atracar e desatracar.

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #27 em: 13 de Setembro de 2016, 13:24 pm »
Boas
Então e uma vez que já se conseguiu pôr a trabalhar, afinal onde está o busilis desde o inicio???

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #28 em: 13 de Setembro de 2016, 13:58 pm »
De certo que o problema está nos relés, com o mexer na caixa deves ter feito algo que fez com o relé começasse a trabalhar.

Offline clio4800k

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #29 em: 13 de Setembro de 2016, 19:04 pm »
Muito sinceramente não sei.
Apenas tirei e voltei a meter o único rele acessível que a carrinha tem por baixo do volante o dos circuitos auxiliares da ignição.
Tirei, olhei para ele e voltei a meter.
Liguei o carro, liguei o ac e notei o trabalhar do motor a ficar diferente, fui ver e já funcionava a ventoinha.
Talvez ao tirar o rele tenha feito uma espécie de "reset" e tenha ficado ok, ou sentiu - se intimidado com o meu olhar