Autor Tópico: Foles que dão dores de cabeça  (Lida 9897 vezes)

Offline Zouk

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Foles que dão dores de cabeça
« em: 13 de Dezembro de 2016, 00:40 am »
Tenho um Renault Clio 2 de 98 e no espaço de 6 meses troquei 5 vezes os foles! CINCO VEZES! Três do lado esquerdo e duas vezes do lado direito. O do lado direito até se tem aguentado mas o do lado esquerdo está-me a dar grandes dores de cabeça.
E agora parece que vai ter de levar quarta vez:



Não sei se aqui há entendidos mas alguém me consegue explicar isto? Nem o próprio mecânico percebe o que se passa.
Eu não faço rallys, arranques furiosos, não faço do meu carro um jipe. Não entendo... Tenho tido sorte que o mecânico conhece o meu pai e só cobrou duas vezes porque se não tinha sido um rombo na carteira.

Offline Fabio A.

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Re: Foles que dão dores de cabeça
« Responder #1 em: 13 de Dezembro de 2016, 01:48 am »
Não me parece fole roto, mas sim a abraçadeira que saiu do sítio. Ou foi mal colocada ou não presta. Uma abraçadeira de parafuso resolve o problema:
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2016, 13:46 pm por Tony da Buzina »

Offline Zouk

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Re: Foles que dão dores de cabeça
« Responder #2 em: 13 de Dezembro de 2016, 01:54 am »
Menos mal. Mesmo assim é estranho tanta dor de cabeça nos foles. Começo a desconfiar que o mecânico (que apesar de ser amigo do meu pai) não faz as coisas bem feitas...
Já agora, eu iria fazer o alinhamento da direcção uma vez que troquei de pneus. Será melhor fazer o alinhamento depois de resolver isto ou posso alinhar antes sem problema?

Offline Fabio A.

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Re: Foles que dão dores de cabeça
« Responder #3 em: 13 de Dezembro de 2016, 02:12 am »
O fole está bom, não é preciso trocar. É só meter mais massa, colocar uma abraçadeira nova como deve de ser e bem montada e limpar tudo. Caso não desmontem nada para colocar novamente a abraçadeira, podes alinhar já a direcção. No caso de desmontarem alguma coisa para resolver o problema do fole, já convém ser alinhada depois de estar resolvido.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2016, 13:47 pm por Tony da Buzina »

Offline Fabio A.

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Re: Foles que dão dores de cabeça
« Responder #4 em: 13 de Dezembro de 2016, 02:14 am »
Outro motivo da abraçadeira saltar do fole, podera ser o mesmo estar com pouca folga/muito esticado e ao curvar, estica e salta do sítio.

Offline rike1

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Re: Foles que dão dores de cabeça
« Responder #5 em: 13 de Dezembro de 2016, 10:30 am »
Pois era o que ia dizer. O fole está demasiado esticado. Acho que a parte que agarra à transmissão podia estar muito mais junto à roda.

Offline pedro1987

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Re: Foles que dão dores de cabeça
« Responder #6 em: 13 de Dezembro de 2016, 13:00 pm »
Má montagem. Ou muito esticado, ou braçadeira mal montada. Só pode

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come antes uma peça de fruta que te faz melhor rapaz!!

Offline Sls a GPL

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Re: Foles que dão dores de cabeça
« Responder #7 em: 13 de Dezembro de 2016, 13:49 pm »
Ou então o fole não é o indicado ;) ou se for um universal, não foi cortado no tamanho correcto.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2016, 13:50 pm por Tony da Buzina »

Offline CarM

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Re: Foles que dão dores de cabeça
« Responder #8 em: 14 de Dezembro de 2016, 01:46 am »
O fole parece estar muito puxado para o lado da cx velocidades.
Os foles que uso são universais wurth, são muito resistentes e fáceis de montar.
Nunca usar abraçadeiras com cabeça de enroscar, vulgo 'de parafuso'! Durante a viragem completa do volante, o fole fica engelhado e facilmente rasga ao roçar no parafuso, usa sempre as que vêm no kit do fole.
Penso que esse não rasgou, saltou do sítio. Até pode levar a mesma braçadeira,  aquilo tem forma de abrir e voltar a fechar sem estragar, na ponta tem uns ganchos onde prende á medida, ja coloquei muitas dessas.. é limpar e pôr massa nova, e puxar o fole, na ponta do lado da transmissão, mais para o lado da roda.


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Offline Blurr

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Re: Foles que dão dores de cabeça
« Responder #9 em: 14 de Dezembro de 2016, 14:05 pm »
Universais.. Não é por nada mas ao fim de 5 foles nunca te lembrou montar original? Se fosse o meu carro eu pelo menos eu tentava... Aliás nunca tive problemas de foles no meu carro..

Offline CarM

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Re: Foles que dão dores de cabeça
« Responder #10 em: 15 de Dezembro de 2016, 22:46 pm »
Posso até afirmar que um universal da wurth tem melhor qualidade que o original. Tem é de ser posto como deve ser, e isso aplica-se quer a um, quer a outro.. o problema que o Zouk tem é notoriamente uma montagem mal feita dum fole.

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Offline Blurr

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Re: Foles que dão dores de cabeça
« Responder #11 em: 16 de Dezembro de 2016, 00:58 am »
No meu comentário nunca falei mal da qualidade ou durabilidade dos mesmos.

Agora mudar 5 vezes e continuar no mesmo erro é que acho mal. E duvido que sendo tão bons sejam baratos..

Sempre montei originais e nunca tive problemas nos meus carros.. Alias no meu de 98 mudei o da esquerda uma vez desde que o comprei em 2002.

Offline CarM

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Re: Foles que dão dores de cabeça
« Responder #12 em: 16 de Dezembro de 2016, 13:17 pm »
Na minha aldeia diz-se que 'se o problema não for do rabo, então é das calças'.. Se quem coloca o fole o fizer incorrectamente, nenhum fole se aguentará lá, é até dar cabo da ponteira de transmissão..
Sim, isso aconteceu-me no passado  e o problema não estava no carro ou no fole, era mesmo no mecânico. O profissional que me resolveu o problema usou um comum fole wurth universal, uma ferramenta que parece uma grande garra pneumática que abre o fole e o coloca no sítio sem tirar a ponteira.
Até hoje, já lá vão 5 anos..

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Offline Ganzado75

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Re: Foles que dão dores de cabeça
« Responder #13 em: 16 de Dezembro de 2016, 19:12 pm »
sou mais da opiniao do tony da buzina.. pois na imagem parece que ta demasiado curto...  ja tive de mudar 3 num corsa e há uma variedade deles modelos e marcas tamanhos e afins.. não sei se no renault é assim ou não mas esse parece me curto por isso a braçadeira não faz o trabalho dela

Offline S0usa

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Re: Foles que dão dores de cabeça
« Responder #14 em: 16 de Dezembro de 2016, 20:52 pm »
Eu ia pela ideia do @CarM e porquê? porque basta pensar que se o fole universal da wurth é feito de um material que aguenta o ser dilatado para ser esticado e caber lá e não rasga é porque vai aguentar o trabalhar no carro durante muito tempo.
Basta ser montado por um profissional.