Autor Tópico: Ralentim com oscilações  (Lida 8147 vezes)

Offline ijesus

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Ralentim com oscilações
« em: 25 de Julho de 2017, 11:52 am »
Boas malta,

Tenho um megane II Break 1.5 dci de 86cv de 2007.

O carro quando está no ralentim tem umas quebras aleatórias na rotação.

Não faz o carro ir abaixo mas nota-se claramente a vibração, e com o leitor OBD dá para ver a oscilação.

Se tiver com o AC ligado, como a rotação sobe ligeiramente, o problema continua presente mas é atenuado quase ao ponto de se tornar imperceptível.

Está neste momento com 240 mil km. Já tentei usar um produto de limpeza de injectores mas não resolveu.

Alguma sugestão?

Já li que poderia ser ar nos tubos do gasóleo ou problemas com algum injector.

Uma coisa que me apercebi foi que o filtro do gasóleo está "ligeiramente solto", ou seja, se lhe puser a mão ele não está fixo como eu achava que deveria estar, mas não sei se é suposto ter folga ou não e tenho medo que essa folga possa estar a provocar a entrada de ar algures no sistema.

Offline Sls a GPL

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Re: Ralentim com oscilações
« Responder #1 em: 26 de Julho de 2017, 05:26 am »
primeiro que tudo é ver se há ar nas tubagens, ou agua.
Se não houver anomalias visíveis, é fazer um teste de retorno dos injectores a ver se há grandes diferenças.
Há um user que fez um teste caseiro para ver o retorno. Pesquisa no forum sobre o assunto ;)

Offline ijesus

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Re: Ralentim com oscilações
« Responder #2 em: 26 de Julho de 2017, 13:08 pm »
Vou tratar de fazer o teste ao retorno dos injectores.

No tubo de retorno há sempre uma bolhas pequenas mas segundo o que tenho lido é normal e que o preocupante era se houvesse ar no tubo de gasóleo aos injectores.

O problema é que o tubo de retorno é transparente mas o de admissão não, há alguma maneira de ver se tenho ar num tubo opaco?

Offline Sls a GPL

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Re: Ralentim com oscilações
« Responder #3 em: 26 de Julho de 2017, 23:28 pm »
No caso de ser opaco não. Junto ao filtro não há nenhuma secção que seja transparente?

Offline ijesus

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Re: Ralentim com oscilações
« Responder #4 em: 30 de Julho de 2017, 18:33 pm »
Já fiz o teste de retorno dos injectores, fotos abaixo:



Estão na ordem igual à ordem dos injectores quando olhamos para o motor de frente.

O mais curioso é que quando estava com os tubos para testar os injectores, a oscilação no ralentim desaparaceu por completo.

Mal voltei a ligar os tubos do motor a oscilação no ralentim voltou imediatamente. Sugestões?

Offline ijesus

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Re: Ralentim com oscilações
« Responder #5 em: 30 de Julho de 2017, 20:19 pm »
Acrescento que durante o teste o carro estava com um barulho estranho, não sei se era normal.

Podem ver aqui no vídeo:

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« Última modificação: 30 de Julho de 2017, 21:34 pm por Tony da Buzina »

Offline ijesus

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Re: Ralentim com oscilações
« Responder #6 em: 05 de Agosto de 2017, 13:20 pm »
Novidades:

- velas substituidas;
- EGR toda limpa;
- injectores "calibrados" através de uma máquina qualquer".

Estas foram as intervenções do mecânico, mas o problema continua.

Lembrei-me de uma outra coisa, poderá ser o filtro do gasóleo já em fim de vida?

Offline Pedrob

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Re: Ralentim com oscilações
« Responder #7 em: 06 de Agosto de 2017, 23:28 pm »
O ideal seria testar o retorno usando a clip. Só assim se sabe se o retorno excede os valores máximos indicados
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Offline Caçoilauto

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Re: Ralentim com oscilações
« Responder #8 em: 07 de Agosto de 2017, 13:43 pm »
Na certeza que o 1 e 4 estão abaixo de 80% da performance.

Mas fidedigno seria o teste com os comandos dados pela clip

Offline ijesus

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Re: Ralentim com oscilações
« Responder #9 em: 09 de Agosto de 2017, 10:50 am »
Atualização:

Já estive com o Caçoila, 5 estrelas de pessoa.

Tudo aponta para ser a bomba injectora nas últimas. A máquina acusava uma quebra de pressão no sistema de injeção e um erro qualquer do tipo "falhou o reinicio" ou lá como era.

Offline ijesus

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Re: Ralentim com oscilações
« Responder #10 em: 09 de Agosto de 2017, 23:16 pm »
Mais info:

Drenei o filtro de gasóleo e não encontrei limalhas nenhumas.

Se alimentar a bomba de combustível diretamente (sem ser alimentada através do filtro), o motor fica com o ralentim impecável.

Reparei que o tubo que traz gasóleo do depósito não tem bolhas de ar mas, depois de passar no filtro, e a caminho da bomba já apresenta bolhas de ar.

Offline Sls a GPL

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Re: Ralentim com oscilações
« Responder #11 em: 11 de Agosto de 2017, 01:08 am »
Experimenta abrir a tampa do deposito a ver se faz bolhas na mesma.
e o filtro é novo ou é o que tinhas inicialmente?

Offline ijesus

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Re: Ralentim com oscilações
« Responder #12 em: 13 de Agosto de 2017, 17:32 pm »
O carro não era meu, veio do meu pai.

Neste momento já comprei o filtro para trocar mas agora vim de férias.

Em relação a abrir a tampa do depósito, há dias ao abrir ele estava a criar uma espécie de vácuo porque as pirou ar mal abri. O que pode querer dizer?

Offline Sls a GPL

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Re: Ralentim com oscilações
« Responder #13 em: 14 de Agosto de 2017, 01:09 am »
Pode ser o respiro do deposito entupido, como não deixa entrar ar, o que vai acontecer é que com o trabalhar do motor vai criar vácuo dentro do deposito, e a bomba deixa de ter força para puxar o combustível.
Depois pode acontecer várias coisas, uma delas é ir abaixo por não ter combustível, outra é entrar ar pelas juntas do circuito, normalmente no copo do filtro de combustível.

Com o deposito aberto, não cria vácuo e por isso a seguir ao copo do filtro, não deve aparecer bolhas de ar.

Offline ijesus

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Re: Ralentim com oscilações
« Responder #14 em: 14 de Agosto de 2017, 11:38 am »
Vou verificar. Onde fica o respiro do depósito?