Autor Tópico: Laguna 1.5 DCi perde liquido pela tampa do reservatório  (Lida 13124 vezes)

Offline Mav

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Seixal
  • Garagem : Clio 1.5 DCi
Laguna 1.5 DCi perde liquido pela tampa do reservatório
« em: 02 de Outubro de 2017, 11:38 am »
Boas pessoal!

Estou com um problema estranho na minha Laguna 1.5 dci, alguém pode opinar para poder ter mais pontos de vista?

O motor levou à pouco tempo capas de biela, segmentos, as capas da cambota, junta de cabeça e kit de distribuição completo.
Notei numa viagem ao Algarve (só no regresso) a zona por baixo do reservatório do anti-congelante um pouco molhada e que o nível baixou cerca de 0,5L. A frio voltei a colocar no nível certo, limpei e voltei a andar com ela. Passado 2 dias estava igual!
Falei com quem reparou o motor e diz que deve ser da tampa do reservatório. Trocou-se e foi pior a emenda que o soneto, numa voltinha bem pequena (1km) mandava mais de metade do reservatório fora! Olhei para a tampa nova e notei que não estava boa, até um o-ring estava fora do sitio. Entretanto quem reparou o motor veio sangrar o circuito e disse que ia mandar vir uma tampa nova da renault que deve chegar amanhã.

Agora eu continuo com algumas duvidas nesta situação, eu notei que há sempre algumas bolhas de ar a sair do tubo maior do reservatório, bem como noto no tubo pequeno de cima que vai deitando aos poucos (não sei se é suposto ser assim) e acelerando com a tampa fechada com a temperatura normal, se abrir sai mesmo muito liquido.
Depois de se desligar a carrinha, nota-se também ar a sair pela tampa.

Poderá mesmo só ser da tampa que não está boa ou poderá haver alguma pequena passagem de pressão para o circuito (junta de cabeça)?

O certo é que nunca aquece, a temperatura está sempre no meio, o termostato abre bem e a ventoinha dispara quando deve...

Obrigado desde já.

Cumps.

Offline Mav

• 1.0 SCe
  • *
Re: Laguna 1.5 DCi perde liquido pela tampa do reservatório
« Responder #1 em: 02 de Outubro de 2017, 14:08 pm »
Já agora um update, agora ao ir almoçar e voltar (2km) notei que as tubagens todas do circuito ficam com alguma pressão (rijas) e o nível de anticongelante sobe para o máximo no reservatório... não é normal certo? Deve ter ficado algo mal com a junta da cabeça ou algo do género?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 02 de Outubro de 2017, 14:13 pm »
Há a possibilidade de estar mal sangrado, mas parece-me que isso é passagem de compressão do motor.

Experimenta por o motor a trabalhar, e coloca a mão no bocal do reservatório. A pressão normal de trabalho é de 1,5 bar, mas só a medida que aquece a agua é que é atingida esta pressão. Se a frio, notares que há pressão dentro do vaso é porque está a passar pressão para o circuito de refrigeração.

Offline Mav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 02 de Outubro de 2017, 14:20 pm »
Ok, logo ao final da tarde antes de ir embora faço esse teste, mas já o tive a trabalhar algum tempo sem tampão (no sábado) e nunca saiu liquido, mas também não experimentei colocar a mão em cima. Só acontece mesmo depois de andar um bocado e com o tampão bem fechado. Se abrir o tampão depois de andar este bocado, sai um bom bocado de liquido e pressão.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #4 em: 02 de Outubro de 2017, 14:25 pm »
Abrir o deposito com o carro quente é perigoso devido ao facto da agua estar sobre pressão e pode causar queimaduras.
Se o deposito estiver aberto, a agua nunca ganha pressão, aquece até ferver e evapora.
Se o motor estiver frio, a agua está sem pressão, se ao tapar com a mão, ganhar logo pressão é porque há passagens. A quente, é normal haver pressão.

Offline Mav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 02 de Outubro de 2017, 14:44 pm »
Got it! Mais logo já faço esse teste.

Offline Mav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 02 de Outubro de 2017, 16:38 pm »
Fui lá agora testar (ainda não estava bem fria :( ), ainda tinha pressão no sistema (assim que abri a tampa começou a sair o anticongelante) e tinha o tubo de baixo do radiador mais rijo que o de cima. Assim que a meti a trabalhar começou logo a sair mais liquido. Esperei que o nível baixasse e não saísse mais e coloquei a mão em cima, noto sempre um pouco de pressão (nada de exagerado, mas quando tiro a mão, sente-se pressão a sair). É melhor fazer o teste 100% a frio ou já dará para concluir que há uma ligeira passagem de pressão?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #7 em: 02 de Outubro de 2017, 21:56 pm »
Se o carro sofreu uma reparação recentemente, devias era ir ter com o mecânico e pedir para medir a compressão do motor e a estanquidade  do circuito de refrigeração.

Se houve uma má montagem da cabeça do motor ou algum problema com a junta deve estar dentro da garantia de reparação.

Offline Mav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 03 de Outubro de 2017, 02:37 am »
Sim e está, só que andam a adiar a resolução o problema com outros testes (como a tampa do reservatório) antes de verificarem em condições e eu queria ir já preparado para não me mandarem areia para os olhos.

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
« Responder #9 em: 03 de Outubro de 2017, 05:38 am »
Tive um problema muito semelhante. No meu caso ao fim de uns kilómetros "cuspia" a água do reservatório e a tubagem do topo do radiador ganhava uma pressão imensa.

Diagnóstico: junta a dar passagem, mudou-se a junta e tudo voltou ao normal.

No teu caso pode simplesmente a junta precisar de um reaperto (a minha precisou).

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #10 em: 03 de Outubro de 2017, 13:44 pm »
Qual foi o motivo da reparação?

A carrinha alguma vez sofreu aquecimento?

Parece-me que há passagem de compressão para a água pela junta

Offline Mav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 03 de Outubro de 2017, 21:41 pm »
Eu comprei-a já com o motor reparado e segundo o que disseram, tinha sido o problema das capas de biela que cederam aos 330.000km! (nada mau mesmo assim, a ser verdade). Todas as revisões na marca e depois deu este problema e como abriram meteram aquilo tudo.
Algo deve ter ficado mal, ou está a ficar mal, pois os primeiros 1000km pouco ou quase nenhum liquido perdia e agora com o tempo está a perder cada vez mais (já nem ando com ela e vai amanhã para onde a comprei).
Notei também que ela estava algo suja no motor tipo de pingas por todo o sitio e noto que quando o anticongelante seca fica assim, por isso já não sei se não terá é sido isso o que originou mesmo o problema do motor.
Assim já vou um pouco mais "preparado" para o que dizer e o que ouvir ;)
Obrigado, se tiverem mais alguma coisa a dizer ou algum teste mais que eu possa fazer antes de a levar amanhã força, pois já sei que primeiro vão insistir em trocar só o tampão do reservatório e testar mais, bla bla bla...

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
« Responder #12 em: 04 de Outubro de 2017, 14:07 pm »
Há 3 testes que se podem fazer, mas nem todos os mecânicos o fazem:

- teste de compressão
- teste químico no vaso de expansão (se houver passagem de hidrocarbonetos, ou seja, junta a dar passagem, o teste detecta).
- teste de pressão do circuito de refrigeração

Se eles quiserem testar comecem por aqui, de certeza que encontram o problema (que quase de certeza é mesmo da junta a dar passagem).
« Última modificação: 04 de Outubro de 2017, 14:08 pm por mingos »

Offline Mav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 04 de Outubro de 2017, 23:44 pm »
Obrigado, entretanto já a levei e eles que vejam e reparem o que houver a reparar. No caminho pelo primeira vez o ponteiro da temperatura teve um comportamento anormal (por uns segundos passou para o traço a seguir ao do meio e depois baixou outra vez para o meio) deve ter sido o termostato a abrir mas todo atrofiado pela pressão. Quando cheguei lá os tubos estavam rijos e inchados e assim mostrei logo isso tudo. Agora é aguardar pelo desfecho.

Offline Mav

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 10 de Outubro de 2017, 22:47 pm »
Bom, por enquanto a saga ainda não terminou, agora a teoria é que pode ser o permutador da EGR?, juntamente com mau sangramento do circuito e a falta de uma tampa nova no reservatório... será?