Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
22 de Outubro de 2025, 16:42 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Mecânica Geral
»
carro nao pega.
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o fundo
Autor
Tópico: carro nao pega. (Lida 12976 vezes)
clio4800k
1.0 SCe
Localidade: porto
Garagem : Renault megane 1.5DCI 105cv
carro nao pega.
«
em:
05 de Agosto de 2016, 01:44 am »
Boas pessoal estou a postar este topico nesta secçao pois nao encontrei uma secçao para outras marcas :s
e o seguinte, a minha namorada tem um corsa D 1.3 cdti, e o carro de um momento para o outro deixou de pegar, no dia anterior o carro levou um tratamento digamos ao qual nao esta habituado, puxar por ele, e foi varias vezes ao corte e o motor aqueceu ate os 108ºc, no dia a seguir ia para meter o carro a trabalhar e nada, ouve-se o motor de arranque a rodar, e por vezes sente-se que o carro da sinal de ir pegar mas imediatamente a seguir so se ouve os pistoes a rodar.
ja liguei o carro a maquina limpei os erros que tinha e nao apareceram mais e o carro continua a nao pegar.
bomba de gasoleo esta a puxar bem.
bomba de alta pressao esta a fazer 350bar
chega gasoleo aos 4 injectores.
Sera possivel devido ao tratamento que o carro levou ter dado cabo dos injectores? ou ter entupido os mesmos com algum tipo de lixo ou assim, e que so me ocorre apontar para injectores.
Ou entao ter queimado junta da colaça e estar a dar passagem entre cilindros.
obs: o carro apos isso ja trabalhou mas sem coletores de escape montados depois de tudo montado voltou a nao pegar, mas experimentei desapertar o turbo do colector e continua sem pegar.
aceito qualquer opinião do que podera ser, pois ja so falta andar as cabeçadas ao motor para ele trabalhar.
cumprimentos
Registado
jotaagá
1.5 DCi
Localidade: quinta do conde
Captur dci110
Re: carro nao pega.
«
Responder #1 em:
05 de Agosto de 2016, 10:09 am »
Boas
Então se o carro sem o coletor de escape montado trabalha, assim de leigo não estará algo do coletor de escape até à ponteira de escape "entupido"????
Isso não tem fap?
Não estará o fap colmatado? Ou algum sensor do fap ou do sistema de escape?
Se o motor não conseguir "escapear" não trabalha, certo?
Por outro lado se o carro levou um andamento forçado e longo o fap (se o tem) teria regenerado a não ser que estivesse em estado já muito colmatado e a regeneração em nada o "limpou".
Agora se o motor trabalha sem o coletor de escape ligado ao motor e não trabalha com ele montado parece-me, por exclusão de partes e de forma leiga que "o gato" está nessa parte.
Cumprimentos
Registado
rike1
Initiale Paris
1.5 DCi
Localidade: Lisboa - Portugal
«
Responder #2 em:
05 de Agosto de 2016, 10:55 am »
a unica coisa do tratamento do dia anterior que pode ter causado dano foi a temperatura a que chegou.
Pode ter queimado a junta e como tal o carro não pega porque teria água dentro dos cilindros.
Agora não deve ser isso, pois a agua no vaso de expansão ia desaparecendo e quando puseram o motor a trabalhar sem colectores veriam a água a sair e nas primeiras explosões deveriam ver fumo branco.
Agora se sem o colector de escape funciona e ser colector de escape não funciona... é porque tens um entupimento dentro ou após o colector.
Epa assim de repente e depois desse espectacular tratamento (motor a gasoleo a cortar é só tirar anos de vida a um motor), palpita-me que deixaram arrefecer o turbo a seco. Será que ele não partiu? Turbo partido a bloquear a passagem, logo não existiria passagem de gases, logo o motor não pega.
Registado
Caçoilauto
Moderadores
2.0 TCe
Localidade: Amadora
Utilizador: caçoilauto
Tento ser MAster
Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
«
Responder #3 em:
05 de Agosto de 2016, 11:06 am »
Tem Fap?
Já apanhei um com FAP totalmente entupido e não deixava o carro pegar
Registado
http://mini.cacoilauto.com/
http://cacoilauto.com
clio4800k
1.0 SCe
Localidade: porto
Garagem : Renault megane 1.5DCI 105cv
«
Responder #4 em:
05 de Agosto de 2016, 14:10 pm »
boas
tambem pensei nessa hipotese de o ter o catalizador obstruido ou entao a fap, por isso hoje fui experimentar desligar o turbo do coletor de escape, pois bem o certo e que continua a nao dar nada.
o turbo depois do tratamento que levou o carro, ele fez cerca de 30km sempre nas calmas, a temperatura estabilizou e o carro foi sempre normal e a desenvolver bem, e quando tirei o turbo fora a turbina do mesmo roda livremente, sem folgas e nao vi nada partido.
porem deixo aqui um video que fiz hoje para tentarem preceber melhor o modo como se comporta o carro, no fim do video da para ouvir os injectores a fazer uma especie de um bip bip bip.
!
No longer available
cumprimentos
«
Última modificação: 06 de Agosto de 2016, 01:05 am por Camarinha de Alenquer
»
Registado
jotaagá
1.5 DCi
Captur dci110
«
Responder #5 em:
05 de Agosto de 2016, 14:37 pm »
Mas desligar o turbo do coletor de escape não "liberta" a saida de escape na totalidade, só desliga a "atuação do turbo" certo?
Eu não consegui ouvir nenhum bip bip mas também pode ser daqui das colunas do pc mas pelo "comportamento" assemelha-se a falta de gasoleo mas se a bomba de gasoleo está bem e se sem o coletor de escape no sitio trabalha, insisto no fap, conduta de escape e derivados.
Cumprimentos e espero que te safes.
Eu levaria em
muita
consideração o que disse caçoilauto
Registado
Caçoilauto
Moderadores
2.0 TCe
Localidade: Amadora
Utilizador: caçoilauto
Tento ser MAster
Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
«
Responder #6 em:
05 de Agosto de 2016, 15:11 pm »
O carro está comandado em termos de corrente de distribuição?
Registado
http://mini.cacoilauto.com/
http://cacoilauto.com
rike1
Initiale Paris
1.5 DCi
«
Responder #7 em:
05 de Agosto de 2016, 15:15 pm »
jotaagá O tubo do colector desemboca no turbo, logo se desligares o turbo dos colectores não tens mais nada à frente, fica livre daqui para a frente.
Epa assim o turbo arrefeceu como deve ser e se me dizes que ele está bom....
Acho estranho depois de ele ter levado um aperto desse, qualquer elemento do escape ficar entupido....
Há qualquer coisa que vos está a passar ao lado.
Registado
rike1
Initiale Paris
1.5 DCi
«
Responder #8 em:
05 de Agosto de 2016, 15:28 pm »
Aqui o que é estranho é teres dito que o carro pegou sem colector de escape.
Epa espera aÃ... OPEL? pois está tudo dito.
Eu tenho um Opel por isso falo à vontade.
É estranho a centralina não dar um unico erro....
Amigo, o meu sogro teve um Opel Astra 1.4i de 98... no Verão ficava ao Sol deixava de pegar. Foi N vezes à Opel nunca acertaram com o que era.
Eu conheço 2 fronteras que o imobilizador de vez em quando não apetece trabalhar. Fez-se um bypass imobilizador para quando eles não querem.
Diz-me uma coisa. No dia anterior andaram com o deposito vazio ou foram a alguma bomba de combustivel colocar gasoleo?
Registado
jotaagá
1.5 DCi
Captur dci110
«
Responder #9 em:
05 de Agosto de 2016, 16:37 pm »
@rike1
Boas
Tudo o que dizes é válido mas ele não deve ter formado uma saÃda limpa ao escape e possivelmente há ainda a situação destes motores possuirem um sensor de oxigénio se não estou em erro, não conheço o motor em causa mas desligar o turbo do coletor, é só assim? Fica o coletor de escape livre à atmosfera sem obstáculos em todo o seu caudal?
Contudo falaste numa situação válida se bem que tendo tido um corsa c a gasoleo sem fap algumas vezes apertei com ele cheguei a deixá-lo ir 2 vezes a seco ao depósito nunca me aconteceu a situação que referes mas não é a 1ª vez que "ouço" esses problemas que enuncias.
Mas olha que ele falou em ter apagado erros da centralina (falaste em estranheza de não dar erros na centralina, pode estar aà o busilis mas ele diz não se terem repetido os erros)
Já o que o caçoilauto sugere se o motor não foi aberto não descomandaria, julgo eu, só se...(não acredito em bruxas mas...)
Cumprimentos
Registado
Bruno moff
1.0 SCe
Localidade: Lisboa
Garagem : Megane breakdci 105 2008
«
Responder #10 em:
05 de Agosto de 2016, 16:59 pm »
Se porventura nalguma manobra tentaram empurrar o carro para o meter a trabalhar pode estar descomandado sim...Quais foram os erros que apareceram no diagnostico?Eventualmente o sensor da cames...
Registado
rike1
Initiale Paris
1.5 DCi
«
Responder #11 em:
05 de Agosto de 2016, 17:19 pm »
jotaagá
Se estiver a pensar mal, diz!
Limpou-se a centralina, logo não há erros.
Tenta-se colocar o carro a trabalhar e este não pega.
Ligas a maquina à centralina e o motor não dá erro nenhum...
Ou seja para a centralina o carro está tudo ok, apesar de o carro não pegar. Então é porque se trata de uma coisa que os sensores não apanham.
Por isso eu perguntei se tinham colocado gasoleo á pouco tempo. Se o gasoleo tiver água, ou se em vez de gasoleo for gasolina, o carro não pega e não deve dar erro na centralina porque o sensor deve limitar-se a medir pressão. Como a pressão está correcta o sensor não acusa erro.
O problema de deixar os depósitos ir ao fim é que os resÃduos acabam por entrar dentro da tubagem.... e por isso eu perguntei se não tinha andado com o nivel de gasoleo baixo. Se assim for podia ser o filtro de gasoleo entupido... mas voltamos outra vez ao mesmo. Se tivesse o filtro de gasoleo entupido, EM PRINCIPIO o sensor do circuito de combustivel acusaria baixa pressão de combustivel e daria erro na centralina.
Se fosse da FAP, tambem deveria acusar erro na centralina... mas isso era assim que desse à ignição o erro aparecia de imediato.
Resumindo: é estranho é o motor ter pegado quando não tinha qualquer elemento após os gases terem saido da camara de combustão, mas assim que se liga os colectores, o carro deixa de trabalhar e não aparecer qualquer erro na centralina.
Das 2 uma:
Ou quem desmontou mexeu num fio qualquer que passou a fazer contacto como deve ser e por isso o carro trabalhou e depois voltou a ficar pior quando o montaram.
Ou o problema estará a jusante dos colectores.
Registado
jotaagá
1.5 DCi
Captur dci110
«
Responder #12 em:
05 de Agosto de 2016, 18:43 pm »
Boas
@rike1
Vistas as coisas assim faz sentido e deixa de fazer sentido ser o coletor fora.
Tentar poro carro a trabalhar de empurrão e o motor descomandar não me faz sentido nenhum.
Lembro-me no entanto duma situação que me ocorreu com o c3 da minha mulher, tambem estava tudo bem, tudo bombava e o motor não pegava, por acaso descobri de forma fácil uma ficha dum sensor na polie da cambota desligado, loguei o sensor e tcham tcham.
Acho que possivelmente tens razão e pode muito bem ser uma ficha que desligou seja por mão humana seja por "acaso do destino"
Talvez uma inspeção a todas as fichas detodos os sensores que se encontrem seja uma opção a explorar.
Registado
profiesta
João Neves
Initiale Paris
1.6 TCe
Localidade: Wolfsburg
Low profile
«
Responder #13 em:
05 de Agosto de 2016, 18:54 pm »
No Corsa D, nos motores de corrente de distribuição indica explicitamente que não se deve colocar o carro a trabalhar de empurrão.
Isto porque o tenso da corrente trabalha com pressão de óleo, logo se o tentam meter a trabalhar de empurram o risco de descomandar o motor é elevado. Porque o tensor está em baixo deixando a corrente larga o suficiente para passar um dente ou dois nos "carretos" onde engrena a corrente.
Registado
Bruno moff
1.0 SCe
Localidade: Lisboa
Garagem : Megane breakdci 105 2008
«
Responder #14 em:
05 de Agosto de 2016, 23:41 pm »
Esta situação do tentar meter a trabalhar de empurrão e descomandar foi bem real,num astra cdti que ficou sem bateria e fizeram esta brincadeira.
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica