Pois... não estou a par disso.
Sabes que o meu mundo é mais virado para o TT e ai não há dci's. Quer-se é motores robustos e com menos electronica possivel.
Mas acho estranho essa conversa dos bicos. Será que estão calibrados para a pressão correcta e de acordo com o que a bomba está a debitar?
Se calhar estão a mexer nos injectores sem necessidade.
Mexer em injecção de gasoleo é uma coisa que só deve ser feita por quem realmente sabe e que tenha instrumentos de medição para o fazer.
Uma coisa é o dar 1/3 volta ao parafuso da bomba e tirar 1/4 volta ao ralenti... outra coisa é rodar o parafuso à homem... a ultima pessoa que conheço que se pôs a mexer no parafuso e colocou um piston maior na bomba (sem mexer nos injectores), quando foi a ver tinha os pistons todos picados...
Agora eu assumo que não tenho conhecimentos suficiente e estudo o caso antes de fazer as alterações. Apesar da minha engenharia ser outra, em termos mecanicos consigo fazer alguns cálculos de esforços, mas nada que tenha a ver com o motor em si.
Por exemplo toda a gente me dizia que o TGV no Frontera não funcionava por causa da electronica (sem reprogramar), e porque os actuadores dos TGV são por vácuo e no meu carro a centralina não tinha essa função. O que é certo é que estudei o caso e tudo apontava que o motor ia funcionar na mesma. Se me perguntares se está perfeito.... não não está! Está a debitar demasiado gasoleo com o turbo fechado e depois falta-lhe gasoleo com o turbo aberto.
Ou seja num arranque quando calcava o acelerador a meio gás tinha um disparo brutalissimo até o turbo abrir, mas tambem deixava de ver para trás com o fumo...

Mas eu fui o primeiro frontera VM em Portugal com tgv e idealizado por mim (sem calculos)... e o trabalho foi realizado por um amigo meu. Se fosse hoje tinha colocado um turbo mais pequeno...
De qualquer das formas já há mais fronteras VM com tgv's um dos quais 1 com um turbo igual ao meu e que está muito fixe (está reprogramado para o efeito).
Por isso é que eu no post anterior te falo em teoria. A logica e alguma teoria, eu tenho conhecimento pois tenho algumas bases fisicas e matematicas, e para alem disso gosto de pesquisar. Mas tambem sei que uma coisa é a teoria outra coisa é ter-se o conhecimento e os instrumentos adequados para se por em pratica. E esses instrumentos muito pouca gente os tem.