Autor Tópico: Caixa de velocidades  (Lida 2758 vezes)

Offline F-Andrade

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Caixa de velocidades
« em: 18 de Julho de 2016, 21:15 pm »
Olá

O Dacia Sandero Tce (0.90) partilha a mesma caixa de velocidades com o Renault Captur Tce (0.90)?

Obrigado
« Última modificação: 18 de Julho de 2016, 21:16 pm por F-Andrade »
Renault Captur 0.90 Tce

Offline F-Andrade

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Re: Caixa de velocidades
« Responder #1 em: 22 de Julho de 2016, 16:48 pm »
Onde é que posso obter esta informação?

Obrigado.
Renault Captur 0.90 Tce

Offline MauroTM

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Re: Caixa de velocidades
« Responder #2 em: 22 de Julho de 2016, 17:23 pm »
O que encontrei foi de que que os Dacia Sandero TCe 90 têm uma nova caixa proclamada de Easy-R.

http://renaultportugal.tumblr.com/post/129065790951/easy-r-a-nova-caixa-de-velocidades-da-dacia-que

Citação de: RenaultPortugalTUMBLR
No início de 2016, a Dacia irá integrar na sua gama uma nova caixa de velocidades pilotada que recebe a designação “Easy-R”. Associada ao motor a gasolina TCe 90, com Stop & Start, esta caixa, de 5 velocidades, oferece uma maior comodidade de utilização, graças à ausência de pedal de embraiagem. A caixa Easy-R será disponibilizada nos modelos Logan MCV, Sandero e Sandero Stepway, no primeiro trimestre de 2016.


Associada ao motor TCe 90, a nova caixa de velocidades pilotada Easy-R concilia consumos reduzidos a um maior conforto de utilização e estará disponível a um nível de preço acessível, em coerência com os valores da marca Dacia.

O motor TCe 90 Stop & Start, com um binário máximo de 140 Nm, equipado com a caixa Easy-R anuncia consumos em ciclo misto de 4,9L/100km e emissões de CO2 de 109g/km[1], idêntico às de uma caixa manual.

Easy-R: a transmissão sem pedal de embraiagem acessível a todos

A introdução da caixa Easy-R responde às expectativas dos clientes que procuram uma condução mais suave e mais adaptada ao meio urbano.

A caixa Easy-R proporciona um elevado conforto de condução graças à comodidade associada à ausência de pedal de embraiagem. Os accionadores electromecânicos (comandados por um calculador) substituem-se ao condutor nos actos de desembraiar, mudar de relação e embraiar.

A caixa Easy-R dispõe de 2 modos de condução : Drive ou Manual (Impulsional).

No modo Drive é o calculador que comanda as passagens de caixa em função das informações sobre o regime do motor, a velocidade, o tipo de condução, etc.

No modo Manual / Impulsional, é o condutor que efectua as passagens de caixa.

Em comparação com uma tradicional caixa de velocidades manual, a caixa Easy-R oferece:

Maior conforto e facilidade de utilização:

 No modo Drive, a caixa selecciona o melhor compromisso entre o consumo e a aceleração, evitando a circulação em regimes de rotação do motor demasiado baixos ou demasiado elevados.
Para activar o modo Manual / Impulsional, o condutor apenas tem de colocar a manete da caixa na posição M e, em modo sequencial, utilizar o “+” para subir as relações e o “-“ para reduzir.
No caso de ser preciso realizar uma forte aceleração, a caixa reduz automaticamente (kick down) e pode mesmo reduzir uma ou duas relações, de forma a obter a máxima potência do motor.
Maior manobrabilidade: na posição Drive, o recuo em rampa desaparece, uma vez que o automóvel se move assim que se retira o pé do travão (em complemento do Hill Start Assist). Esta função é também particularmente útil para manobras a baixa velocidade ou em engarrafamentos.

Consumos controlados: a caixa Easy-R oferece um nível de consumos e de emissões de CO2 idênticos ao da caixa manual. E como os accionadores apenas são solicitados para a mudança de relação, o consumo energético da caixa Easy-R é bastante mais reduzido que o de uma caixa automática tradicional.

Qualidade - durabilidade: A utilização de tecnologias electromecânicas, em vez de hidráulicas, permite assegurar uma maior durabilidade e fiabilidade. Antes de ser colocada no mercado, a caixa Easy-R foi sujeita a 130 000 horas de testes em banco de ensaios. Para além disso 100% das caixas Easy-R são controladas depois da sua montagem na fábrica.

[1] 109g/km para Sandero e Logan MCV e 115g/km para o Sandero Stepway.


Já no Renault Captur TCe 90 apesar de também ter uma opção para caixa Auto não terá esta referência de 'Easy-R'.

Sempre é alguma ajuda. Vou tentar descobrir se existe alguma referência para as caixas de velocidades.
« Última modificação: 22 de Julho de 2016, 17:34 pm por MauroTM »
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline MauroTM

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Re: Caixa de velocidades
« Responder #3 em: 22 de Julho de 2016, 17:27 pm »
Estive há pouco a ver e as referências que davam era de que a caixa de velocidades seria do Clio.

Encontrei as referências da caixa de velocidades tanto para um como para o outro.

Dacia Sandero II - REF: JH3090

Renault Captur TCe 90 - REF: JR5357

Visto terem referências diferentes penso que deveram ser diferentes nada como deixar os mais dentro do assunto se pronunciarem :wink:
« Última modificação: 22 de Julho de 2016, 17:54 pm por MauroTM »
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Offline F-Andrade

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Re: Caixa de velocidades
« Responder #4 em: 22 de Julho de 2016, 22:42 pm »
Obrigado.

Eu lancei este tópico, pois vim precisamente de um Dacia Sandero II 0.9 Tce.

Noto que o Captur não 'pede' tanto a mudança inferior como 'pedia' o Sandero. Daí a minha curiosidade. Caixa mais curta, pelo menos nas 3 primeiras?
Renault Captur 0.90 Tce