Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
12 de Maio de 2025, 20:26 pm
Início
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Geral Renault
»
Consumo Megane IV 1.2 Tce
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas:
1
...
10
11
[
12
]
13
14
15
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Consumo Megane IV 1.2 Tce (Lida 62060 vezes)
Onaikul
1.0 SCe
Localidade: Linda-a-Velha
Garagem : Megane IV 1.2 Tce
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
«
Responder #165 em:
07 de Março de 2017, 01:12 am »
Pois, que não é normal, não me parece. Ele já foi à renault, diziam que era a sonda de oxigénio, assumiram que os consumos não faziam sentido, mas mantém-se igual (talvez tenha melhorado ligeiramente, talvez). O problema é que estou numa fase estupidamente intensa de trabalho e não tenho tempo para perder com a porcaria do carro. Como já por aqui disse, nunca na vida tive um carro parado fora da manutenção normal, e portanto só a manhã que tive o carro na renault já me deixou irritado. Enfim, tenho de voltar à carga. Mas é como digo, gosto do carro, é porreiro, mas os consumos excessivos, e em particular o detalhe do fumo / cheiro a escape / sei lá se aquilo decide incendiar-se ou derreter-se todo ou o raio que o parta, deixa-me chateado como tudo. Vou reportando, obrigado pelas vossas dicas.
Tiago Rocha e FMA Dias: seus sortudos!
Registado
madmax
1.0 SCe
Garagem : Renault Megane III LTD Edition
«
Responder #166 em:
07 de Março de 2017, 01:55 am »
Olá malta! Peço desculpa pela ausência, mas isto tem andado uma loucura!
@Onaikul - se estivesse no teu lugar também estava fulo da vida!! Comprar uma coisa nova que nos gera desconfiança e desagrado, é uma m#&~@!
O investimento não é pequeno e todos os dias nos roemos por dentro! Pelo menos eu sou assim!
Força nisso e não lhes dês descanso enquanto não diagnosticarem e resolverem o problema! Sim, porque não tenho nenhuma dúvida que há aí um problema qualquer!
A minha vai-se portando melhor.
Está nos 7.3l/100, modo Sport, fazendo percursos curtos de cerca de 14kms diários. Sem muito trânsito porque Santarém é tranquilo, por isso o parar e o arrancar está mais dependente dos semáforos que apanho do que do trânsito.
Mas o carro obriga-me a trabalhar para os consumos... Pé leve nas acelerações! Muito leve!
Tive de aprender a lidar com o motor de uma forma completamente diferente do 1.5dci que tinha e tenho de trabalhar muito mais com a caixa. Aos 55/60Km/h já um gajo vai em 5ª!
Apesar de 130cv, não deixa de ser um 1.2...
Como ainda está em rodagem não quero pisar muito o pedal, por isso não dá para perceber muito bem o que tenho ali.
Mas sou sincero, chateia-me um pouco que o carro em rotações baixas tenha uma resposta "morna" (estou a ser simpático).
Uma pergunta para quem tem travão eléctrico: quando chegam ao carro para o por em andamento (estando desligado), a saída é suave?
É que comigo umas vezes é, outras nem por isso...
Parece que por vezes o travão não quer "desaccionar" e sinto o carro a "empinar" a frente...
Não percebo o que poderei estar a fazer de errado...
Registado
fma_dias
1.0 SCe
Garagem : Renault Megane IV ST Intens 1.2 130 cv
«
Responder #167 em:
07 de Março de 2017, 18:06 pm »
Boas, na minha noto que quando arranco com o pé na embraiagem mais em baixo é mais suave a soltar o travão.
Registado
pynhan
1.0 SCe
Localidade: Estoril
Garagem : Renault Megane IV SPORT TOURER 1.5 DCI 110cv GT LINE
«
Responder #168 em:
07 de Março de 2017, 21:40 pm »
Madmax isso nao terá a ver com a ajuda ao arranque em inclinação? Se arrancares logo que desactivas o travao ele deverá arrancar normalmente. Se ficares com o pé no travao mais um pouco o sistema de ajuda activa, principalmente inclinado....
Registado
CarM
1.5 DCi
Localidade: Coimbra
Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
«
Responder #169 em:
07 de Março de 2017, 22:28 pm »
Eu nunca experimentei esse carro/motor, mas antes de comprar o captur andei um fim de semana com um Duster com esse motor (125cv no Dacia).. o consumo de 8 achei normal para o carro que é, agora esse fumo e cheiros não tive nada disso, e o duster tinha cerca de 7000km.. parece-me que tens aí chatices :/
Registado
clio2000
Initiale Paris
1.6 DCi
«
Responder #170 em:
08 de Março de 2017, 20:55 pm »
@madmax, onde moro, estaciono em chao plano por isso os arranques sao suaves e progressivos e o travao automatico liberta-me logo o carro quando começo andamento... agora em subida demora mais tempo a largar e o travao aguenta o carro imobilizado em declive até ele decidir que a potencia que dou ao pedal é suficiente para o carro nao rolar para tras LOL nunca tive problema de alavancos e empinar, somente de "alerta de travão deficiente - averiguar"
Registado
madmax
1.0 SCe
«
Responder #171 em:
10 de Março de 2017, 17:50 pm »
Ok, obrigado pelas vossas dicas! Já lhe apanhei a manha!
Estava a acelerar com o pedal muito cá em cima para tentar ser o mais soft possível no arranque e ele não desactivava.
Registado
Onaikul
1.0 SCe
«
Responder #172 em:
14 de Março de 2017, 23:08 pm »
Madmax, como anda a tua em consumos? A minha continua mais para os 11 que para os 10, é uma never ending story.
Entretanto o concessionário ainda não se lembrou de responder ao email que lhes enviei para aí há uma semana. Como tenho imenso tempo, tenho de lhes ir fazer uma visita...
Por fim, ontem mais uma coisa esquisita em relação ao escape: o puto mais novo estreou-me a carrinha com uma vomitadela, portanto meti o carro em limpeza profunda por dentro e por fora. Qual não é o meu espanto quando está todo reluzente, escape incluído, excepto a zona inferior interna (e parte externa inferior) da ponteira, que parece que tem fuligem. Com 2.200 kms será normal?
Hoje ao fim do dia tive de dar umas voltinhas habituais com o Civic. CB a zeros, esmifrar o bicho nos percursos em que a carrinha anda nos 10,5 a 11, e cheguei a casa com 8,1 em 30kms... posso chorar?
Registado
Farfalho
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
Garagem : Renault 19 1.4e RTI
«
Responder #173 em:
15 de Março de 2017, 09:11 am »
Pode estar a ter maior débito de gasolina, aumentando a riqueza da mistura mas não tendo capacidade de a consumir completamente na explosão. Por isso cria resíduos desse aspecto e como são mais pesados que os gases de escape acabam por assentar aí.
Esmifra a garantia.
Registado
DB Renault 19 RTI 1.4e
rui.costa
0.9 TCe
Localidade: Tomar
Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
«
Responder #174 em:
20 de Março de 2017, 14:26 pm »
Boa tarde.
Onaikul, lamento que realmente esteja a ter esses problemas de consumo.
Convém realmente ver o que se passa já que a própria Renault anunciou para o 1.2 melhores consumos do que para antigo 1.4.
A título de exemplo, estou actualmente com um consumo de 7.1/7.2, valores de CB, numa ST com o 1.4TCE e pneus 205 em jantes de 17.
Faço diariamente uma viagem de perto de Tomar ao Entroncamento, ida e volta, 8km de estrada + 26 de auto-estrada + 4 de cidade.
No final do dia faço, ida e volta, a Tomar, sendo 16km's em estrada e 2 em cidade.
Se por uma lado quase não apanho filas de trânsito por outro lado apanho muitas subidas que em nada ajudam a fazer bons consumos.
Ao fim de semana faço mais uma ou duas viagens de 22km cada, mais ou menos, sendo 5km em cada viagem em cidade, aqui sim já com filas de trânsito.
Nestes percursos embora não ande a puxar pelo carro também não ando a "pastelar". Estradas nacionais entre os 40 e os 100, autoestrada entre os 110 e os 130 e na cidade depende do que apanhar de trânsito.
Numa época que ande mais apressado as médias sobem até aos 7.4.
Nas férias, com a viagem até ao Algarve em autoestrada e as muitas voltinhas por lá, sempre com o AC ligado, os consumos ficam-me nos 8.0 a 8.3.
Isto são valores medidos desde 2014. Entre 2 a 3 vezes por ano faço reset ao consumo médio. Pelas minhas contas o consumo real anda cerca de 0.1L/100km acima do que é marcado no CB.
Os valores que indica para o seu 1.2 são muito superiores aos meus e aos que tenho lido indicados por pessoal que até tem o pé um pouco mais pesado.
Registado
madmax
1.0 SCe
«
Responder #175 em:
20 de Março de 2017, 19:21 pm »
@Onaikul - bem, não tenho feito muitos kms, mas em modo Sport (que é como ando sempre) os consumos andam estáveis nos 7.6.
Mas lá está, tenho de trabalhar um pouco para eles. Já me habituei mais à nova forma de trabalhar com a caixa, mas se tiver cuidado com as acelerações bruscas andam a volta disso. A aceleração tem de ser realmente muito gradual.
Assim que se chega a 5ª, os consumos baixam grandemente.
Registado
Onaikul
1.0 SCe
«
Responder #176 em:
26 de Março de 2017, 13:27 pm »
Boas, obrigado pelo vosso feedback. O meu esteve 2 dias na Vesauto, dizem que viram e reviram tudo e está tudo em conformidade. Dizem que preciso de fazer umas centenas de quilómetros em estrada para o motor "respirar", nota-se que está pouco solto, mas isso é uma inevitabilidade que só se deverá resolver no verão, quando for de férias. Se a Renault me pagar férias antes...
De resto, e como já sabia, explicaram-me que os meus percursos não ajudam, e justificaram a minha sensação quer do fumo branco, quer da fuligem no escape, com esse facto: o motor e linha de escape não aquecem totalmente, gera-se humidade no escape e o fumo branco e a fuligem derivam daí.
Ontem acabei por fazer uns 100kms fora de cidade (uns 20km de AE e o resto estradas locais a 50/60) e com 200kms depois de levantar o carro na oficina, estou com 8l. Pode ser que sim. Outra coisa que tenho de rever é a questão da minha condução: como sabem inicialmente havia de facto o problema da sonda de oxigénio, e eu adaptei a minha condução aos consumos loucos que tinha. Como já aqui tinha referido, inicialmente na pontuação do CB andava sempre pelos 90 na pontuação. Para conseguir, antes de substituir a sonda, consumos de 11l, mudei a minha condução, conseguindo baixar o consumo na altura, mas baixando também a pontuação (dos 90 para 60). Agora habituei-me a andar assim, e a pontuação anda nos 60 sempre...
Vamos ver como corre daqui para a frente. Mas é verdade que numa retrospectiva histórica desde que tenho o carro, os meus percursos têm sido sempre muito curtos. Com o civic, normalmente, havia um mix maior, mas nos últimos meses tenho estado enfiado no escritório, e basicamente o carro faz casa-escola-escritório-escola-casa, tudo percusos muitíssimo curtos (uns 5km).
Registado
MaNeL
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Viana do Castelo
Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
«
Responder #177 em:
26 de Março de 2017, 14:20 pm »
e desculpa lá, mas com esses percursos querias milagres? 5kms...
Registado
Clio mk3 dci:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6300.0
----- Laguna Break mk2 ph2 2.0dci:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=15075.0
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«