Boas,
Em principio o problema está resolvido. No entanto, antes da resolução apareceram mais sintomas, que passo a referir:
- o carro pegar como se estivesse a trabalhar a 3 cilindros com o ralenti nas 400 ou 500 rotações;
- sair de casa e começar a ouvir buzinadelas do carro de trás, saia fumo branco pelo escape aos rolos, mas mesmo numa quantidade enorme, absurda. Parei, desliguei, dei à chave de novo e impecável, sem pinta de fumo.
- Máquina de diagnostico (oficina multimarcas, não na Nissan) deu erro na egr.
Levei a mecânico de confiança e começámos pelo mais simples:
- Sensor cambota nova e limpeza à EGR (que pelos vistos, com 275000 km, estava impecável e limpinha). Não resolveu.
- Viu-se por uns tubinhos de borracha que se puxaram com o alicate junto aos injetores que o gasĂłleo chegava.
Finalmente, reparamos numa pequenĂssima quantidade do que parecia ser gasĂłleo junto aos tubos que saem do filtro de gasĂłleo. Resultado: os vedantes desses tubos estavam folgados e deixavam escapar gasĂłleo e davam alguma entrada de ar.
Depois da reparação dos tubos o carro está com um trabalhar muito mais suave, mais forte em baixas e muito mais agradável de conduzir. Não voltou a acontecer, pelo que penso que ficou resolvido!