Começa por fazer o seguinte teste.
Com o carro frio, com o circuito de refrigeração devidamente atestado e sangrado.
Coloca o motor a trabalhar e vai verificando o aquecimento dos tubos e se ganham ou não pressão.
À saÃda do termostato saem 2 tubos, um diretamente ao radiador (tubo mais largo) e outro que vai ao radiador da sofagem (tubo mais estreito).
À medida que o motor vai aquecendo, o tubo mais estreito vai aquecendo, o tubo que regressa do radiador da sofagem também deve aquecer.
Vai controlando a temperatura do motor no manómetro.
Quando atingir a temperatura normal de trabalho, o tubo mais largo, deve começar a aquecer. A superficie do radiador também deve aquecer (verificar se toda a superficie do radiador aquece) e o tubo que sai do radiador em direcção À bomba de agua, deve ficar quente também, mas mais frio que o de entrada do radiador.
Quando a temperatura subir acima da temperatura normal de trabalho, a ventoinha do radiador arranca.
Muita atenção para evitar acidentes com um arranque inesperado da ventoinha.
Este será um comportamento normal.
Se o tubo que vai ao radiador não aquecer quando a temperatura normal de trabalho for atingida, significa que o termostato está avariado na posição de fechado.
Se os tubos ganham pressão antes de estarem quentes ou quando tem demasiada pressão a quente, é a possÃvel passagem de pressão por causa da junta da cabeça queimada.