Autor Tópico: Scenic 1,6 falhando ao ligar  (Lida 2495 vezes)

Offline Anderson Scenic

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: itajai
  • Garagem : Renault Scenic 1,6 16V
Scenic 1,6 falhando ao ligar
« em: 19 de Dezembro de 2016, 13:37 pm »
Bom dia pessoal está acontecendo o seguinte: quando ligo meu veiculo ele se falha e quando vou acelerar para arrancar ele da umas "exploções" de combustivel dentro do motor ,e ficando sem aceleração e os rpm sempre abaixo de 1mil , notei tambem que quando piso no freio ele faz um barulho de vazão de ar e o rpm fica normal, abrir o capô e deixei o sensor de temperatura do AR um pouco para fora e ficou nornal, oque pode ser ? Alguma entrada falsa de ar ? Ou falha no sensor map e de temperatura de ar ? Obrigado a todos des de já

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Laguna II Break 1.6 GPL (BRC) Audi A6 2.5 Quattro
Re: Scenic 1,6 falhando ao ligar
« Responder #1 em: 19 de Dezembro de 2016, 22:52 pm »
Boas, suponho que esse motor seja o 1.6 K4M que é o mesmo motor que tenho..
Então é assim ( já passei por algo parecido)..

O carro a frio a pegar, custava imenso.. pensou-se ser 1001 coisas, e a conclusão a que se chegou é ao rolamento de encosto da embraiagem, isto porque o carro a quente pega sempre bem, o 1º arranque com calor pega sempre bem, o 1º arranque a frio engasgava-se e nem sempre pegava.. Conclusão.. ligando com o pé na embraiagem, isso deixou de acontecer..

Os RPM deste motor, de origem são realmente baixos (salvo erro 700/750)..

O sensor a que te referes que deixaste para fora, é o que está localizado logo à frente do lado esquerdo no colector da admissão? (sensor de temperatura de ar da admissão).. o meu não acusava erro mas substituí e os consumos melhoraram, o rendimento do motor melhorou, e mesmo as rpm oscilarem melhorou, não ficou resolvido pois tem uma entrada de ar junto da borboleta (será o próximo passo.. remover a admissão, limpar a borboleta e colocar juntas novas)..

Quanto ao travar e ouvir-se um barulho de ar a sair.. nunca tive esse problema ....

Mas aguarda que malta mais entendida virá ajudar :)

Espero que corra tudo pelo melhor!

Boas festas  :wink:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 19 de Dezembro de 2016, 23:12 pm »
Barulho de ar a sair quando se usa o travão é sinal do servofreio estragado, o que poderá influenciar o trabalhar do motor também.

Offline Anderson Scenic

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: itajai
  • Garagem : Renault Scenic 1,6 16V
« Responder #3 em: 20 de Dezembro de 2016, 20:35 pm »
Boa tarde pessoal agradeço pelaa respostas , aparentemente problema resolvido troquei o sensor map, e comecei a ligar o carro com o pé no pedal da embreagem, até o barulho do motor ficou melhor e mais silencioso :)

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Laguna II Break 1.6 GPL (BRC) Audi A6 2.5 Quattro
« Responder #4 em: 20 de Dezembro de 2016, 20:43 pm »
Cuidado com a questão do travão....  Quanto ao ligar com o pé na embraiagem, é adiar o problema.. Eu no meu caso como ainda tenho embraiagem não pedi para já ser reparado mas ao primeiro sinal de problemas é logo a encostar e a reparar..
Mas mais uma vez.. Cuidado com a questão do travão..