Autor Tópico: Barulho ao travar Captur  (Lida 11306 vezes)

Offline Predator

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Paredes
  • Garagem : Renault Captur 1.5 DCI
Barulho ao travar Captur
« em: 14 de Dezembro de 2016, 09:53 am »
Bom dia,

Tenho um Captur com 13500 km e já a uns dias que reparei num chiar estranho mas não estava a ver de onde era...
Ontem não sei como reparei que acontece quando carrego no travão e quando tiro o pé do travão...
Alguem faz ideia do que pudera ser??

Obrigado

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Barulho ao travar Captur
« Responder #1 em: 14 de Dezembro de 2016, 10:15 am »
Já viste senão tens os discos riscados? O teu Captur pode ser um dos celebres casos de desgaste permaturo do sistema de travagem, que por acaso até agora só tinha ouvido falar nos Clio's IV.

Notas esse chiar em travagens normais, ou apenas em travagens mais agressivas?

Offline Predator

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 14 de Dezembro de 2016, 10:22 am »
esse barulho e em travagens normais...mesmo com ele parado ao carregar no travao chia...
Quanto aos discos riscados nao te sei dizer pk nao percebo nada de carros... :huh: :huh:

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Captur dci110
« Responder #3 em: 14 de Dezembro de 2016, 10:59 am »
Boas
Se até mesmo com o carro parado e carregando no pedal do travão de pé, chia; não pode ser os discos riscados, isso será algo no sistema de travagem, quero eu dizer das pinças/tambores ao servo-freio.
Penso eu de que!
Cumprimentos

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #4 em: 14 de Dezembro de 2016, 11:06 am »
Podes ter algum problema com a bomba do travão.

Não inventes: GARANTIA!!!!!

Offline Predator

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 14 de Dezembro de 2016, 11:14 am »
Vai ser mesmo isso que vou fazer garantia com ela...vou ligar para a Jap ja hoje...
A minha duvida era se podia ou não reclamar para garantia ou tinha sido eu que tinha feito asneiras ...

vou ligar levar la e depois deixo aqui o feedback.

Obrigado

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #6 em: 14 de Dezembro de 2016, 13:46 pm »
Indendentemente de teres sido tu ou não, eles apenas precisam de saber que os travões estão a chiar...

Nada de facilitar com as garantias da Renault: para fugir com o rabo à seringa é com eles ;)

Offline Predator

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 14 de Dezembro de 2016, 16:22 pm »
Obrigado Kovinhas...
Ja que tenho garantia 5 anos e 1 deles e pecas e reparações vou aproveitar agora que daqui a mes e meio faz um ano... :)

Já liguei para la e amanha ao final da tarde vou passar la para eles verem o que se passa...
Segundo eles pela explicação que dei disseram que não era nada de grave mas insisti para verem e terem a certeza.
Como nao podiam fazer marcações que já estava tudo ocupada disseram para la passar e ver o que se passa.
Eu proprio disse que ja que estava em garantia e como era travões não queria arriscar.

Amanha já devo ter explicações sobre o que era e já vos digo...

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #8 em: 14 de Dezembro de 2016, 16:51 pm »
"Não era nada de grave..." Adoro essas resposta por parte do Pós-Venda da Renault...

Sempre a mesma coisa... Enfim...

Acredita de quem tem experiência (más experiências...): não facilites em nada com o pós venda!!!!

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #9 em: 15 de Dezembro de 2016, 17:39 pm »
Pastilhas 'vidradas'... isto é tão normal. A água/humidade ajuda á festa. Carro que faça muito percurso cidade parar/arrancar é normal tal acontecer..
Nada a fazer, de facto. Podem tirar as pastilhas e passar uma lixa na superfície das mesmas e dos discos, ou mandar umas travagens mais potentes, que o efeito é o mesmo: limpar a superfície de atrito.
Para quem pode e sabe fazer, usa-se pasta de cobre (que baste, um cheirinho!) nas costas das pastilhas e nas guias onde as mesmas 'correm', é remédio santo.
É o que faço nos meus carros.
Já agora, acerca dos Clio IV, devo acrescentar que sou proprietário de um, de 2013 e com +-62000km com pastilhas e discos de origem, os mesmos! Foram controlados recentemente na revisão dos 60 mil e tinha pastilhas a meio uso, e discos para fazer muitos e muitos km ainda.. Há que diga que é do pé e não do carro, penso eu de que... ;)

Enviado do meu SM-J320F através de Tapatalk

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #10 em: 16 de Dezembro de 2016, 08:59 am »
O problema está também no carro: houve uma redução de espessura nas pastilhas do Clio III para o Clio IV. Conheço casos em que tens discos de travão que vão há vida em 10000kms (isso não pode ser só do pé!!!!)

Eu felizmente também não tenho problemas com o meus travões pões aos 56000kms quando foi à revisão, disseram me que tinha pastilhas para mais uns tantos kms :)

Offline Predator

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 16 de Dezembro de 2016, 11:09 am »
Bom dia,

Bem como tinha dito fui la ontem ao final do dia para ver o que se passava...
Um dos mecanicos pegou no captur e deu umas voltas nele testando os travoes (que ontem nao chiava  :angry: ) e ao fim de algum tempo la conseguiu ver o barulho.
Conclusao disse que aquilo era normal (vou tentar explicar o que ele disse...se trocar alguma coisas nao liguem que nao percebo nada de mecanica) devido a massa que tem ter provavelmente secado e  as "pinças ao fechar e abrir fazem aquele chiar... nada que nao seja normal. mas que se o barulho continuar ou piorar que eles tiram os "blocos" ou la o que é e colocam massa para deixar de fazer...mas mais tarde ou mais cedo iria voltar...
Quando for fazer a revisão do primeiro ano (janeiro) fiquei de dizer alguma coisa de como estava e ai se fosse necessário eles desmontavam.

Espero que seja so mesmo isso claro....

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #12 em: 17 de Dezembro de 2016, 11:40 am »
Já vim tarde mas é isso mesmo. É tirar os tambores meter massa nos pontos onde as maxilas estão encostadas e dar uma pequena afinação já que se está a mexer.
Já fiz isso em dois Dacias Logan MCV e é normal isso acontecer eventualmente, já o meu clio 2 também está a fazer :wink:
Não é nada de grave tal como disseram.

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #13 em: 19 de Dezembro de 2016, 09:19 am »
Mas RenaultTurbo, esse barulho é normal por falta de controlo da linha de produção da Renault ou é normal por falta de qualidade dos materiais?

Um carro com 1 ano e pouco e já ter chiadeira nos travões não me parece nada normal...

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #14 em: 19 de Dezembro de 2016, 20:49 pm »
Tendo poucos kms é falta de controlo da linha. Supostamente só de 90 em 90mil kms é que se faz manutenção aos travões de tambor.
Mas claro está tanto temos este caso como muitos outros que não fazem barulho nenhum.