Autor Tópico: 1.5 DCI 82 cv (Nissan Almera) apaga-se ao ralenti  (Lida 13991 vezes)

Offline oct

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1.5 DCI 82 cv (Nissan Almera) apaga-se ao ralenti
« em: 09 de Agosto de 2016, 19:30 pm »
Olá, preciso de ajuda,

O  Almera 1.5 DCI 82cv de 2003 nos últimos 3 dias, por vezes, apaga-se ao ralenti.

Às vezes a rotação cai mas ele consegue recuperar e não se apaga, outras vezes vai mesmo abaixo. Acontece mais com o carro frio.

Em andamento normal, não notei nada de diferente, continua a puxar bem e a gastar pouco gasóleo.

O motor de arranque tem força mas, apesar de pegar à primeira ele demora sempre mais tempo a pegar do que aquilo que devia.

Na semana passada o turbo foi reparado pois já andava a beber óleo. Não sei se terá alguma coisa a ver. No entanto já fiz 500km seguidos de auto-estrada e não gastou oleo pelo que esse problema está resolvido.

Alguém tem opinião do que poderá ser? Sensor cambota, EGR?

Obrigado!


Offline Sls a GPL

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Re: 1.5 DCI 82 cv (Nissan Almera) apaga-se ao ralenti
« Responder #1 em: 21 de Agosto de 2016, 14:34 pm »
Começa por ver velas de aquecimento e compressão.

Offline Pedrob

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Re: 1.5 DCI 82 cv (Nissan Almera) apaga-se ao ralenti
« Responder #2 em: 21 de Agosto de 2016, 20:39 pm »
Velas de aquecimento porque??
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Offline Sls a GPL

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Re: 1.5 DCI 82 cv (Nissan Almera) apaga-se ao ralenti
« Responder #3 em: 21 de Agosto de 2016, 22:00 pm »
Porque os motor diesel precisam de temperatura para pegarem bem, apesar de haver quem defenda que os dci não precisam de velas de aquecimento, elas estão lá para alguma coisa.
Depois como os motores não são novos para sempre, com o tempo vão perdendo compressão e por sua vez, não conseguem gerar a temperatura suficiente para se dar a combustão do gasóleo. É nessas alturas que as velas de aquecimento são essenciais, mesmo nos dci.
Quando a temperatura não é suficiente, o motor pode até trabalhar, mas não duma forma uniforme, ou até mesmo ir abaixo. Enquanto a temperatura do motor não for suficiente o motor não trabalha bem. Depois de atingir a temperatura ideal é como se nada fosse.
Basta que haja menos compressão num dos cilindros para que o motor não pegue convenientemente, e se ainda por cima tiver as velas de aquecimento queimadas, pior ainda.

Offline youresocool

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Re: 1.5 DCI 82 cv (Nissan Almera) apaga-se ao ralenti
« Responder #4 em: 22 de Agosto de 2016, 01:27 am »
Velas de incandescência num diesel common rail, principalmente DCI, em pleno Verão?

Já andei com as velas todas avariadas, e com o carro coberto de neve o motor pegou à primeira.

Eu aponto para sensor da árvore de cames ou cambota. Aconteceu-me duas vezes o motor ir abaixo e tinha erro no sensor da árvore. Também me aconteceu ir a andar bem e a injecção começar a matraquear. Bastou limpar o sensor e a ficha.

Offline youresocool

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Re: 1.5 DCI 82 cv (Nissan Almera) apaga-se ao ralenti
« Responder #5 em: 22 de Agosto de 2016, 01:30 am »
Já agora uma particularidade dos 1.5 DCI, pelo menos o de 82cv.

Se o sensor da árvore de cames falhar, ou mesmo se for desligado, o motor não pega à primeira vez. Mas à segunda, a partir da sincronização da injecção, digamos assim, já pega.

Offline Blurr

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Re: 1.5 DCI 82 cv (Nissan Almera) apaga-se ao ralenti
« Responder #6 em: 22 de Agosto de 2016, 10:42 am »
Acontece a quente também?? Ou só a frio?

Offline Pedrob

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Re: 1.5 DCI 82 cv (Nissan Almera) apaga-se ao ralenti
« Responder #7 em: 22 de Agosto de 2016, 13:31 pm »
Porque os motor diesel precisam de temperatura para pegarem bem, apesar de haver quem defenda que os dci não precisam de velas de aquecimento, elas estão lá para alguma coisa.
Depois como os motores não são novos para sempre, com o tempo vão perdendo compressão e por sua vez, não conseguem gerar a temperatura suficiente para se dar a combustão do gasóleo. É nessas alturas que as velas de aquecimento são essenciais, mesmo nos dci.
Quando a temperatura não é suficiente, o motor pode até trabalhar, mas não duma forma uniforme, ou até mesmo ir abaixo. Enquanto a temperatura do motor não for suficiente o motor não trabalha bem. Depois de atingir a temperatura ideal é como se nada fosse.
Basta que haja menos compressão num dos cilindros para que o motor não pegue convenientemente, e se ainda por cima tiver as velas de aquecimento queimadas, pior ainda.
Isso é tudo treta.
O meu dci tinha as 4 velas queimadas e pegava sempre bem, mesmo no inverno! E também nunca ia abaixo!
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Offline Rui

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Re: 1.5 DCI 82 cv (Nissan Almera) apaga-se ao ralenti
« Responder #8 em: 22 de Agosto de 2016, 14:45 pm »
idem por aqui com 1 clio II storia dCi 70. e é um charuto que já ultrapassou os 360.000 km.
e mesmo no inverno com tempo frio pegava sempre e pelo menos comigo era rodar logo a chave. não havia cá esperas até que a luz da resistência apagasse.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Pedrob

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Re: 1.5 DCI 82 cv (Nissan Almera) apaga-se ao ralenti
« Responder #9 em: 22 de Agosto de 2016, 15:45 pm »
Nos sistemas comon rail actuais a pressão de injecção é tanta que isso só por si aquece a camera de combustão
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Offline Sls a GPL

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Re: 1.5 DCI 82 cv (Nissan Almera) apaga-se ao ralenti
« Responder #10 em: 23 de Agosto de 2016, 00:05 am »
pedrob,gostava de saber como é que a injecção de um liquido pode gerar calor  :laugh: quanto muito nebulizalo em goticulas de menor tamanho do que o sistema convencional mecânico.
O calor necessário para o arranque do motor é conseguido sempre a partir da compressão do motor, que pode ou não por si só ser suficiente para o arranque do motor.
O tamanho das gotículas é proporcional ao calor necessário para o arranque, quanto maior a gotícula mais calor necessita, o facto do combustível ser injectado com maior pressão faz com que as gotículas sejam de menor tamanho e por isso necessita de menos calor.

Quando existe problemas de compressão as velas de aquecimento são uma mais valia para ajudar o arranque a frio, bom exemplo disso é o problema dos 2.0 dci, começam por levar velas rápidas, e depois quando isso já não resolve o problema, levam segmentos novos.

As velas de aquecimento não são só para o arranque, tem outras funções no arranque a frio até ao motor atingir a temperatura ideal ;)

Podem ler este pdf a partir da pagina 6
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp-content/uploads/2015/04/Tabela-Glow.pdf

Offline Pedrob

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Re: 1.5 DCI 82 cv (Nissan Almera) apaga-se ao ralenti
« Responder #11 em: 23 de Agosto de 2016, 00:58 am »
Amigo... É um 1.5 dci não é? Eu já vou no segundo clio com esse motor , são cerca de 300000 kms. Se o carro vai abaixo de certeza que não são as velas. Mas se queres continuar a poluir o tópico com essa afirmação
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Re: 1.5 DCI 82 cv (Nissan Almera) apaga-se ao ralenti
« Responder #12 em: 23 de Agosto de 2016, 01:13 am »
Às vezes a rotação cai mas ele consegue recuperar e não se apaga, outras vezes vai mesmo abaixo. Acontece mais com o carro frio.

Eu só defendi a utilidade das velas de aquecimento em motores diesel sejam dci ou não. O objectivo das mesmas é igual em qualquer motor diesel.
E se os motores dci as trazem de origem é porque fazem falta para alguma coisa.

Os motores diesel precisam de 3 coisas para funcionar, ar, calor e combustível. Ar, sabemos que tem, resta saber se tem calor e combustível, se a quente funciona bem, é porque tem combustível,  por isso a frio, o que lhe falta é calor.
Se for algum sensor, a dar erro, tanto pode dar em frio como a quente. Se o problema só se manifesta em frio.....

Edit: mais outro pdf bastante útil com uma explicação para a desmistificação da teoria da injecção que gera calor  :laugh: :laugh: :laugh: e com informação bastante útil no diagnóstico de problemas com as velas de aquecimento.
https://www.ngk.de/fileadmin/Dokumente/ES/brochures/Folleto_Calentadores_Port.pdf
« Última modificação: 23 de Agosto de 2016, 07:36 am por Camarinha de Alenquer »

Offline Pedrob

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Re: 1.5 DCI 82 cv (Nissan Almera) apaga-se ao ralenti
« Responder #13 em: 23 de Agosto de 2016, 11:32 am »
Já que és tão entendido então explica como é que no inverno, com temperaturas quase nos 0 graus um dci com as 4 velas queimadas pega à primeira. Tá tudo dito...
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Offline youresocool

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Re: 1.5 DCI 82 cv (Nissan Almera) apaga-se ao ralenti
« Responder #14 em: 23 de Agosto de 2016, 14:53 pm »
As velas de incandescência vêm de origem porque são efectivamente necessárias, mas com temperaturas ambiente negativas.

Não percebo a insistência com este assunto.