Autor Tópico: Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv  (Lida 9165 vezes)

Offline andrebl

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Renault 19 16v fase2 - Not for sale
  • Garagem : Renault Clio 2 1.5 Dci 80cv - Renault 19 16v fase2
Re: Turbo Mégane 1 fase 2 1.9 dci 105cv
« Responder #15 em: 15 de Julho de 2016, 16:30 pm »
Achas que o do lagune 1.9 dci 120cv o tal gt1749v seria plung and play no meu motor ?
Renault

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
« Responder #16 em: 16 de Julho de 2016, 09:47 am »
O que eu te posso dizer da minha experiência é o seguinte.

Em Engenharia ao projectar colocas sempre um coeficiente de segurança. Logo os engenheiro mecanicos já desenharam o turbo com uma margem de segurança.

Depois depende muito do que queres.

Posso te dizer que no caso do meu frontera o turbo de origem debitava 0,8 bars.... depois andou 1 ano a debitar 1,1 bars e depois disso passei-me e anulei a wastegate. Andou 2 anos sem wastegate em que turbo andava diariamente e frequentemente a 1,2 bars.
Por vezes (em algumas ultrapassagens ou em alguns obstáculos no matto) o deixava ir a 1,4 bars... e chegou para ai umas 10 a vezes a 1,6 bars (mas isto uns segundos).

Quando tirei o turbo para fora, este tinha uma ligeirissima folga (uma coisa ínfima), eu nem queria acreditar que um turbo milhares de Kms e com mais de 15 anos e depois dos esforços que lhe tinha dado estava assim.

Agora tambem te digo que depois de qualquer pequenissimo esforço que eu dava ao turbo eu deixava o turbo arrefecer lubrificado e nunca puxava pelo turbo enquanto o oleo do motor não tivesse quente.

Dito isto: Se lhe queres dar um bocado mais de pressão no turbo, eu acredito que ele aguente, agora tens de ter atenção ao incremento que lhe dás, e à forma como o utilizas. Mas nisto só terás ganhos a altas rotações.

Se quiseres ter ganhos a baixas rotações terás sempre de trocar de turbo.

Quanto a ser plug and play. É aquilo que te disse:

O GT1749v dos 1.9 dti de 120 cvs É BEM PROVAVEL que tenha a mesma forma de bocal do colector, se assim for não deve ser preciso alterar. Se não for então o mais facil é trocares os colectores também.

Agora a ligação do turbo ao escape deves ter de alterar, pois o turbo é maior e como tal não deves conseguir fazer a ligação ao escape sem o alterar.

Offline andrebl

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #17 em: 17 de Julho de 2016, 23:57 pm »
Exatamente isso que penso

Para mim o ideal seria mesmo meter o turbo para poder puxar um pouco pela pressão o meu receio é as alterações que terei que fazer, dai procurar algo mais potente que o meu é se possível o mais plug And play possível

É que achas acompanhar dos injectores dos 120 cv, será que melhorava ?

Com os injetores, turbo e acerto electrónico depois de tudo mudado

Obrigado
Renault

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #18 em: 18 de Julho de 2016, 02:10 am »
1) eu não conheço o material em questão.
Logo não sei quais as diferenças entre injectores.

2) Só vale a pena mexer nos injectores se aumentares BASTANTE a injecção de gasoleo. Logo sem repro não vale a pena trocar os injectores.

3) Quanto custam os injectores do de 120 Cvs? Quanto custam calibrar os injectores (que tens) para mais pressão?

Já agora esse megane tem intercooler?

Por fim deixa-me fazer-te um pergunta:

Já pensaste se vale a pena? Quanto vale o teu carro? E quanto estas a pensar que isso tudo te vai custar?
Se me disseres que é um brinquedo... eu compreendo. Agora se for um carro de dia-a-dia, muito sinceramente acho que não vale a pena.

Imagina que (lagarto, lagarto, lagarto) depois de teres o carro todo à maneira, vem um tipo que te destrói o carro. Para haver o valor do carro já é um pincel... e todo esse investimento vai de barco.

Eu posso-te dizer que o meu frontera tem tanto dinheiro lá investido como que aquilo que me custou... epa mas neste momento é um brinquedo! Eu tenho um carro de dia-a-dia e por isso só ando com ele umas quantas vezes por ano. Quando ando com ele na estrada tenho o máximo dos cuidados para que nem eu, nem ninguém me bata no jipe.

Offline andrebl

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #19 em: 18 de Julho de 2016, 10:20 am »
Ora bem,

A ideia era meter injetores, turbo e repro no fim...claro

Os injetores tenho ai um jogo por 100€

Sim, este megane tem intercooler de origem

Quanto ao se vale a pena, valor gasto num carro deste valor, nao vale a pena

Mas como nao se pode ter mais, dá-se um jeito neste para por engraçado qb
Renault

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #20 em: 18 de Julho de 2016, 10:40 am »
compreendo perfeitamente.

Por 100 euros mais vale trocar do que calibrar injectores.
« Última modificação: 18 de Julho de 2016, 10:43 am por rike1 »

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #21 em: 18 de Julho de 2016, 13:04 pm »
rike. o que queres dizer com calibrar injetores?

Offline andrebl

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #22 em: 18 de Julho de 2016, 16:56 pm »
compreendo perfeitamente.

Por 100 euros mais vale trocar do que calibrar injectores.

Eu não falei calibrar nada

Falei em comprar os 4 da Laguna e substituir pelos do Megane
Renault

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #23 em: 19 de Julho de 2016, 12:19 pm »
MaNeL

Os injectores pulverizam o gasoleo.

Quando se aumenta muito a quantidade de gasoleo injectado, a pressão aumenta e os injectores não conseguem fazer a pulverização, saindo o gasoleo em jacto.

O que se faz é voltar a calibrar os bicos dos injectores para que estes consigam pulverizar a pressões maiores.

Agora o procedimento não sei como se faz.

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #24 em: 19 de Julho de 2016, 14:15 pm »
Isso é verdade em injetores common-rail? É que do que ouço falar trocar bicos dos injetores common-rail É gastar dinheiro duas vezes...

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #25 em: 20 de Julho de 2016, 10:45 am »
Manel teoricamente é o mesmo para os comon-rail.

Em principio a forma como o gasoleo chega ao injector é indiferente, o importante é a pressão com que chega ao injector.

Se mandas a bomba injectora meter mais gasoleo no mesmo espaço de tempo, a pressão no "rail" é maior, logo o gasoleo vai sair em maior pressão do injector.

A vantagem do "comon-rail" é como só tens uma "rail" quer dizer que a pressão que chegam aos injectores é sempre a mesma.

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #26 em: 20 de Julho de 2016, 12:53 pm »
sim, por isso é que aumentas a pressão de rail nos common-rail. a questão que eu estou a colocar ao que tu disseste é acerca de calibrar os bicos dos injetores, o que em common-rail não é assim tão facil... pelo menos pelo que se ouve falar, raramente se tem bons resultados quando se mexe nos injetores CR...

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #27 em: 20 de Julho de 2016, 16:15 pm »
Pois... não estou a par disso.

Sabes que o meu mundo é mais virado para o TT e ai não há dci's. Quer-se é motores robustos e com menos electronica possivel.

Mas acho estranho essa conversa dos bicos. Será que estão calibrados para a pressão correcta e de acordo com o que a bomba está a debitar?

Se calhar estão a mexer nos injectores sem necessidade.

Mexer em injecção de gasoleo é uma coisa que só deve ser feita por quem realmente sabe e que tenha instrumentos de medição para o fazer.

Uma coisa é o dar 1/3 volta ao parafuso da bomba e tirar 1/4 volta ao ralenti... outra coisa é rodar o parafuso à homem... a ultima pessoa que conheço que se pôs a mexer no parafuso e colocou um piston maior na bomba (sem mexer nos injectores), quando foi a ver tinha os pistons todos picados...

Agora eu assumo que não tenho conhecimentos suficiente e estudo o caso antes de fazer as alterações. Apesar da minha engenharia ser outra, em termos mecanicos consigo fazer alguns cálculos de esforços, mas nada que tenha a ver com o motor em si.

Por exemplo toda a gente me dizia que o TGV no Frontera não funcionava por causa da electronica (sem reprogramar), e porque os actuadores dos TGV são por vácuo e no meu carro a centralina não tinha essa função. O que é certo é que estudei o caso e tudo apontava que o motor ia funcionar na mesma. Se me perguntares se está perfeito.... não não está! Está a debitar demasiado gasoleo com o turbo fechado e depois falta-lhe gasoleo com o turbo aberto.

Ou seja num arranque quando calcava o acelerador a meio gás tinha um disparo brutalissimo até o turbo abrir, mas tambem deixava de ver para trás com o fumo...  :embarrassed:

Mas eu fui o primeiro frontera VM em Portugal com tgv e idealizado por mim (sem calculos)... e o trabalho foi realizado por um amigo meu. Se fosse hoje tinha colocado um turbo mais pequeno...

De qualquer das formas já há mais fronteras VM com tgv's um dos quais 1 com um turbo igual ao meu e que está muito fixe (está reprogramado para o efeito).

Por isso é que eu no post anterior te falo em teoria. A logica e alguma teoria, eu tenho conhecimento pois tenho algumas bases fisicas e matematicas, e para alem disso gosto de pesquisar. Mas tambem sei que uma coisa é a teoria outra coisa é ter-se o conhecimento e os instrumentos adequados para se por em pratica. E esses instrumentos muito pouca gente os tem.