Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
09 de Julho de 2025, 17:35 pm
Início
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Motor
»
[Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas:
1
[
2
]
3
4
...
7
Ir para o fundo
Autor
Tópico: [Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar (Lida 25555 vezes)
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [Laguna II 1.6] Carro desliga-se ao desembraiar
«
Responder #15 em:
23 de Maio de 2017, 01:13 am »
Se um empurra para o outro, opta por uma 3ª opinião noutra oficina.
Se a rotação está sempre a oscilar, é sinal que a borboleta está a tentar corrigir o problema.
O normal e mais comum desses sintomas, é as velas e bobines, mas tal como já tinha dito , entradas de ar não controladas pela borboleta.
Existem outros sensores que influenciam a injecção, um deles é a sonda lambda, outro o sensor de temperatura,etc.
Antes de avançares para a troca do corpo de admissão, é verificares esses sensores, se estão com as resistências correctas, se os valores que dão correspondem aos reais, etc.
Nota: Se já tinhas aberto um tópico sobre o assunto, o mais lógico é continuar no mesmo, para haver a cronologia dos acontecimentos
Registado
Varela
1.0 SCe
Localidade: Porto
Garagem : Renault Laguna II 1.6 Privilege
«
Responder #16 em:
23 de Maio de 2017, 01:23 am »
Obrigado Tony pela resposta!
Passa-se o seguinte, isto de ter o carro a GPL dá muita chatice com outras oficinas. Eu, antes desta última reparação, já tinha passado em duas oficinas para saber uma opinião e mal disse que tinha o carro a GPL disseram-me que não tratavam disso. E como a parte de ir abaixo só me acontece a GPL, afirmam logo ser problema do GPL e remetem-me para a instaladora. Outra chatice é que no Porto eles são os únicos que distribuem a marca que pus.
Não estou a dizer que o problema não é do GPL atenção! Mas por vezes acontecem coisas a GPL que são culpa de algum componente fora do kit de GPL. Como o GPL é mais sensível... Mas para as oficinas que fui falar issi é tinto.
Relativamente às bobines e velas já tinha alertado na instaladora para esse aspeto mas foi-me dito que não devia ser. E a reparação dos 400€ para mudar o corpo da borboleta já foi feita, com conhecimento de ambos os lados. Mas na Renault viu-se o carro de fio a pavio e esse foi o diagnóstico deles, com certezas de que a gasolina o assunto estaria arrumado.
Isto é uma situação que se arrasta à 3 meses, já começo a ficar farto e agora que tive de gastar muito dinheiro que me faz falta e o problema estar lá quando me é garantido o contrário.... Só me apetecia rebentar o carro, por muito que goste dele. Dia difícil.
«
Última modificação: 23 de Maio de 2017, 12:20 pm por Tony da Buzina
»
Registado
Gonçalo Miguel
Initiale Paris
0.9 TCe
Localidade: Loures
Garagem : Laguna II Break 1.6 GPL (BRC) Audi A6 2.5 Quattro
«
Responder #17 em:
23 de Maio de 2017, 11:50 am »
Boas,
Vou falar da minha experiência com o GPL num motor igual ao teu e carro idêntico mas com mais do dobro dos KM.
Ele a GPL por vezes ia abaixo como descreves, a limpeza da borboleta melhorou, mas não teve o resultado esperado a 100%.
Ao fim de algum tempo, acabei por me aperceber que a avaria estava no botão de ON/OFF do carro.
Por dentro tem uma borracha, que faz contacto com a placa ao carregar no botão, essa borracha estava partida, o que por sua vez ficava a fazer contacto, como o carro só desliga abaixo de uma certa velocidade, quando eu ia a chegar a cruzamentos, semáforos etc, ia abaixo.
Isto acontecia tanto a gasolina como a gpl, após substituir o botão nunca mais tive problemas.
As rpm por vezes ainda oscilam (neste momento o carro está parado devido a uma outra avaria não relacionada com o GPL), mas atenuei o problema após troca do medidor de temperatura do ar da admissão (localizado no colector, logo à frente do lado esquerdo)..
O ir abaixo deixou de acontecer após a troca do botão..
Mas se o teu problema é unicamente a gpl, diria há aí alguma parametrização que não está bem, seja na gasolina, que leva a centralina do gpl a ter configurações erradas pois mede pela de gasolina, seja mesmo a gpl..
Registado
Varela
1.0 SCe
«
Responder #18 em:
23 de Maio de 2017, 12:16 pm »
Obrigado pela tua resposta!
Acho que já vi um tópico teu aqui no fórum a relatar esse problema. Só que lá está, no meu carro só vai abaixo no GPL (o que não invalida que seja um problema a gasolina) e só mesmo quando piso a embraiagem. No preciso momento o ponteiro verga logo como vês no vídeo, o que me leva a acreditar que não seja do botão.
Relativamente aos parâmetros, foi exatamente isso que me disseram na instaladora. Por causa disso acompanharam-me a um agente autorizado da Renault que teve o carro durante 3 dias para diagnosticar e testar e disse que só viu problemas no corpo das borboletas. Limpou também os erros que já tinha acumulados.
Hoje na Instaladora expliquei toda esta situação e fizemos nova afinação na estrada. Estava tudo ok. Ao chegar novamente à instaladora parei o carro à porta e o mecânico ficou intrigado com uma coisa. Quando parei o carro (sem desligar) as rotações estavam um pouco abaixo das 1000 rpm. Depois pediu-me para chegar um pouco à frente e quando parei as rotações estavam a rondar as 850 rpm. Abriu-se o capô e tiveram a ver na zona da borboleta e tiraram o cabinho que liga a esta e viram que dentro tem um vedante que não estava bem colocado, puseram direito e agora estou a ver como está ele. Este cabo está na foto abaixo:
O que acham??? Será possível ser uma pequena entrada de ar por aqui a criar todo este problema?
«
Última modificação: 23 de Maio de 2017, 12:25 pm por Tony da Buzina
»
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #19 em:
23 de Maio de 2017, 12:29 pm »
Sim, poderá ser.
Se ele vai abaixo quando estas em andamento e carregas a embraiagem, ou também acontece ir abaixo quando carregas na embraiagem com ele parado também?
Se o carro tiver sensor de embraiagem, e se o sensor estiver avariado poderá estar a dar informação errada à centralina e esta fazer a mistura de forma errada.
Sugeria retirar o dito sensor, e verificar se o problema acontece se ele estiver quer na posição de embraiado, quer na posição de desembraiado. Antes, verifica se o sensor está a funcionar correctamente com a ajuda de um multímetro.
Registado
Varela
1.0 SCe
«
Responder #20 em:
23 de Maio de 2017, 13:43 pm »
@tony o carro só vai abaixo em andamento, já experimentei várias vezes parado e a pisar a embraiagem e nunca o foi.
Vou lança essa questão então e depois dou feedback. Obrigado!
Enviado do meu ONEPLUS A3003 através de Tapatalk
Registado
Varela
1.0 SCe
«
Responder #21 em:
24 de Maio de 2017, 01:19 am »
Pessoal, o carro ainda não foi abaixo mas sinceramente (não sei se é pessimismo ou não) parece-me sol de pouca dura.
Continuo a achar coisas estranhas no carro e hoje ao vir para casa à noite decidi dar umas voltas para experimentar. O que notei:
A GÁS:
- Desembraio e as rotações descem muito rápido até ao ralenti
- Desembraio e as rotações descem muito rápido abaixo do ralenti e depois sobrem
- Desembraio e as rotações descem normalmente até ao ralenti
A GASOLINA:
- Noto os comportamento do gás mas com menos frequência e de forma menos expressiva
Gravei uns vídeos para ajudar a perceber. Vejam aqui:
http://www.youtube.com/channel/UC0PNmiNFM6guR7ZzWZT1-Vg
«
Última modificação: 24 de Maio de 2017, 14:21 pm por Tony da Buzina
»
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #22 em:
24 de Maio de 2017, 14:25 pm »
Que velas é que tens no carro? O meu também às vezes tem problemas semelhantes a isso, e normalmente costuma ser as velas com folga a mais.
Retira as velas e verifica a folga, deves deixar com menos 0,2mm que o que seria normal para o motor em causa
Registado
Varela
1.0 SCe
«
Responder #23 em:
24 de Maio de 2017, 14:38 pm »
Sinceramente não sei. Nunca mudei as velas desde que tenho o carro, o meu mecânico na revisão disse que estavam boas. Mas vou pedir para verem. Se estiverem más quais são as recomendadas?
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #24 em:
24 de Maio de 2017, 21:33 pm »
recomendam as de iridium para carros a gpl, no entanto caso não encontres podes usar as velas normais, ngk são as que recomendo pois são da marca que uso e não me tem dado chatisses, tens é que ter o cuidado e reduzir 0,2 mm a folga das velas, ou seja, se para o teu carro a folga recomendada for 0,7mm deverás colocar com 0,5 mm.
Registado
Varela
1.0 SCe
«
Responder #25 em:
24 de Maio de 2017, 21:37 pm »
Obrigado @tony!!!!
Registado
profiesta
João Neves
Initiale Paris
1.6 TCe
Localidade: Wolfsburg
Low profile
«
Responder #26 em:
24 de Maio de 2017, 23:11 pm »
Se a folga for de 0,7 mm não mexas. Porque a folga recomendada para o gpl é entre os 0,7 mm e 0,8 mm.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #27 em:
24 de Maio de 2017, 23:31 pm »
profiesta, o meu instalador, disse para retirar 0,2mm à folga recomendada para o motor, independentemente do valor final.
O meu anda com 0,5mm e não tem qualquer problema
e sempre que fica com mais, sinto logo gaguejos
«
Última modificação: 24 de Maio de 2017, 23:32 pm por Tony da Buzina
»
Registado
Varela
1.0 SCe
«
Responder #28 em:
25 de Maio de 2017, 00:29 am »
Hoje fiz novo teste e ao desembraiar as rotações desceram tanto (e depois subiram) que o Computador de bordo fez também reset e os testes iniciais como se tivesse ligado o carro... Isto já não pode ser normal.
O meu medo é que se fui a um agente autorizado renault e não encontraram mais nada, onde é que vão encontrar?
Registado
Gonçalo
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Castelo Branco
Utilizador: Coolwater
Jean Pierre, tu vás tomber!
Garagem : Aixam Vision
«
Responder #29 em:
25 de Maio de 2017, 12:12 pm »
Isso parece-me apontar para problemas de queima... eu trocava as velas por iridium, se nao resultasse ia para cabos e depois bobine. a gasolina não é tão expressivo porque a queima é mais facilitada que a queima do gás, não ficando o carro tão sensivel. em aceleração estás a dar lenha para a fogueira, e com isso o carro vai-se mantendo a trabalhar
Registado
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...
Imprimir
Páginas:
1
[
2
]
3
4
...
7
Ir para o topo
« anterior