aqui fica mais para terem uma ideia ( quem nunca viu ) como funciona o sistema CLIP da renault .
vamos começar :
começa se por ser necessario , ter a viatura em posição ON de chave .
para quem tem um cartão ( mesmo que seja mãos livres ) e não sabe , aqui fica :
- abrir o carro
- colocar o cartão no leitor ( seja mãos livres ou não )
- engatar uma mudança
- carregar no pedal de travão
- ficar a carregar no start até desactivar a tranca de direcção
- ficou em modo on
aqui está , leitor no cartão ( esta viatura tem sistema mãos livres )

podem ver que já está em modo ON , pois tem as luzes de painel acesas ( não é necessario por o motor a trabalhar )

portatil e sonda clip ( bem como o respectivo programa )

retirar tampa de acesso a ficha de diagnostico ( 2 molas de pressão em cima , encaixe em baixo )

ficha diagnostico onde vai ligar a sonda

agora uma breve explicação , na foto pode se ver onde está o ponteiro do rato , é um botão que faz a pesquisa automatica do chassis da viatura , atraves da centralina , e onde vai buscar os dados do carro ( motor , etc ) . em algumas viaturas mais antigas é necessario escrever o numero de chassis manualmente . neste caso , funciona por pesquisa automatica , é isso que o programa estava a fazer

depois de encontrar o chassis e dos campos preenchidos , passa se então ao teste automatico da rede multiplexada / ou teste de calculadores , conforme viatura
neste caso , rede multiplexada

ora aqui está , primeira pagina de calculadores disponiveis .
tudo a verde , excelente sinal , não há erros

2ª pagina , dois vermelhos
calculador de injecção
calculador uch
a vermelho não quer dizer exactamente problemas , pois podem ser erros anteriores memorizados que foram corrigidos e não foram apagados

acendendo ao calculador de injecção , deparo me com relamente um problema
como podem ver na imagem , erros memorizados 2 , erros presentes 1 .
ou seja , 1 está por corrigir , o outro já não acusa erro , já foi corrigido .

acedendo a pagina dos erros , confirma se .
a vermelho ( não corrigido ) está o erro da caixa de pre aquecimento , ou seja , o mais certo é uma vela de aquecimento que está danificada e não está a trabalhar correctamente , nada de grave .
a amarelo , o defeito que tinha acabado de corrigir , um tubo de admissão que estava danificado , logo um erro no circuito de admissão de ar .

procede se ao apagamento dos erros da memoria , aqui a importancia de ter o carro no on , pois só assim se pode apagar os erros , se tiver com o motor a trabalhar não dá

e cá está , desapareceram todos . e todos porque , porque um deles é das velas , logo so voltara a aparecer quando a viatura necessitar de aquecer as velas para trabalhar . o outro do ar desapareceu pois já está corrigido .

passemos ao calculador da uch , onde estavam uns erros tambem .
vamos a ver o que é e temos um bom sinal , 4 em memoria , 0 presentes

e entrando no quadro , o que se vê ?
a antena da porta do condutor , ou seja , estava a avariado o botão de trancar as portas atraves do sistema mãos livres , foi substituido por um novo ;
a valvula de stop , andava sem stop , uma limpeza na valvula resolveu o problema ( por enquanto )
sistema de segurança de crianças ( isto ter miudos no banco de traz as vezes acontece , por se tentar abrir portas por dentro , etc )

mesma operação anterior , apaga se tudo

já agora aproveito para vos dar uma ideia daquilo que é passivel de alteração nesta uch a nivel de comandos

e para descargo de consciencia , reinicia se o teste e vamos confirmar tudo de novo

1ª pagina como antes , tudo OK

2ª pagina passou a tudo ok

e pronto , espero que tenha dado para ficarem com uma ideia do que é a clip e como funciona basicamente .
é obvio que tem muito mais para explorar , desde mais configurações , leituras de dados , leituras em tempo real , testes e mais testes , etc . mas aqueles que nunca viram ou não faziam ideia do que era a clip , deu para ter uma ideia