Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
20 de Outubro de 2025, 16:44 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Electrónica / Electricidade
»
Ar condicionado liga automaticamente
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
3
...
5
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Ar condicionado liga automaticamente (Lida 26593 vezes)
almostinho
1.0 SCe
Localidade: Lisboa
Garagem : Clio ST IV
Ar condicionado liga automaticamente
«
em:
20 de Setembro de 2016, 15:52 pm »
Boa tarde.
Já fui à oficina algumas vezes com a queixa que o AC liga automaticamente quando se liga o carro mas a luz do AC continua desligada, ou seja, o AC esta ligado mas a luz do AC está em OFF.
A Renault diz que é uma caracterÃstica do modelo...e que existe noutras viaturas do mesmo modelo.
O modelo é Clio IV ST 0.9 tce de Julho/2015.
Alguém tem o mesmo problema? Gostaria de encontrar alguém com o mesmo modelo de carro e que não tenha este problema.
Obrigado.
Registado
jotaagá
1.5 DCi
Localidade: quinta do conde
Captur dci110
Re: Ar condicionado liga automaticamente
«
Responder #1 em:
20 de Setembro de 2016, 16:04 pm »
Boas
Isso não pode estar bem.
Então o sistema diz ao condutor que tem o AC desligado e está a funcionar???
E ainda que ligasse "sózinho" só ao ligar sofagem (isso acontece ou é mesmo como o relatado e é mal se liga o carro?)
O C3 da minha mulher, ligando o ventilador liga automáticamente o AC tendo nós que o desligar mas não tem luz de desligado com situação inversa e não me parece isso estar bem, dizer que AC desligado e estar a trabalhar.
Algo deve aà estar "mal explicado" ou no carro ou na justificação da oficina
Cumprimentos
Registado
almostinho
1.0 SCe
«
Responder #2 em:
20 de Setembro de 2016, 16:11 pm »
Boa tarde jotaagá.
É mesmo assim...o sistema diz ao condutor que tem o AC desligado e está a funcionar. -> Anomalia
Quando ligo o carro com o botão da sofagem ligado o AC liga mas a luz está desligada, tenho de carregar no botão do AC para a luz ligar e depois desligar a luz e AC.
É uma situação incomoda mesmo a nÃvel de consumos porque aumenta o consumo de combustÃvel e não é pouco...
A Renault diz que é uma caracterÃstica. Para mim é uma anomalia ou do sistema AC ou da luz do AC
Obrigado,
Pedro
Registado
Kovinha
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Porto
Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
«
Responder #3 em:
20 de Setembro de 2016, 16:40 pm »
Eu também "padeci" do mesmo problema: sempre que queria apenas ligar a sofagem, o AC ligava por arrasto...
Foi então que me dirigi à Renault e lá me disseram (vou tentar explicar da melhor forma LOL):
-Ligando a sofagem, tu vais encontrar a luz do botão do AC desligada correcto?
-O que tens de fazer é quando ligares a sofagem, premires o botão do AC, fazendo com que a luz fique acesa (pequena luz vermelha), fazendo assim que apenas fiques a utilizar a sofagem.
Quando pretenderes voltar a ligar o AC, basta apenas premires o botão novamente e ele fica-te a funcionar.
Quanto ao AC auto, tenho essa treta no meu carro, mas nunca o usei!!!!
Registado
almostinho
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
20 de Setembro de 2016, 16:59 pm »
Obrigado pelo comentário.
Já fiz esse teste e no meu caso não resolveu.
Quando ligo o carro com a solfagem ligada o AC liga, embora tenha a luz apagada, se clicar no notão do AC a luz vermelha/laranja acende mas não liga nem desliga o AC (porque já está ligado) , se voltar a carregar no botão ele desliga a luz e o AC ficando apenas a trabalhar a solfagem.
Eu espero ter conseguido explicar-me.
Registado
Ganzado75
1.5 DCi
Localidade: Alhos Vedros
Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
«
Responder #5 em:
20 de Setembro de 2016, 18:54 pm »
espero não dizer nenhuma asneira mas não será esse botão do ac estar a fazer mau contato ou mesmo o mecanismo interior estar colado e estar sempre o ac ligado....
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #6 em:
20 de Setembro de 2016, 20:19 pm »
E se ligares o carro com a sofagem desligada o que acontece?
Registado
almostinho
1.0 SCe
«
Responder #7 em:
20 de Setembro de 2016, 23:54 pm »
Não, se estiver com a solfagem desligada o AC não liga.
A anomalia que eu me queixei à Renault foi que o AC liga se a solfagem estiver ligada e a luz do AC está desligada.
A Renault diz que é "caracteristica" porque acontece tb em outras viaturas do modelo.
Assim sendo a VW tb não teria um problema que teve com os seus carros pois acontece em MILHÕES de carros
Sera dificil a Renault aceitar a anomalia e reparar? Só peço a reparação...só isso!
Registado
Kovinha
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #8 em:
21 de Setembro de 2016, 08:11 am »
Eles tem razão, apesar de ser estranho: tu para teres apenas a sofagem ligada, tens de ter a luz do botão
AC Off LIGADA
.
Assim que ligares essa luz, podes ligar e desligar a sofagem quantas vezes quiseres que apenas estarás a ligar, e vais te aperceber disso porque a luz do AC off fica permanentemente ligada.
É um conceito estranho, mas é fácil de entender...
No meu caso, o que me chamou a atenção era a água que ficava por baixo do carro quando andava com ele e o parava em qualquer sitio. Essa é a água que resulta da condensação das condutas do AC.
Registado
jotaagá
1.5 DCi
Captur dci110
«
Responder #9 em:
21 de Setembro de 2016, 10:26 am »
Boas
Parece-me que se estabeleceu aqui uma grande confusão no tópico o que a meu ver em nada está a ajudar o almostinho.
Não faz sentido nenhum ser normal, "eu" ligar a sofagem do meu carro e o AC estar em funcionamento com a indicação de desligado ativa.(pelo que percebi o carro acende um indicador quando ativo e não como no meu captur que acende um indicador para quando o AC está off). É isto não é almostinho?
Menos sentido ainda faz, ligando a sofagem, ter de carregar no botão de ligar o AC (para que ele fique a a indicação de ligado) e depois ter de carregar outra vez e aà sim o AC ser desativado. Não faz sentido, o sistema indica o AC estar desligado, logo não tem de "ser ligado" para ser possivel a seguir desligá-lo. Isto tem de ser avaria, é mau funcionamento.
No C3 da minha mulher, o exemplo que eu dei, ligando a sofagem o AC liga automaticamente mas o indicador de AC ON está aceso e carregando nele passa a AC OFF.
No meu Captur que só tem indicação de AC OFF, se eu desligar o carro com a situaçao AC OFF indicada quando volto a acionar a sofagem tenho o AC OFF, só o tenho ON se desligar o AC OFF ou carregar em AUTO mas AUTO é situação exclusiva com AC ON. Isto nada tem de estranho, trata-se só de um funcionamento ao contrário, por exemplo na mercedes vito já em 2005 era assim.
Ora as coisas a passarem-se assim como eu penso ter percebido que se passem com o almostinha e uma vez que se trata dum clio moderno, pelo que já vi no meu Captur e que no clio será sistema semelhante, o que acontece é uma avaria do sistema eletrónico pois o climatizador é todo ele eletrónico de controle e o que se passará (lá nas tripas do sistema) é que o processador que controla o climatizador tem avaria.
Faço notar que não conheço assim o clio de 2015, penso que seja semelhante ao Captur pois dizem serem "brothers".
Em resumo:
Se o teu carro tem climatronic
Não tens botão para ligar o AC, tens botão para desligar o AC (diz AC OFF e tem um indicador luminoso), com este botão acionado se ligares só a sofagem (botão rotativo de velocidade), não tens AC, desligaste o motor com o AC desligado, não o desligaste o OFF no botão, logo não tens AC; se carregares no AUTO tens AC automáticamente.
Se o teu carro tem AC manual
Então o que me parece teres é um botão para ligar o AC e na minha opinião tens avaria no controlador do climatizador, não pode ser normal eu para desligar o AC do meu carro "ter de o ligar" para o poder desligar, não faz sentido algum.
A tudo isto que eu disse até agora possuir algum fundamento, perante a situação de não teres climatronic, eu faria um email ou mesmo uma carta com aviso de receção à Renault Portuguesa;
Renault Portugal, S.A.
Lagoas Park, Ed. 4
2740-267 Porto Salvo
A descrever "tim por tim" as situações que se verificam e esperar pelos esclarecimentos deles. Julgo que um email chegará, podes colocar no fim do email:
Cumprimentos
Registado
almostinho
1.0 SCe
«
Responder #10 em:
21 de Setembro de 2016, 10:46 am »
Jotaagá muito obrigado pelo teu comentário que é assertivo.
O meu caso tenho AC manual com botão ON/OFF com sinalizador luminoso para o ON.
O Clio já esteve a reparar e foi trocado qualquer coisa no AC pois tinha avaria, mas a situação continua.
Já enviei email à Renault portuguesa que indicou ser uma "caracterÃstica" do produto e que podia encontrar noutras viaturas do modelo.
Agradeço todos os comentários a ajudaram a "enganar" a anomalia, mas se o AC está ligado o sinalizador luminoso tem de estar ligado, é só isto.
O meu post foi com a intenção de encontrar aqui alguém que tenha o mesmo modelo que eu e não tenha este problema de forma a reivindicar junto do fabricante a reparação ou então quem tem o mesmo problema fazer como eu, queixar-se!
Jotaagá mais uma vez obrigado pelo teu esclarecimento.
Registado
Kovinha
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #11 em:
21 de Setembro de 2016, 14:08 pm »
Tudo o que o Jotaága disse bate certo...
Sendo que o teu caso é de AC manual, seguramente que tem de ser uma situação anomala, pois ele apenas liga quando pressionado o botão de AC ON, e não como nos casos que tem AC Auto, em que tens de ter o botão de AC Off "ligado".
Isso tem de ser uma anomalia seguramente!!! A Renault tem de resolver o problema e a situação ideal seria demonstrar com outro carro que o teu AC não tá a funcionar correctamente, e pelos factos que tu apresentas isso deverá ser super fácil de comprovar...
Já tentaste ir a outro stand, colocares-te noutro carro com o sistema de AC do teu e tentar ver como ele funciona?
Se de facto for como a Renault diz ser, é apenas mais uma "pérola" das muitas que a Renault tem... Enfim...
Registado
almostinho
1.0 SCe
«
Responder #12 em:
21 de Setembro de 2016, 14:21 pm »
Boa tarde Kovinha.
Pensava eu que aqui no fórum pudesse encontrar viaturas do mesmo modelo com o mesmo problema ou sem o problema de forma a confrontar a Renault.
Mas de facto ainda ninguém apareceu
Registado
jotaagá
1.5 DCi
Captur dci110
«
Responder #13 em:
21 de Setembro de 2016, 15:34 pm »
Boas almostinha
Sabes porque ninguém aparece?
Porque se trata dum mau funcionamento e como possivelmente mais ninguém tem, ninguém "se acusa"; que tal um tópico a pedir modos de funcionamento do ac manual clio st? Possivelmente chamaria à conversa outros foreiros com esse sistema; só uma sugestão.
Eu insistia e para a Renault Portuguesa e até Francesa se preciso fosse. Não faz sentido, não tem lógica nenhuma e é mais que reveladora de mau funcionamento.
E mais, certamente é avaria da placa eletrónica que isso é tudo comandado eletronicamente e trata-se dum circuito multiplexado; normalmente estas "reparações" são substituições de placas eletrónicas o que se revela sempre caro, daqui o funcionamento "ser normal" para a renault. De normal parece-me que não tem nada.
Quanto aos agradecimentos, não vou ser hipócrita e dizer que não é preciso ouvir (ler) e tal, porque estamos cá para isto e tal (a conversa do politicamente correto), agradeço a atenção mas também é com todo o gosto, se eu de alguma forma ajudei hoje posso esperar também ser ajudado amanhã, ou seja, espirito de forum.
Cumprimentos e... aperta com eles que esta situação a meu ver nada tem de "pérolas", este tipo de pérolas dispensam-se; carros são coisas caras têm de vir em condições, ainda se fosse "um pelo encravado", agora isto!
Registado
almostinho
1.0 SCe
«
Responder #14 em:
21 de Setembro de 2016, 15:40 pm »
Obrigado, vou seguir o teu conselho e esperar que alguém se manifeste.
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
3
...
5
Ir para o topo
« anterior
seguinte »