Autor Tópico: CLIO III 1.5 DCI (problema: ao engrenar a mudança a rotação demora a baixar)  (Lida 12872 vezes)

Offline Rafael Alexandre

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Exmos:

Tenho uma CLIO III 1.5 DCI Break (80CV) de 2008, com 87.000 kms.

Há aproximadamente uma semana que noto um espécie de arrastamento da rotação quando carrego na embraiagem para troca de mudança; a situação não acontece em reduções de caixa, nem ao ralenti.

Não me parece ser problema na embraiagem, visto não existir quaisquer ruídos na mesma nem dificuldades em engrenar.
Além do mais, essa (pequena) demora em baixar a rotação, sucede ao pisar a embraiagem e não quando se larga a mesma.

Agradeço opiniões.

Cumptos


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Verifica o sensor do pedal da embraiagem.

Offline Rafael Alexandre

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Boa tarde,

Ok, irei pedir para ser verificado.

O seu palpite também vai nesse sentido, ou seja, o problema não estar na embraiagem.
« Última modificação: 24 de Julho de 2017, 15:33 pm por Tony da Buzina »

Offline Rafael Alexandre

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Boas.

Passei numa oficina da minha confiança.
O responsável foi dar uma volta com a carrinha e confirmou a situação.

Sendo que nunca acusou no computador de bordo qualquer anomalia, ele sugeriu que apenas me dirija novamente à oficina quando tal suceder.

Isto porque o problema pode ter várias origens, e não vamos começar a mudar peças até acertar!!!!

Uma coisa é certa; segundo ele não se trata da embraiagem a dar as últimas mas sim uma questão eléctrica.

Por uma questão de ter mais uma opinião, passarei numa oficina da marca, pois melhor que ninguém têm a "obrigação" de juntar algo mais à análise já efectuada.


Offline Pedrob

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Tal como já foi dito, isso é do sensor do pedal da embraiagem!
Até pode nem estar avariado, mas sim o picolete de afinação estar todo metido pra dentro e como tal nem toca no pedal. Como tal o sensor não detecta nenhum movimento no pedal da embraigem e faz com que a centralina produza esse sintoma quando se muda de mudança
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Offline Pedrob

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Já me aconteceu exactamente a mesma coisa e é disso que referi!
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Offline Rafael Alexandre

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Ok, isso parece ser uma boa noticia, ou seja, pelo menos esclarece o problema.
E esse picolete de afinação (como a palavra indica) dá mesmo para afinar ou impreterivelmente terá de levar um sensor novo??


Tal como já foi dito, isso é do sensor do pedal da embraiagem!
Até pode nem estar avariado, mas sim o picolete de afinação estar todo metido pra dentro e como tal nem toca no pedal. Como tal o sensor não detecta nenhum movimento no pedal da embraigem e faz com que a centralina produza esse sintoma quando se muda de mudança

Offline Pedrob

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Puxando o picolete pra fora ao máximo e ele depois afina sozinho assim tocar no pedal . Se não for daí com um multímetro testa se bem se o sensor propriamente dito está a funcionar
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Offline Rafael Alexandre

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Ok Pedro,

Muito obrigado pela informação.

Logo que tenha noticias, informarei.

Cumptos
« Última modificação: 10 de Agosto de 2017, 11:09 am por Tony da Buzina »

Offline Rafael Alexandre

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Caro Pedro,

No caso de termos de usar o multímetro, sabe se é em watts ou ohms?
Quantos terminais tem? E qual deles é para medir?

Obrigado.

Puxando o picolete pra fora ao máximo e ele depois afina sozinho assim tocar no pedal . Se não for daí com um multímetro testa se bem se o sensor propriamente dito está a funcionar

Offline Pedrob

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Não há nada a medir :) é na continuidade. Ou está ON ou está OFF ;)
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Offline Rafael Alexandre

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Ok, darei noticias.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2017, 12:00 pm por Tony da Buzina »

Offline Rafael Alexandre

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Caro Pedro,

Já retirámos o sensor.
Verificámos com o multímetro que não tem avaria.
O picolete não está partido nem com danos visíveis.
Puxámo-lo para fora, colocámos novamente com o pedal no fundo, libertando-o até afinar.
Entretanto fui dar uma volta, e "voilá", problema resolvido.
Depois fui fazer meia dúzia de kms em trajecto misto, e tudo ok.
Após duas horas parado, voltei e a situação voltou a suceder.

Resumindo e concluindo:

Ou terei de comprar outro sensor, do qual não faço ideia do preço, ou então, voltar a tirá-lo, colocá-lo novamente no sítio e afinar, e pôr cola conforme está afinado, fazendo com que ele não recolha mais que o devido.
À partida parece uma solução.

O que lhe parece??

Obrigado l




Offline pmcb

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Tenho seguido este assunto pois o meu Clio tem tido este comportamento ultimamente. Não acontece sempre e até ler este post, ainda pensei que estava a ser "pézudo".  :grin:
Esse sensor fica onde? É de acesso fácil? Tens fotos?

Offline Pedrob

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O meu quando não dava para afinar porque ia sempre pra dentro passado pouco tempo, coloquei uma rolha de cortiça cortada a medida no pedal só até arranjar outro sensor e funcionava :)
Depois arranjar um sensor usado na sucata e já lá está à anos. Novo na Renault não sei o preço
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