Autor Tópico: Aquecimento do motor.  (Lida 5128 vezes)

Offline alexmarrocos

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: vila nova de gaia
  • Mensagens: 4
  • Garagem : renault clio 1.2 rn
Aquecimento do motor.
« em: 09 de Outubro de 2017, 01:27 am »
Boa noite. eu preciso de ajuda. eu tenho um renault clio II 1.2 rn e desde que mudei a bomba de agua o motor aquece muito rapido. S o que antes de mudar a bomba de agua o carro aquecia e quando ia ver o reservatorio da agua ele estava vazio, e agora depois de ter mudado a bomba o motor aquece na mesma so que o reservatorio em vez de estar vazio fica a transbordar agua.
 ALguem sabe o que pode ser ?

Cumprimentos

Offline MauroTM

  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
  • Mensagens: 1717
Re: Aquecimento do motor.
« Responder #1 em: 09 de Outubro de 2017, 03:17 am »
Qual é o estado do termostato?
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Aquecimento do motor.
« Responder #2 em: 09 de Outubro de 2017, 13:13 pm »
Começa por fazer o seguinte teste.
Com o carro frio, com o circuito de refrigeração devidamente atestado e sangrado.
Coloca o motor a trabalhar e vai verificando o aquecimento dos tubos e se ganham ou não pressão.

À saída do termostato saem 2 tubos, um diretamente ao radiador (tubo mais largo) e outro que vai ao radiador da sofagem (tubo mais estreito).
À medida que o motor vai aquecendo, o tubo mais estreito vai aquecendo, o tubo que regressa do radiador da sofagem também deve aquecer.
Vai controlando a temperatura do motor no manómetro.
Quando atingir a temperatura normal de trabalho,  o tubo mais largo, deve começar a aquecer. A superficie do radiador também deve aquecer (verificar se toda a superficie do radiador aquece) e o tubo que sai do radiador em direcção À bomba de agua, deve ficar quente também, mas mais frio que o de entrada do radiador.
Quando a temperatura subir acima da temperatura normal de trabalho, a ventoinha do radiador arranca.
Muita atenção para evitar acidentes com um arranque inesperado da ventoinha.


Este será um comportamento normal.
Se o tubo que vai ao radiador não aquecer quando a temperatura normal de trabalho for atingida, significa que o termostato está avariado na posição de fechado.
Se os tubos ganham pressão antes de estarem quentes ou quando tem demasiada pressão a quente, é a possível passagem de pressão por causa da junta da cabeça queimada.

Offline alexmarrocos

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: vila nova de gaia
  • Mensagens: 4
  • Garagem : renault clio 1.2 rn
Re: Aquecimento do motor.
« Responder #3 em: 09 de Outubro de 2017, 16:39 pm »
muito obgd.acho que foi mesmo o termostato que foi a vida. 

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: Aquecimento do motor.
« Responder #4 em: 13 de Outubro de 2017, 10:03 am »
Ou tens ar no sistema ou então tens a junta da cabeça queimada. Porque mudaste a bomba de agua??